Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261 |
Resumo: | Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional. |
id |
UFPA-6_5f4177f3636528160722ac77823332f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/261 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolaresformação de professores que ensinam matemáticamatemática e ensinocadernos escolaresEste estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261/262Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Valente, Wagner2022-10-15T13:32:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/261Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:32:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
title |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
spellingShingle |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares Rodrigues Valente, Wagner formação de professores que ensinam matemática matemática e ensino cadernos escolares |
title_short |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
title_full |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
title_fullStr |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
title_full_unstemmed |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
title_sort |
Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
author |
Rodrigues Valente, Wagner |
author_facet |
Rodrigues Valente, Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Valente, Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores que ensinam matemática matemática e ensino cadernos escolares |
topic |
formação de professores que ensinam matemática matemática e ensino cadernos escolares |
description |
Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261/262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 23 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003585224704 |