Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Valente, Wagner
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261
Resumo: Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.
id UFPA-6_5f4177f3636528160722ac77823332f2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/261
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolaresformação de professores que ensinam matemáticamatemática e ensinocadernos escolaresEste estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261/262Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Valente, Wagner2022-10-15T13:32:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/261Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:32:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
title Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
spellingShingle Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
Rodrigues Valente, Wagner
formação de professores que ensinam matemática
matemática e ensino
cadernos escolares
title_short Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
title_full Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
title_fullStr Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
title_full_unstemmed Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
title_sort Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
author Rodrigues Valente, Wagner
author_facet Rodrigues Valente, Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Valente, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores que ensinam matemática
matemática e ensino
cadernos escolares
topic formação de professores que ensinam matemática
matemática e ensino
cadernos escolares
description Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003585224704