Avaliação da capacidade estratégica nas empresas de mercado diferenciado da BM & FBOVESPA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/103209 |
Resumo: | Ao longo dos anos, estudos vêm atestando a importância da estratégia, seja no nível interno ou externo da organização, colaborando para a explicação do alcance e do desenvolvimento de vantagens competitivas e da implicação da estratégia em resultados financeiros e não financeiros. Entretanto, existe uma grande dificuldade de medir a capacidade estratégica das organizações, com escassos trabalhos sobre o assunto. Dentre as empresas que necessitam dessa mensuração, encontram-se as empresas de capital aberto, cuja importância no Brasil e no mundo vem tomando proporções cada vez maiores. Essa dificuldade de encontrar um modelo de avaliação da capacidade estratégica nos moldes deste estudo é reflexo dos muitos fatores que podem compor a estratégia de uma organização, tornando-a complexa e aumentando a dificuldade de identificar os fatores relevantes, bem como suas influências no sucesso empresarial. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral investigar a estrutura para avaliação da capacidade estratégica para organizações dos segmentos Novo Mercado, N1 e N2 da BM&FBOVESPA. Para tanto, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica e consulta a 10 especialistas (três executivos e sete acadêmicos) para levantar quais seriam as Dimensões e variáveis relevantes para avaliação da capacidade estratégica das empresas de mercado diferenciado da BM&FBOVESPA. Após isso, foi realizada uma pesquisa de campo, quando foram consultados 11 especialistas acadêmicos e 29 diretores de relacionamento com investidores de empresas de mercado diferenciado, determinando as Dimensões finais e variáveis determinantes da capacidade estratégica. Encontraram-se cinco dimensões: Dimensão Gestão Estratégica do Conhecimento (seis variáveis); Dimensão Governança Corporativa (cinco variáveis); Dimensão Comportamento Estratégico (quatro variáveis); Dimensão Recursos Tangíveis (duas variáveis); e Dimensão Gestão do Desempenho Financeiro (três variáveis). Foram atribuídos pesos a essas variáveis, permitindo a formatação de uma ferramenta aplicável às empresas de mercado diferenciado, para a obtenção do Índice de Capacidade Estratégica (ICE), produto desta dissertação. Este índice possui uma aplicação prática para as organizações de alto nível de governança corporativa, podendo, inclusive, ser adaptado para outros tipos de organizações em estudos posteriores, tendo em vista seu caráter abrangente. Além disso, construiu-se um framework da Capacidade Estratégica organizacional, contribuindo para a literatura da área. Outrossim, sua importância acadêmica aumenta quando se sabe que são poucos os estudos que tratam sobre o tema. O conjunto dos achados e produtos apresentam, portanto, a investigação da estrutura de avaliação da capacidade estratégica das empresas pertencentes ao Novo Mercado, N1 e N2 da BM&FBOVESPA, atingindo o objetivo geral do trabalho. |
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Avaliação da capacidade estratégica nas empresas de mercado diferenciado da BM & FBOVESPAEstrategia organizacionalCompetitividadeAdministração de empresasAo longo dos anos, estudos vêm atestando a importância da estratégia, seja no nível interno ou externo da organização, colaborando para a explicação do alcance e do desenvolvimento de vantagens competitivas e da implicação da estratégia em resultados financeiros e não financeiros. Entretanto, existe uma grande dificuldade de medir a capacidade estratégica das organizações, com escassos trabalhos sobre o assunto. Dentre as empresas que necessitam dessa mensuração, encontram-se as empresas de capital aberto, cuja importância no Brasil e no mundo vem tomando proporções cada vez maiores. Essa dificuldade de encontrar um modelo de avaliação da capacidade estratégica nos moldes deste estudo é reflexo dos muitos fatores que podem compor a estratégia de uma organização, tornando-a complexa e aumentando a dificuldade de identificar os fatores relevantes, bem como suas influências no sucesso empresarial. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral investigar a estrutura para avaliação da capacidade estratégica para organizações dos segmentos Novo Mercado, N1 e N2 da BM&FBOVESPA. Para tanto, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica e consulta a 10 especialistas (três executivos e sete acadêmicos) para levantar quais seriam as Dimensões e variáveis relevantes para avaliação da capacidade estratégica das empresas de mercado diferenciado da BM&FBOVESPA. Após isso, foi realizada uma pesquisa de campo, quando foram consultados 11 especialistas acadêmicos e 29 diretores de relacionamento com investidores de empresas de mercado diferenciado, determinando as Dimensões finais e variáveis determinantes da capacidade estratégica. Encontraram-se cinco dimensões: Dimensão Gestão Estratégica do Conhecimento (seis variáveis); Dimensão Governança Corporativa (cinco variáveis); Dimensão Comportamento Estratégico (quatro variáveis); Dimensão Recursos Tangíveis (duas variáveis); e Dimensão Gestão do Desempenho Financeiro (três variáveis). Foram atribuídos pesos a essas variáveis, permitindo a formatação de uma ferramenta aplicável às empresas de mercado diferenciado, para a obtenção do Índice de Capacidade Estratégica (ICE), produto desta dissertação. Este índice possui uma aplicação prática para as organizações de alto nível de governança corporativa, podendo, inclusive, ser adaptado para outros tipos de organizações em estudos posteriores, tendo em vista seu caráter abrangente. Além disso, construiu-se um framework da Capacidade Estratégica organizacional, contribuindo para a literatura da área. Outrossim, sua importância acadêmica aumenta quando se sabe que são poucos os estudos que tratam sobre o tema. O conjunto dos achados e produtos apresentam, portanto, a investigação da estrutura de avaliação da capacidade estratégica das empresas pertencentes ao Novo Mercado, N1 e N2 da BM&FBOVESPA, atingindo o objetivo geral do trabalho.Over the years, studies are confirming the importance of strategy, either inner or outer organization level, contributing to the competitive advantages scope and development explanation and strategy implications for financial and non-financial results. However, there is great difficulty of measuring the strategic capacity of organizations, with few studies on the subject. Among the companies that need this measurement, are publicly traded companies, whose importance in Brazil and the world has been taking ever greater proportions. This difficulty of finding a model for assessing the strategic capability along this study lines is a reflection of many factors that may render the organization strategy, making it complex and increasing the difficulty of identifying the relevant factors and their influence on business success. Thus, this study has the general objective to formulate an index for assessing the strategic capacity for organization of special BM&FBOVESPA segments (N1, N2 and Novo Mercado). To that end, we performed an extensive literature search and consultation with 10 experts (three officers and seven academics) to raise what are the dimensions and variables relevant to strategic ability evaluation of differentiated market firms of BM&FBOVESPA. After this, a field research when academics were consulted 11 experts and 29 investor relations directors for differentiated market companies, determining the final dimensions and determinants of strategic capability variables was performed. Five dimensions were met: Strategic Knowledge Management Dimension (six variables); Corporate Governance Dimension (five variables); Strategic Behavior Dimension (four variables); Tangible Resources (two variables); and Financial Performance Management Dimension (three variables). Weights were assigned to these variables, allowing the formatting a applicable tool to differentiated market companies, to obtain the Strategic Capacity Index (ICE), this dissertation product. In addition, we built a framework of strategic organizational capacity, contributing to the literature. Moreover, their academic importance increases when we know that there are few studies that deal with the subject. All the findings and products have, therefore, the research evaluation structure of the strategic capacity for companies in the Novo Mercado, N1 and N2 of BM & FBOVESPA, reaching the overall goal of the work.Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteSousa Filho, Jose Milton deBatista, Paulo César de SousaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSobreira, Michelle Do Carmo2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/103209https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/12057Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94618porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::103209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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