Estratégia de expatriação e performance: uma proposta de framework para as subsidiárias estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marcia Zabdiele
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100533
Resumo: A estratégia de expatriação está relacionada à decisão de designação de pessoas para atender às demandas internacionais das empresas multinacionais (MNEs). Dada à importância da atuação dos expatriados na atuação internacional e implementação das estratégias da empresa matriz nas subsidiárias estrangeiras, esse estudo teve o objetivo de analisar as estratégias relacionadas aos fatores intrínsecos e extrínsecos determinantes da decisão de expatriação. Tratou-se de estudo quantitativo com dados secundários coletados a partir dos relatórios anuais da Toyo Keizai, principalmente, entre outras bases complementares. Foram analisadas 107 subsidiárias de multinacionais japonesas instaladas na América Latina no período de 2006 a 2012. Realizou-se regressão múltipla com dados em painel (estudo longitudinal). Com o desenvolvimento e teste empírico das hipóteses, propôs-se a elaboração de um framework inicial relacionando os determinantes intrínsecos e extrínsecos da estratégia de expatriação. Após o teste das hipóteses, compôs-se framework final. Constatou-se a existência de uma relação direta e significativa entre expatriação e nacionalidade do Chief Executive Officer (CEO), tamanho da subsidiária, indústria da subsidiária e aspectos regulatórios do país hospedeiro. Além disso, os resultados mostraram uma relação inversa e significativa entre expatriação e permanência do CEO no cargo, competitividade do mercado, operações dos negócios e distância cultural. Conclui-se que a expatriação não é determinante para a performance da subsidiária estrangeira e que os fatores determinantes da expatriação em relação aos aspectos extrínsecos à organização são a distância cultural e a dissimilaridade institucional entre os países e em relação aos aspectos intrínsecos apenas o controle operacional é determinante. O modo de entrada no país hospedeiro e o conhecimento experiencial não implicam em aumento ou redução da expatriação. Palavras-chaves: Estratégia de Expatriação. Empresas Multinacionais. Aspectos Institucionais. Distância Cultural. Conhecimento Experiencial. Controle Organizacional.
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Com o desenvolvimento e teste empírico das hipóteses, propôs-se a elaboração de um framework inicial relacionando os determinantes intrínsecos e extrínsecos da estratégia de expatriação. Após o teste das hipóteses, compôs-se framework final. Constatou-se a existência de uma relação direta e significativa entre expatriação e nacionalidade do Chief Executive Officer (CEO), tamanho da subsidiária, indústria da subsidiária e aspectos regulatórios do país hospedeiro. Além disso, os resultados mostraram uma relação inversa e significativa entre expatriação e permanência do CEO no cargo, competitividade do mercado, operações dos negócios e distância cultural. Conclui-se que a expatriação não é determinante para a performance da subsidiária estrangeira e que os fatores determinantes da expatriação em relação aos aspectos extrínsecos à organização são a distância cultural e a dissimilaridade institucional entre os países e em relação aos aspectos intrínsecos apenas o controle operacional é determinante. O modo de entrada no país hospedeiro e o conhecimento experiencial não implicam em aumento ou redução da expatriação. Palavras-chaves: Estratégia de Expatriação. Empresas Multinacionais. Aspectos Institucionais. Distância Cultural. Conhecimento Experiencial. Controle Organizacional.The expatriation strategy is related to the decision to assign people to supply the international demands of multinational enterprises (MNEs). Given the importance of the role of expatriates in international operations and implementing the strategies of the parent company in foreign subsidiaries, this study aimed to analyze the strategies related to intrinsic and extrinsic factors determining the decision of expatriation. It was a quantitative study based on secondary data collected from the annual reports of Toyo Keizai, mainly among other complementary bases. The total of 107 subsidiaries of Japanese multinationals in Latin America in the period of 2006-2012 were analyzed. It was conducted through multiple regression with panel data (longitudinal study). With the development and empirical testing of hypotheses, it was proposed the development of an initial framework relating the intrinsic and extrinsic determinants of expatriation strategy. After the testing of hypotheses, the final framework was developed. It was found that there is a direct and significant relationship between expatriation and nationality of Chief Executive Officer (CEO), size of the subsidiary, the subsidiary industry and regulatory aspects of the host country. Moreover, the results showed a significant inverse relationship between expatriation and permanence of the CEO in office, market competitiveness, business operations and cultural distance. It was concluded that expatriation is not decisive for the performance of the foreign subsidiary and the determinants of expatriation in relation to the organization extrinsic aspects were the cultural distance and institutional dissimilarity between countries and in relation to intrinsic aspects only operational control is determinant. The mode of entry into the host country and experiential knowledge does not imply an increase or decrease of expatriation.Ogasavara, Mário HenriqueOgasavara, Mário HenriqueForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteMatos, Fátima Regina NeyCarvalho, Eveline Barbosa SilvaArruda, Elano FerreiraAraujo, Bruno Felix von Borell deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMoreira, Marcia Zabdiele2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100533https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10716Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92351porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:15:17Zoai::100533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:15:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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