Experiência artística na escola: a potência da arte para alunos de escola pública em área de vulnerabilidade social em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Francisco das Chagas Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126846
Resumo: As escolas públicas das grandes cidades do Brasil vivenciam os problemas gerados pela vulnerabilidade social. No município de Fortaleza, essa realidade não é diferente, uma vez que atendem crianças e adolescentes que convivem com as desigualdades sociais, a pobreza e a exclusão. Apesar dessa realidade, essas escolas constituem-se também como espaços de socialização e de fortalecimento dos sujeitos, além de instrumentos de garantia de direitos, formação humana e intelectual. Para além da aprendizagem dos conteúdos curriculares, essas instituições podem desenvolver projetos que atendam às necessidades dos alunos, tornando-os sujeitos ativos e protagonistas nos espaços em que estão inseridos. Dentre esses projetos, destacam-se aqueles voltados para a arte e a prática de atividades artísticas (dança, teatro, música, canto, literatura, desenho e pintura). Assim, o trabalho com a arte no âmbito da escola tem proporcionado mudanças significativas no contexto escolar, social e familiar dos alunos, no que dizem respeito a aprendizagem, ao comportamento e atitudes, as relações socioafetivas e socioemocionais. Diante desse contexto, essa pesquisa teve como objetivo investigar as mudanças e transformações na vida dos alunos de escola pública em área de vulnerabilidade social em Fortaleza, provocadas pela potência da arte e pela participação nas atividades artísticas desenvolvidas pela escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo na EM Francisco Andrade Teófilo Girão, localizada na comunidade do Jangurussu, por meio de entrevistas com 10 alunos do Ensino Fundamental, que participam dos projetos de artes. Os dados coletados foram analisados seguindo os princípios da pesquisa qualitativa da Análise de Conteúdo de Bardin, seguindo as fases da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, utilizando o software IRAMUTEQ como suporte no processamento do corpus para gerar as classes e categorias. Posteriormente foram realizadas as inferências e interpretações, que subsidiaram a construção dos resultados e discussões. Logo, infere-se que a arte possibilita a vivência de experiências prazerosas e satisfatórias para os alunos, contribuindo para sua interação com o meio e o fortalecimento de suas relações sociais, levando ao conhecimento de si, do outro e do mundo a sua volta. Ela proporciona o desenvolvimento das capacidades de criar, produzir, refletir, imaginar e perceber, de modo que os alunos transformam suas fragilidades em força e resistência, capacitando-os para compreender e mudar sua realidade. Palavras-chave: Vulnerabilidade Social. Escola Pública. Educação. Arte. Potência.
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Dentre esses projetos, destacam-se aqueles voltados para a arte e a prática de atividades artísticas (dança, teatro, música, canto, literatura, desenho e pintura). Assim, o trabalho com a arte no âmbito da escola tem proporcionado mudanças significativas no contexto escolar, social e familiar dos alunos, no que dizem respeito a aprendizagem, ao comportamento e atitudes, as relações socioafetivas e socioemocionais. Diante desse contexto, essa pesquisa teve como objetivo investigar as mudanças e transformações na vida dos alunos de escola pública em área de vulnerabilidade social em Fortaleza, provocadas pela potência da arte e pela participação nas atividades artísticas desenvolvidas pela escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo na EM Francisco Andrade Teófilo Girão, localizada na comunidade do Jangurussu, por meio de entrevistas com 10 alunos do Ensino Fundamental, que participam dos projetos de artes. Os dados coletados foram analisados seguindo os princípios da pesquisa qualitativa da Análise de Conteúdo de Bardin, seguindo as fases da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, utilizando o software IRAMUTEQ como suporte no processamento do corpus para gerar as classes e categorias. Posteriormente foram realizadas as inferências e interpretações, que subsidiaram a construção dos resultados e discussões. Logo, infere-se que a arte possibilita a vivência de experiências prazerosas e satisfatórias para os alunos, contribuindo para sua interação com o meio e o fortalecimento de suas relações sociais, levando ao conhecimento de si, do outro e do mundo a sua volta. Ela proporciona o desenvolvimento das capacidades de criar, produzir, refletir, imaginar e perceber, de modo que os alunos transformam suas fragilidades em força e resistência, capacitando-os para compreender e mudar sua realidade. Palavras-chave: Vulnerabilidade Social. Escola Pública. Educação. Arte. Potência.Public schools in large cities in Brazil experience the problems generated by social vulnerability. In the municipality of Fortaleza, this reality is no different, as they serve children and adolescents who live with social inequalities, poverty and exclusion. Despite this reality, these schools are also spaces for socialization and strengthening of subjects, as well as instruments for guaranteeing rights, human and intellectual training. In addition to learning the curriculum content, these institutions can develop projects that meet the needs of students, making them active subjects and protagonists in the spaces in which they are inserted. Among these projects, those focused on art and the practice of artistic activities (dance, theater, music, singing, literature, drawing and painting) stand out. Thus, working with art within the school has provided significant changes in the school, social and family context of students, about learning, behavior and attitudes, socio-affective and socio-emotional relationships. Given this context, this research aimed to investigate the changes and transformations in the lives of public-school students in an area of social vulnerability in Fortaleza, caused by the power of art and participation in artistic activities developed by the school. Therefore, a field research was carried out at the EM Francisco Andrade Teófilo Girão, located in the Jangurussu community, through interviews with 10 elementary school students who participate in art projects. The collected data were analyzed following the principles of qualitative research of Bardin's Content Analysis, following the phases of pre-analysis, material exploration and treatment of results, using the IRAMUTEQ software as a support in the processing of the corpus to generate classes and categories. Subsequently, inferences and interpretations were made, which supported the construction of results and discussions. Therefore, it is inferred that art enables the experience of pleasurable and satisfying experiences for students, contributing to their interaction with the environment and the strengthening of their social relationships, leading to knowledge of themselves, the other and the world around them. It provides the development of abilities to create, produce, reflect, imagine and perceive, so that students transform their weaknesses into strength and resistance, enabling them to understand and change their reality. Keywords: Social Vulnerability. Public school. Education. Art. Power.Tese enviada com autorização e certificação via CI 59906/21 em 14/09/2021Martins, José Clerton de OliveiraFerreira, Karla Patricia MartinsBrasileiro, Fabiana Neiva VelosoAlmeida, Rosely Cubo Pinto deMartins, Daniel ValérioUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSoares, Francisco das Chagas Araújo2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126846https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26279porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:16:55Zoai::126846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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