Trabalho docente durante a pandemia da COVID-19: um estudo sobre a vivência do tempo de professores de ensino superior
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128952 |
Resumo: | Trata-se de um estudo da vivência do tempo de professores de instituições de ensino superior particulares antes e durante a virtualização do ensino na pandemia da COVID-19. Buscouse conhecer como foi organizado o trabalho e o tempo desses profissionais, verificar se ocorreu a invasão do tempo de trabalho nos tempos de não-trabalho e analisar possíveis relatos de vivências de cansaço na dinâmica relacional com o trabalho. Tratou-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, em que participaram oito professores de ensino superior de três instituições particulares da cidade de Fortaleza/CE. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e dois gráficos de vivência do tempo, bem como foi realizada uma entrevista com roteiro semiestruturado, para posterior realização de uma análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados demonstram mudanças significativas na vivência do tempo dos participantes antes e durante a virtualização do ensino na pandemia. Constatou-se a invasão do tempo de trabalho no tempo de não-trabalho, posto que aquele é utilizado como parâmetro na vivência do tempo dos entrevistados, sendo consideravelmente superior aos outros tempos, como descanso, lazer e família. Identificou-se que o tempo desses profissionais já era estruturado com base na atividade laboral, antes da pandemia. Uma vez delimitado o tempo de trabalho, o remanescente passa a estar disponível a outras atividades. Todos os participantes relataram vivências de cansaço antes mesmo da pandemia, decorrente de uma sobrecarga já existente, que foi intensificada durante a virtualização do ensino, assim como seu cansaço consequente. Palavras-chave: Vivência do tempo. Trabalho docente. COVID-19. Virtualização do ensino. |
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Trabalho docente durante a pandemia da COVID-19: um estudo sobre a vivência do tempo de professores de ensino superiorEnsino Superior - DocentesCovid-19 (Pandemia)TeletrabalhoTrata-se de um estudo da vivência do tempo de professores de instituições de ensino superior particulares antes e durante a virtualização do ensino na pandemia da COVID-19. Buscouse conhecer como foi organizado o trabalho e o tempo desses profissionais, verificar se ocorreu a invasão do tempo de trabalho nos tempos de não-trabalho e analisar possíveis relatos de vivências de cansaço na dinâmica relacional com o trabalho. Tratou-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, em que participaram oito professores de ensino superior de três instituições particulares da cidade de Fortaleza/CE. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e dois gráficos de vivência do tempo, bem como foi realizada uma entrevista com roteiro semiestruturado, para posterior realização de uma análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados demonstram mudanças significativas na vivência do tempo dos participantes antes e durante a virtualização do ensino na pandemia. Constatou-se a invasão do tempo de trabalho no tempo de não-trabalho, posto que aquele é utilizado como parâmetro na vivência do tempo dos entrevistados, sendo consideravelmente superior aos outros tempos, como descanso, lazer e família. Identificou-se que o tempo desses profissionais já era estruturado com base na atividade laboral, antes da pandemia. Uma vez delimitado o tempo de trabalho, o remanescente passa a estar disponível a outras atividades. Todos os participantes relataram vivências de cansaço antes mesmo da pandemia, decorrente de uma sobrecarga já existente, que foi intensificada durante a virtualização do ensino, assim como seu cansaço consequente. Palavras-chave: Vivência do tempo. Trabalho docente. COVID-19. Virtualização do ensino.This is a study of the time experience of professors from private higher education institutions before and during the virtualization of teaching in the COVID-19 pandemic. We sought to find out how the work and time of these professionals were organized, to verify if there was an invasion of working time in non-work times and to analyze possible reports of fatigue experiences in the relational dynamics with work. This was a qualitative, exploratory study, in which eight higher education professors from three private institutions in the city of Fortaleza/CE participated. A sociodemographic questionnaire and two graphs of time experience were used, as well as an interview with a semi-structured script, for later carrying out a content analysis according to Bardin. The results show significant changes in the participants experience of time before and during the virtualization of teaching in the pandemic. There was an invasion of working time into non-working time, since it is used as a parameter in the experience of time, being considerably superior to other times, such as rest, leisure and family. It was identified that the time of these professionals was already structured based on work activity, before the pandemic. Once the working time is defined, the remaining becomes available for other activities. All participants reported experiences of fatigue even before the pandemic, due to an already existing overload, which was intensified during the virtualization of teaching, as well as its consequent fatigue. Keywords: Time experience. Teaching work. COVID-19. Virtualization of teaching.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 82102/22 em 21/11/2022Matos, Tereza Gláucia RochaMaciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraCarvalho, Renata Guimarães deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDias, Lívia Morel2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128952https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27664porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T22:20:03Zoai::128952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T22:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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