Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Juliana de Souza Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987
Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar quais significados e sentidos o ambiente escolar tem para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE. Sig-nificados e sentidos são apresentados, neste trabalho, sob a perspectiva da Psicologia His-tórico-Cultural, e os estudos para a compreensão do ambiente escolar são fundamentados a partir de conceitos da Psicologia Ambiental. Participaram desta pesquisa 42 jovens es-tudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados o Instru-mento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e a Escala de Estima de Lugar (EEL), para tratamento e interpretação foi utilizada análise de conteúdo. Através do IGMA e da EEL verificou-se que a imagem de Contrastes está mais presente na perspectiva dos estudantes, isso quer dizer que os sentimentos em relação ao ambiente escolar são ambíguos, como: muito bom e um pouco ruim, encorajamento e desânimo. Na sequência vem a imagem de Pertencimento, depois Agradabilidade, Destruição e Insegurança. Oe resultados indicam que os estudantes internalizam os significados a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; que os afetos desvelados sobre este lugar são ambíguos; e que a escola é lugar de construção de vida, inter-relações, sonhos e futuro. Palavras-chave: Ambiente Escolar. Juventude. Significado. Sentido. Psicologia Ambiental.
id UFOR_59490ffeb77165e575df03c53fc836a4
oai_identifier_str oai::123987
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de FortalezaPerceptions and meanings about the school environment for young students of a public school in FortalezaPsicologia ambientalPsicologia educacionalEscolasEsta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar quais significados e sentidos o ambiente escolar tem para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE. Sig-nificados e sentidos são apresentados, neste trabalho, sob a perspectiva da Psicologia His-tórico-Cultural, e os estudos para a compreensão do ambiente escolar são fundamentados a partir de conceitos da Psicologia Ambiental. Participaram desta pesquisa 42 jovens es-tudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados o Instru-mento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e a Escala de Estima de Lugar (EEL), para tratamento e interpretação foi utilizada análise de conteúdo. Através do IGMA e da EEL verificou-se que a imagem de Contrastes está mais presente na perspectiva dos estudantes, isso quer dizer que os sentimentos em relação ao ambiente escolar são ambíguos, como: muito bom e um pouco ruim, encorajamento e desânimo. Na sequência vem a imagem de Pertencimento, depois Agradabilidade, Destruição e Insegurança. Oe resultados indicam que os estudantes internalizam os significados a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; que os afetos desvelados sobre este lugar são ambíguos; e que a escola é lugar de construção de vida, inter-relações, sonhos e futuro. Palavras-chave: Ambiente Escolar. Juventude. Significado. Sentido. Psicologia Ambiental.This qualitative research aimed to investigate perceptions and meanings about the school environment for young students of a public school in Fortaleza / CE. Perceptions and meanings are presented in this document from the perspective of Historical-Cultural Psy-chology, and the studies for the understanding the school environment are based on con-cepts of Environmental Psychology. Forty-two sophomore students from High School participated in this research. The Affective Maps Generator Questionnaire (IGMA), the Esteem for the Place Scale (EPS). Besides, for treating and interpreting them, it was used categorical content analysis. Through the IGMA and the EEL, it was verified that the image of Contrasts is more present in the perspective of the students, this means that the feelings about the school environment are ambiguous, such as: very good versus a little bad, discouragement versus encouragement. Following is the image of Belonging, then Pleasure, Destruction and, finally, Insecurity. The conclusions for this research are that the students internalize the meanings about the school environment like the own percep-cions, that too the affects showed about this place are (ambíguos) and finaly the school is the place of build of live, relacionships, dreams and future. Key-words: School Environment. Young Students. Meanings. Percepcions. Environmental Psychology.Ferreira, Karla Patricia MartinsFerreira, Karla Patricia MartinsBomfim, Zulmira Áurea CruzBarguil, Paulo MeirelesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaVieira, Juliana de Souza Ferreira2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24302porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T11:22:35Zoai::123987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-09-15T11:22:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
Perceptions and meanings about the school environment for young students of a public school in Fortaleza
title Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
spellingShingle Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
Vieira, Juliana de Souza Ferreira
Psicologia ambiental
Psicologia educacional
Escolas
title_short Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
title_full Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
title_fullStr Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
title_full_unstemmed Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
title_sort Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
author Vieira, Juliana de Souza Ferreira
author_facet Vieira, Juliana de Souza Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Karla Patricia Martins
Ferreira, Karla Patricia Martins
Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Barguil, Paulo Meireles
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Juliana de Souza Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia ambiental
Psicologia educacional
Escolas
topic Psicologia ambiental
Psicologia educacional
Escolas
description Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar quais significados e sentidos o ambiente escolar tem para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE. Sig-nificados e sentidos são apresentados, neste trabalho, sob a perspectiva da Psicologia His-tórico-Cultural, e os estudos para a compreensão do ambiente escolar são fundamentados a partir de conceitos da Psicologia Ambiental. Participaram desta pesquisa 42 jovens es-tudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados o Instru-mento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e a Escala de Estima de Lugar (EEL), para tratamento e interpretação foi utilizada análise de conteúdo. Através do IGMA e da EEL verificou-se que a imagem de Contrastes está mais presente na perspectiva dos estudantes, isso quer dizer que os sentimentos em relação ao ambiente escolar são ambíguos, como: muito bom e um pouco ruim, encorajamento e desânimo. Na sequência vem a imagem de Pertencimento, depois Agradabilidade, Destruição e Insegurança. Oe resultados indicam que os estudantes internalizam os significados a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; que os afetos desvelados sobre este lugar são ambíguos; e que a escola é lugar de construção de vida, inter-relações, sonhos e futuro. Palavras-chave: Ambiente Escolar. Juventude. Significado. Sentido. Psicologia Ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408706914975744