Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/481 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo desenvolver um estudo visando a construção de uma sequência didática fundamentada na Teoria das Situações Didáticas dividida em suas quatro fases distintas e interligadas – ação, formulação, validação e institucionalização - indo de encontro com o GeoGebra e a Olimpíada Internacional de Matemática. A metodologia inclusa neste trabalho foi a qualitativa, do tipo exploratória, sendo desenvolvida a partir de uma sequência didática desenvolvida no ensino remoto e presencial. Ademais, a análise dos elementos matemáticos da figura construída e a identificação das suas propriedades, através da estruturação problema, permite os estudantes buscarem soluções para o problema proposto da competição e validar o ensino de geometria. Por fim, a experiência mostrou como o professor pode incluir as ferramentas digitais em suas aulas, interagindo junto aos educandos na aprendizagem e contextualização de questões internacionais, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interativas. |
id |
UFPA-6_277ace7ff1d4dbf11cdcbb1e3d584889 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/481 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de MatemáticaGeoGebraTeoria das Situações DidáticasGeometria PlanaGeometria EspacialOlimpíada de MatemáticaAprendizagem de geometriaO presente trabalho tem o objetivo desenvolver um estudo visando a construção de uma sequência didática fundamentada na Teoria das Situações Didáticas dividida em suas quatro fases distintas e interligadas – ação, formulação, validação e institucionalização - indo de encontro com o GeoGebra e a Olimpíada Internacional de Matemática. A metodologia inclusa neste trabalho foi a qualitativa, do tipo exploratória, sendo desenvolvida a partir de uma sequência didática desenvolvida no ensino remoto e presencial. Ademais, a análise dos elementos matemáticos da figura construída e a identificação das suas propriedades, através da estruturação problema, permite os estudantes buscarem soluções para o problema proposto da competição e validar o ensino de geometria. Por fim, a experiência mostrou como o professor pode incluir as ferramentas digitais em suas aulas, interagindo junto aos educandos na aprendizagem e contextualização de questões internacionais, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interativas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48110.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023015.id481REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230152675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/481/465Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Paulo Vitor da SilvaSantana, José Rogério2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/481Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
title |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
spellingShingle |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática Santiago, Paulo Vitor da Silva GeoGebra Teoria das Situações Didáticas Geometria Plana Geometria Espacial Olimpíada de Matemática Aprendizagem de geometria |
title_short |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
title_full |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
title_fullStr |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
title_full_unstemmed |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
title_sort |
Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática |
author |
Santiago, Paulo Vitor da Silva |
author_facet |
Santiago, Paulo Vitor da Silva Santana, José Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Santana, José Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Paulo Vitor da Silva Santana, José Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Teoria das Situações Didáticas Geometria Plana Geometria Espacial Olimpíada de Matemática Aprendizagem de geometria |
topic |
GeoGebra Teoria das Situações Didáticas Geometria Plana Geometria Espacial Olimpíada de Matemática Aprendizagem de geometria |
description |
O presente trabalho tem o objetivo desenvolver um estudo visando a construção de uma sequência didática fundamentada na Teoria das Situações Didáticas dividida em suas quatro fases distintas e interligadas – ação, formulação, validação e institucionalização - indo de encontro com o GeoGebra e a Olimpíada Internacional de Matemática. A metodologia inclusa neste trabalho foi a qualitativa, do tipo exploratória, sendo desenvolvida a partir de uma sequência didática desenvolvida no ensino remoto e presencial. Ademais, a análise dos elementos matemáticos da figura construída e a identificação das suas propriedades, através da estruturação problema, permite os estudantes buscarem soluções para o problema proposto da competição e validar o ensino de geometria. Por fim, a experiência mostrou como o professor pode incluir as ferramentas digitais em suas aulas, interagindo junto aos educandos na aprendizagem e contextualização de questões internacionais, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/481 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023015.id481 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/481 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023015.id481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/481/465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023015 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002171744256 |