Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/144 |
Resumo: | O presente artigo discute o protagonismo das mulheres e das insurgências feministas e estudantis no Brasil, sobretudo a partir das manifestações e protestos que explodiram a partir de junho de 2013, pontuando uma série de eventos culturais e políticos e de iniciativas que levantaram pautas feministas e lutas de fortalecimento dos direitos das mulheres e de grupos historicamente oprimidos. Partimos da hipótese de que os debates sobre as discussões de gênero, que seguiram ampliando compreensões críticas sobre discriminações de raça, classe, orientação e prática sexual, nacionalidade e identidade de gênero, foram impulsionadas por um conjunto de forças que precisariam ser pensadas dentro da lógica do neoliberalismo global. Nesse sentido, o artigo aproxima uma análise conjuntural e a força das ruas e das manifestações ao papel da web e das redes sociais em uma forma estratégica de mobilização política local e global que envolve a popularização e visibilidade de vozes por disputas narrativas. Por fim, refletimos sobre como essas discussões produzem impactos nos modos de se pensar novas formas de escolarização no mundo contemporâneo, sobretudo no Brasil, que desafiem o modelo neoliberal meritocrático e apontem para novas utopias e práticas da liberdade. |
id |
UFPA-6_9e4a18babb10026be4e66c5cf33ec876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/144 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática DemocráticaescolafeminismoredesmobilizaçõesutopiasO presente artigo discute o protagonismo das mulheres e das insurgências feministas e estudantis no Brasil, sobretudo a partir das manifestações e protestos que explodiram a partir de junho de 2013, pontuando uma série de eventos culturais e políticos e de iniciativas que levantaram pautas feministas e lutas de fortalecimento dos direitos das mulheres e de grupos historicamente oprimidos. Partimos da hipótese de que os debates sobre as discussões de gênero, que seguiram ampliando compreensões críticas sobre discriminações de raça, classe, orientação e prática sexual, nacionalidade e identidade de gênero, foram impulsionadas por um conjunto de forças que precisariam ser pensadas dentro da lógica do neoliberalismo global. Nesse sentido, o artigo aproxima uma análise conjuntural e a força das ruas e das manifestações ao papel da web e das redes sociais em uma forma estratégica de mobilização política local e global que envolve a popularização e visibilidade de vozes por disputas narrativas. Por fim, refletimos sobre como essas discussões produzem impactos nos modos de se pensar novas formas de escolarização no mundo contemporâneo, sobretudo no Brasil, que desafiem o modelo neoliberal meritocrático e apontem para novas utopias e práticas da liberdade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14410.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p129-147.id225REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 129-1472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/144/141Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCôrtes Miguel, Fernanda ValimAtaídes, Igor Amin2022-11-17T22:40:59Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/144Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:59Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
title |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
spellingShingle |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática Côrtes Miguel, Fernanda Valim escola feminismo redes mobilizações utopias |
title_short |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
title_full |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
title_fullStr |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
title_full_unstemmed |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
title_sort |
Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática |
author |
Côrtes Miguel, Fernanda Valim |
author_facet |
Côrtes Miguel, Fernanda Valim Ataídes, Igor Amin |
author_role |
author |
author2 |
Ataídes, Igor Amin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Côrtes Miguel, Fernanda Valim Ataídes, Igor Amin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola feminismo redes mobilizações utopias |
topic |
escola feminismo redes mobilizações utopias |
description |
O presente artigo discute o protagonismo das mulheres e das insurgências feministas e estudantis no Brasil, sobretudo a partir das manifestações e protestos que explodiram a partir de junho de 2013, pontuando uma série de eventos culturais e políticos e de iniciativas que levantaram pautas feministas e lutas de fortalecimento dos direitos das mulheres e de grupos historicamente oprimidos. Partimos da hipótese de que os debates sobre as discussões de gênero, que seguiram ampliando compreensões críticas sobre discriminações de raça, classe, orientação e prática sexual, nacionalidade e identidade de gênero, foram impulsionadas por um conjunto de forças que precisariam ser pensadas dentro da lógica do neoliberalismo global. Nesse sentido, o artigo aproxima uma análise conjuntural e a força das ruas e das manifestações ao papel da web e das redes sociais em uma forma estratégica de mobilização política local e global que envolve a popularização e visibilidade de vozes por disputas narrativas. Por fim, refletimos sobre como essas discussões produzem impactos nos modos de se pensar novas formas de escolarização no mundo contemporâneo, sobretudo no Brasil, que desafiem o modelo neoliberal meritocrático e apontem para novas utopias e práticas da liberdade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/144 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p129-147.id225 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/144 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p129-147.id225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/144/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 129-147 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1754838552349245440 |