A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Kely Cristina Saraiva Teles
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/114701
Resumo: A presente dissertação tem como abordagem a análise da Responsabilidade Social Universitária, reconhecida enquanto prática extensionista que se concretiza na atuação discente nos Núcleos de Prática Jurídica dos cursos de Direito. Toma-se como questão central deste estudo: é possível afirmar que as ações desenvolvidas nos Núcleos de Prática Jurídica dos cursos de Direito, são consideradas ações extensionistas, na perspectiva da responsabilidade social universitária e que conduza a uma autonomia discente? Para tanto, evidencia-se, inicialmente, que o ensino jurídico ao longo de sua gênese, engendrou complexa estrutura que se situou entre o tradicionalismo e a modernidade, amparado na condução de inovadoras metodologias e intervenções no que concerne a relação aluno/professor. Identifica-se a trajetória dos cursos jurídicos estruturados sob forte tensão política e econômica, ou seja, pertencente ao ambiente de avanços e retrocessos que estavam contidos nas próprias instituições de ensino superior. Organizaram-se, sobretudo com aporte da Constituição de 1988 disposto no art. 170, o acesso à educação enquanto direito de todos. Na CRFB também consagra o Princípio da Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e também enumera as diretrizes e competências para legislar e fiscalizar em matéria de educação superior. O marco regulatório para os cursos de Direito, se encontram delineados na
id UFOR_adbe364a073dda9d84ba64de58e71225
oai_identifier_str oai::114701
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discenteEnsino jurídicoResponsabilidade socialEnsino SuperiorA presente dissertação tem como abordagem a análise da Responsabilidade Social Universitária, reconhecida enquanto prática extensionista que se concretiza na atuação discente nos Núcleos de Prática Jurídica dos cursos de Direito. Toma-se como questão central deste estudo: é possível afirmar que as ações desenvolvidas nos Núcleos de Prática Jurídica dos cursos de Direito, são consideradas ações extensionistas, na perspectiva da responsabilidade social universitária e que conduza a uma autonomia discente? Para tanto, evidencia-se, inicialmente, que o ensino jurídico ao longo de sua gênese, engendrou complexa estrutura que se situou entre o tradicionalismo e a modernidade, amparado na condução de inovadoras metodologias e intervenções no que concerne a relação aluno/professor. Identifica-se a trajetória dos cursos jurídicos estruturados sob forte tensão política e econômica, ou seja, pertencente ao ambiente de avanços e retrocessos que estavam contidos nas próprias instituições de ensino superior. Organizaram-se, sobretudo com aporte da Constituição de 1988 disposto no art. 170, o acesso à educação enquanto direito de todos. Na CRFB também consagra o Princípio da Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e também enumera as diretrizes e competências para legislar e fiscalizar em matéria de educação superior. O marco regulatório para os cursos de Direito, se encontram delineados naThe present dissertation has as an approach the analysis of University Social Responsibility, acknowledged as an extensionist practice that is concretized in the student action in the Legal Practice Centers of Law courses. It is taken as a central question of this study: is it possible to affirm that the actions developed in the Legal Practice Centers of Law courses are considered extensionist actions, in the perspective of university social responsibility and that lead to a student autonomy? For that, it is evident, initially, that the legal education throughout its genesis, generated a complex structure that was situated between traditionalism and modernity, supported in the conduction of innovative methodologies and interventions in what concerns the student / teacher relationship. It identifies the trajectory of structured legal courses under strong political and economic tension, that is, belonging to the environment of advances and setbacks that were contained in the institutions of higher education. They were organized, mainly with contribution of the Constitution of 1988 disposed in the art. 170, access to education as a right of all. The CRFB also enshrines the Principle of Indissociability between teaching, research and extension and also lists the guidelines and competencies to legislate and oversee higher education. The regulatory framework for Law courses are outlined in Resolution No. 9 of the National Education Council, which outlines how legal courses should be structured, especially the supervised internship that should be developed in the Legal Practice Centers. The centrality of the study lies in the analysis of student performance in the perspective of a construction of autonomy, which can be achieved through a posture and awareness of the importance of its role to the community and society, which converges to a transforming action of self and society. For this purpose, the main authors of reference were the theses of Paulo Freire, Pedro Demo, and Boaventura de Sousa Santos. KEYWORDS: Legal education; University social responsibility; Extension; Nuclei of legal practice; Student autonomy.Dissertacao enviada com autorização e certificação via CI 60680/18Tassigny, Mônica MotaTassigny, Mônica MotaPompeu, Gina Vidal MarcilioMelo Junior, Regnoberto Marques deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalMagalhães, Kely Cristina Saraiva Teles2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/114701https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/19810porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T09:24:06Zoai::114701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T09:24:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
title A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
spellingShingle A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
Magalhães, Kely Cristina Saraiva Teles
Ensino jurídico
Responsabilidade social
Ensino Superior
title_short A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
title_full A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
title_fullStr A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
title_full_unstemmed A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
title_sort A Responsabilidade social universitária nos cursos de direito: aspectos legais e contribuições do Núcleo de Prática Jurídica para a formação da autonomia discente
author Magalhães, Kely Cristina Saraiva Teles
author_facet Magalhães, Kely Cristina Saraiva Teles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tassigny, Mônica Mota
Tassigny, Mônica Mota
Pompeu, Gina Vidal Marcilio
Melo Junior, Regnoberto Marques de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Kely Cristina Saraiva Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino jurídico
Responsabilidade social
Ensino Superior
topic Ensino jurídico
Responsabilidade social
Ensino Superior
description A presente dissertação tem como abordagem a análise da Responsabilidade Social Universitária, reconhecida enquanto prática extensionista que se concretiza na atuação discente nos Núcleos de Prática Jurídica dos cursos de Direito. Toma-se como questão central deste estudo: é possível afirmar que as ações desenvolvidas nos Núcleos de Prática Jurídica dos cursos de Direito, são consideradas ações extensionistas, na perspectiva da responsabilidade social universitária e que conduza a uma autonomia discente? Para tanto, evidencia-se, inicialmente, que o ensino jurídico ao longo de sua gênese, engendrou complexa estrutura que se situou entre o tradicionalismo e a modernidade, amparado na condução de inovadoras metodologias e intervenções no que concerne a relação aluno/professor. Identifica-se a trajetória dos cursos jurídicos estruturados sob forte tensão política e econômica, ou seja, pertencente ao ambiente de avanços e retrocessos que estavam contidos nas próprias instituições de ensino superior. Organizaram-se, sobretudo com aporte da Constituição de 1988 disposto no art. 170, o acesso à educação enquanto direito de todos. Na CRFB também consagra o Princípio da Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e também enumera as diretrizes e competências para legislar e fiscalizar em matéria de educação superior. O marco regulatório para os cursos de Direito, se encontram delineados na
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/114701
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/114701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/19810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408703680118784