Escuta e narrativas clínicas em uma instituição de cumprimento de medida socioeducativa: adolescência, tempo e responsabilidade subjetiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/117692 |
Resumo: | Nesta tese, pretende-se descrever as contribuições de uma escuta clínica orientada pela psicanálise numa instituição de cumprimento de medida socioeducativa. A psicanálise contribui por privilegiar a singularidade, localizando como o sujeito se constituiu psiquicamente, como modo lida com a lei colocando-se no laço social. O método utilizado consistiu na ¿escuta-flâneire¿ para construção de narrativas, contribuições filosóficas de Benjamin, também a ¿atenção flutuante¿ de Freud, visando sedimentar nossa observação, investigação e interpretação. Depreendemos que a adolescência é sinalizada pelas mudanças corporais consequentes do real da puberdade e das pulsões sexuais. Há a tarefa de tomar posição no social diferente daquela da infância e deslocar do seio familiar para a cultura. Percebemos que um mesmo ato infracional, cometido por vários adolescentes, será sempre singular por apresentar nuances relativas à posição subjetiva do sujeito, a relação que estabelece com a lei, com os outros e com o Outro. Concluímos que a oferta de uma escuta orientada pela psicanálise, possibilita ao adolescente experimentar sua divisão subjetiva, nomear suas angústias, incertezas e mal-estar, sustentando suas escolhas. O ato infracional, em sua dimensão de acting-out, surge no lugar de um dizer, marca o sujeito num antes e um depois e deverá ser visto dentro do contexto social, como o adolescer. No tempo cronológico da medida pode acontecer o tempo lógico do sujeito e sua responsabilização subjetiva. Defendemos a inserção da psicanálise no contexto institucional e sociopolítico, devido ao seu posicionamento ético e rigor teórico com a certeza de que, ao ser escutado, o sujeito pode assentir-se subjetivamente. Palavras-chave: Psicanálise. Adolescência. Medida socioeducativa. Responsabilização subjetiva. Narrativas clínicas. |
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Escuta e narrativas clínicas em uma instituição de cumprimento de medida socioeducativa: adolescência, tempo e responsabilidade subjetivaListening and clinical narratives in an institution for compliance with socio-educational measures : adolescence, time and subjective liabilityAdolescente - PsicanáliseMedidas socioeducativasPsicanáliseNesta tese, pretende-se descrever as contribuições de uma escuta clínica orientada pela psicanálise numa instituição de cumprimento de medida socioeducativa. A psicanálise contribui por privilegiar a singularidade, localizando como o sujeito se constituiu psiquicamente, como modo lida com a lei colocando-se no laço social. O método utilizado consistiu na ¿escuta-flâneire¿ para construção de narrativas, contribuições filosóficas de Benjamin, também a ¿atenção flutuante¿ de Freud, visando sedimentar nossa observação, investigação e interpretação. Depreendemos que a adolescência é sinalizada pelas mudanças corporais consequentes do real da puberdade e das pulsões sexuais. Há a tarefa de tomar posição no social diferente daquela da infância e deslocar do seio familiar para a cultura. Percebemos que um mesmo ato infracional, cometido por vários adolescentes, será sempre singular por apresentar nuances relativas à posição subjetiva do sujeito, a relação que estabelece com a lei, com os outros e com o Outro. Concluímos que a oferta de uma escuta orientada pela psicanálise, possibilita ao adolescente experimentar sua divisão subjetiva, nomear suas angústias, incertezas e mal-estar, sustentando suas escolhas. O ato infracional, em sua dimensão de acting-out, surge no lugar de um dizer, marca o sujeito num antes e um depois e deverá ser visto dentro do contexto social, como o adolescer. No tempo cronológico da medida pode acontecer o tempo lógico do sujeito e sua responsabilização subjetiva. Defendemos a inserção da psicanálise no contexto institucional e sociopolítico, devido ao seu posicionamento ético e rigor teórico com a certeza de que, ao ser escutado, o sujeito pode assentir-se subjetivamente. Palavras-chave: Psicanálise. Adolescência. Medida socioeducativa. Responsabilização subjetiva. Narrativas clínicas.In this thesis, it is intended to describe the contributions of a clinical listening guided by psychoanalysis in an institution that complies with socioeducative measure. Psychoanalysis contributes to privilege the singularity, locating how the subject was psychically constituted, as a way to deal with the law, placing himself in the social bond. The method used consisted of the ¿escuta-flâneire¿ for construction of narratives, philosophical contributions of Benjamin, also the "floating attention" of Freud, in order to sediment our observation, investigation and interpretation. We deduce that adolescence is signaled by the consequent bodily changes of the real of puberty and sexual drive. There is the task of taking a position in the social that is different from that of childhood and moving from the family to the culture. We realize that the same infraction, committed by several adolescents, will always be singular because it presents nuances related to the subjective position of the subject, the relation established with the law, with others and with the Other. We conclude that offering a listening guided by psychoanalysis allows adolescents to experience their subjective division, to name their anguish, uncertainty and malaise, supporting their choices. The act of infraction, in its dimension of acting-out, appears in the place of a saying, marks the subject in a before and after and should be seen within the social context, as to become an adolescent. In the chronological time of the measurement can happen the logical time of the subject and its subjective responsibility. We defend the insertion of psychoanalysis in the institutional and sociopolitical context, due to its ethical position and theoretical rigor with the certainty that, upon being listened to, the subject can subjectively assent. Kewords: Psychoanalysis. Adolescent. Socioeducative measure. Subjective accountability. Clinical narratives.Tese enviada impressa e CD-RomTeixeira, Leônia CavalcanteTeixeira, Leônia CavalcanteGuerra, Andréa Máris CamposPaiva, Antonio Cristian SaraivaFontenele, Laeria BezerraMoreira, Jacqueline de OliveiraMorais, Normanda Araújo deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRodrigues, Sônia Wan Der Maas2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/117692https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20883Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 107893porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:14:31Zoai::117692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:14:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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