Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijão, Geórgia Maria Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105863
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar a satisfação conjugal (SC) de professores universitários. Para isso foram realizados dois estudos. No primeiro, de natureza quantitativa e correlacional, buscou-se caracterizar a satisfação conjugal (SC) de 84 docentes do ensino superior (sendo 42 de cada sexo e idade média de 38 anos), verificando-se a associação desta com variáveis sociodemográficos e laborais. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Laboral, além da Escala de Ajustamento da Díade ¿ DAS; e como estratégia de análise de dados utilizou-se o software SPSS, calculando-se frequências, porcentagens, médias e correlações. Os participantes tinham em média 12 anos de relacionamento conjugal, possuíam filhos e renda total média de dez salários mínimos. Trabalhavam na docência há 9 anos em média e o vínculo profissional era majoritariamente com instituições de ensino superior (IES) privadas. A docência constituía a principal fonte de rendimentos, embora fosse conciliada com outra atividade laboral por grande parte dos docentes. Sobre o nível de satisfação conjugal, a maioria dos docentes (82%) encontrava-se com um grau satisfatório. Apenas o sexo correlacionou-se negativamente à SC, o que sugere que esta tende a ser menor entre o sexo feminino. Nenhuma correlação estatisticamente significativa foi encontrada entre as variáveis laborais e a SC. No segundo estudo, de natureza qualitativa, buscou-se compreender as percepções de professores universitários acerca da sua satisfação conjugal. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com seis docentes (sendo três de cada sexo e idade variando de 34-50 anos), as quais geraram a elaboração de categorias temáticas. No Estudo 2, à semelhança do Estudo 1, a avaliação do grau de satisfação conjugal tendeu a ser positiva. Porém, evidenciou-se o quanto o trabalho docente vem limitando o tempo destinado à vida conjugal e o quanto isso pode contribuir para o surgimento de conflitos. Fatores como distância física, tempo passado longe dos filhos, e levar trabalho para casa foram mencionados como obstáculos à SC. Porém, todos os participantes demonstraram interesse em continuar a relação. Conclui-se, evidenciando o desafio de profissionais que - no cotidiano de suas vidas - tentam conciliar vida conjugal/familiar e trabalho, duas esferas centrais ao bem-estar humano e que demonstraram um bom nível de satisfação conjugal mesmo frente às demandas de trabalho, pessoais e familiares. Palavras-chave: trabalho docente, interação família-trabalho, satisfação conjugal, professores, conjugalidade.
id UFOR_3a045c0dc79ebfc0219912ce06580ae8
oai_identifier_str oai::105863
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superiorWork-family interaction : a study about marital satisfaction of high education professorsRelações conjugaisProfessores universitáriosFamília - Aspectos sociaisTrabalho - Aspectos sociaisO presente trabalho teve como objetivo identificar a satisfação conjugal (SC) de professores universitários. Para isso foram realizados dois estudos. No primeiro, de natureza quantitativa e correlacional, buscou-se caracterizar a satisfação conjugal (SC) de 84 docentes do ensino superior (sendo 42 de cada sexo e idade média de 38 anos), verificando-se a associação desta com variáveis sociodemográficos e laborais. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Laboral, além da Escala de Ajustamento da Díade ¿ DAS; e como estratégia de análise de dados utilizou-se o software SPSS, calculando-se frequências, porcentagens, médias e correlações. Os participantes tinham em média 12 anos de relacionamento conjugal, possuíam filhos e renda total média de dez salários mínimos. Trabalhavam na docência há 9 anos em média e o vínculo profissional era majoritariamente com instituições de ensino superior (IES) privadas. A docência constituía a principal fonte de rendimentos, embora fosse conciliada com outra atividade laboral por grande parte dos docentes. Sobre o nível de satisfação conjugal, a maioria dos docentes (82%) encontrava-se com um grau satisfatório. Apenas o sexo correlacionou-se negativamente à SC, o que sugere que esta tende a ser menor entre o sexo feminino. Nenhuma correlação estatisticamente significativa foi encontrada entre as variáveis laborais e a SC. No segundo estudo, de natureza qualitativa, buscou-se compreender as percepções de professores universitários acerca da sua satisfação conjugal. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com seis docentes (sendo três de cada sexo e idade variando de 34-50 anos), as quais geraram a elaboração de categorias temáticas. No Estudo 2, à semelhança do Estudo 1, a avaliação do grau de satisfação conjugal tendeu a ser positiva. Porém, evidenciou-se o quanto o trabalho docente vem limitando o tempo destinado à vida conjugal e o quanto isso pode contribuir para o surgimento de conflitos. Fatores como distância física, tempo passado longe dos filhos, e levar trabalho para casa foram mencionados como obstáculos à SC. Porém, todos os participantes demonstraram interesse em continuar a relação. Conclui-se, evidenciando o desafio de profissionais que - no cotidiano de suas vidas - tentam conciliar vida conjugal/familiar e trabalho, duas esferas centrais ao bem-estar humano e que demonstraram um bom nível de satisfação conjugal mesmo frente às demandas de trabalho, pessoais e familiares. Palavras-chave: trabalho docente, interação família-trabalho, satisfação conjugal, professores, conjugalidade.The present work had as objective to identify the marital satisfaction (MS) of university professors. For that two studies were carried out. In the first one, quantitative and correlational in nature, sought to characterize marital satisfaction (MS) of 84 professors of higher education (being 42 of each sex and average age of 38 years), verifying this association with social demographic and employment variables. It was used as instruments a social demographic characterization questionary and Dyad Adjustment Scale ¿ DAS; and as a strategy for data analysis, SPSS was used, calculating frequencies, percentages, averages and correlations. Participants had an average of 12 years of marital relationship, had children and average total income of ten minimum wages. They had been teaching for 9 years on average and the professional bond was mainly with private high education institutions (HEIs). Teaching was the main source of income, although a large number of them had an extra source of income doing additional activities. On the level of marital satisfaction, most teachers (82%) found it on a satisfactory grade. Only sex correlated negatively to the MS, which suggests that this tends to be lower among females. No statistically significant correlation was found between the labor variables and the MS. In the Second study, of qualitative nature, understanding the perceptions of college professors about their marital satisfaction was sought. For that, structured interviews were conducted with six teachers (three of each sex and age ranging from 34-50 years), which led to the elaboration of thematic categories. In the study 2, as in Study 1, the assessment of marital satisfaction degree tended to be positive. However, it was observed how the teaching work has been limiting the time set aside for married life and how it may contribute to the emergence of conflicts. Factors such as physical distance, time spent away from the children, and taking work home were mentioned as obstacles to MS. Nevertheless, all participants showed interest in continuing the relationship. It is concluded, highlighting the challenge of these professionals that, in their day to day lives, the subjects try to reconcile work with marriage/family life, two central spheres to human well-being. Keywords: teaching work, work-family interaction, marital satisfaction, professors, conjugality.Morais, Normanda Araújo deMorais, Normanda Araújo deMatos, Tereza Gláucia RochaComin, Fabio ScorsoliniUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaFeijão, Geórgia Maria Melo2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105863https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13832Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 97131porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T21:09:48Zoai::105863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T21:09:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
Work-family interaction : a study about marital satisfaction of high education professors
title Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
spellingShingle Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
Feijão, Geórgia Maria Melo
Relações conjugais
Professores universitários
Família - Aspectos sociais
Trabalho - Aspectos sociais
title_short Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
title_full Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
title_fullStr Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
title_full_unstemmed Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
title_sort Interação família e trabalho: um estudo sobre satisfação conjugal em docentes do ensino superior
author Feijão, Geórgia Maria Melo
author_facet Feijão, Geórgia Maria Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Normanda Araújo de
Morais, Normanda Araújo de
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Comin, Fabio Scorsolini
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijão, Geórgia Maria Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Relações conjugais
Professores universitários
Família - Aspectos sociais
Trabalho - Aspectos sociais
topic Relações conjugais
Professores universitários
Família - Aspectos sociais
Trabalho - Aspectos sociais
description O presente trabalho teve como objetivo identificar a satisfação conjugal (SC) de professores universitários. Para isso foram realizados dois estudos. No primeiro, de natureza quantitativa e correlacional, buscou-se caracterizar a satisfação conjugal (SC) de 84 docentes do ensino superior (sendo 42 de cada sexo e idade média de 38 anos), verificando-se a associação desta com variáveis sociodemográficos e laborais. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Laboral, além da Escala de Ajustamento da Díade ¿ DAS; e como estratégia de análise de dados utilizou-se o software SPSS, calculando-se frequências, porcentagens, médias e correlações. Os participantes tinham em média 12 anos de relacionamento conjugal, possuíam filhos e renda total média de dez salários mínimos. Trabalhavam na docência há 9 anos em média e o vínculo profissional era majoritariamente com instituições de ensino superior (IES) privadas. A docência constituía a principal fonte de rendimentos, embora fosse conciliada com outra atividade laboral por grande parte dos docentes. Sobre o nível de satisfação conjugal, a maioria dos docentes (82%) encontrava-se com um grau satisfatório. Apenas o sexo correlacionou-se negativamente à SC, o que sugere que esta tende a ser menor entre o sexo feminino. Nenhuma correlação estatisticamente significativa foi encontrada entre as variáveis laborais e a SC. No segundo estudo, de natureza qualitativa, buscou-se compreender as percepções de professores universitários acerca da sua satisfação conjugal. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com seis docentes (sendo três de cada sexo e idade variando de 34-50 anos), as quais geraram a elaboração de categorias temáticas. No Estudo 2, à semelhança do Estudo 1, a avaliação do grau de satisfação conjugal tendeu a ser positiva. Porém, evidenciou-se o quanto o trabalho docente vem limitando o tempo destinado à vida conjugal e o quanto isso pode contribuir para o surgimento de conflitos. Fatores como distância física, tempo passado longe dos filhos, e levar trabalho para casa foram mencionados como obstáculos à SC. Porém, todos os participantes demonstraram interesse em continuar a relação. Conclui-se, evidenciando o desafio de profissionais que - no cotidiano de suas vidas - tentam conciliar vida conjugal/familiar e trabalho, duas esferas centrais ao bem-estar humano e que demonstraram um bom nível de satisfação conjugal mesmo frente às demandas de trabalho, pessoais e familiares. Palavras-chave: trabalho docente, interação família-trabalho, satisfação conjugal, professores, conjugalidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105863
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13832
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 97131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408701155147776