THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma de FIGUEIREDO, Francisco José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3379
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos sobre aprendizagem colaborativa e seus efeitos na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, serão apresentados os resultados de dois trabalhos (FIGUEIREDO, 2001 e SOUZA, 2003). O primeiro focaliza sua investigação na interação ocorrida em sala de aula durante a realização de atividades de correção com os pares. O segundo, por sua vez, investiga as interações realizadas num ambiente de telecolaboração. Esses estudos reforçam a idéia de que a interação e a colaboração contribuem para a aprendizagem de uma língua estrangeira, visto que os aprendizes, por meio dessas interações, assumem um papel mais ativo nesse processo.
id UFPA-4_d672a2d559536d495cde4e4c12b45257
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3379
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGEO objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos sobre aprendizagem colaborativa e seus efeitos na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, serão apresentados os resultados de dois trabalhos (FIGUEIREDO, 2001 e SOUZA, 2003). O primeiro focaliza sua investigação na interação ocorrida em sala de aula durante a realização de atividades de correção com os pares. O segundo, por sua vez, investiga as interações realizadas num ambiente de telecolaboração. Esses estudos reforçam a idéia de que a interação e a colaboração contribuem para a aprendizagem de uma língua estrangeira, visto que os aprendizes, por meio dessas interações, assumem um papel mais ativo nesse processo.Universidade Federal do ParáQuaresma de FIGUEIREDO, Francisco José2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/337910.18542/moara.v2i30.3379MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 30 (2008): Estudos Linguísticos jul a dez de 2008; 117-1340104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3379/3287Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-09T17:32:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3379Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-09T17:32:17Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
title THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
spellingShingle THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
Quaresma de FIGUEIREDO, Francisco José
title_short THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
title_full THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
title_fullStr THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
title_full_unstemmed THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
title_sort THE INFLUENCES OF COLLABORATION ON THE LEARNING OF A FOREIGN LANGUAGE
author Quaresma de FIGUEIREDO, Francisco José
author_facet Quaresma de FIGUEIREDO, Francisco José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma de FIGUEIREDO, Francisco José
description O objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos sobre aprendizagem colaborativa e seus efeitos na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, serão apresentados os resultados de dois trabalhos (FIGUEIREDO, 2001 e SOUZA, 2003). O primeiro focaliza sua investigação na interação ocorrida em sala de aula durante a realização de atividades de correção com os pares. O segundo, por sua vez, investiga as interações realizadas num ambiente de telecolaboração. Esses estudos reforçam a idéia de que a interação e a colaboração contribuem para a aprendizagem de uma língua estrangeira, visto que os aprendizes, por meio dessas interações, assumem um papel mais ativo nesse processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3379
10.18542/moara.v2i30.3379
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3379
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i30.3379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3379/3287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 30 (2008): Estudos Linguísticos jul a dez de 2008; 117-134
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675318883483648