ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Angelo, Cristiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297
Resumo: Esse  artigo  apresenta  subsídios  à  reflexão  da  Entrevista  Compreensiva,  enquanto  método  de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática.   Para   tal,   apresentaremos   os   aportes   teórico-metodológicos   da   Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa.  
id UFPA-6_7eb75263baf9df3bac7b9cc3d0655fbe
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/297
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAREntrevista CompreensivaMétodo de PesquisaFormação de ProfessoresEnsino de MatemáticaEsse  artigo  apresenta  subsídios  à  reflexão  da  Entrevista  Compreensiva,  enquanto  método  de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática.   Para   tal,   apresentaremos   os   aportes   teórico-metodológicos   da   Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297/298Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Angelo, CristianeMendes, Iran Abreu2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/297Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
title ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
spellingShingle ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Borges Angelo, Cristiane
Entrevista Compreensiva
Método de Pesquisa
Formação de Professores
Ensino de Matemática
title_short ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
title_full ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
title_fullStr ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
title_full_unstemmed ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
title_sort ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
author Borges Angelo, Cristiane
author_facet Borges Angelo, Cristiane
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Angelo, Cristiane
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista Compreensiva
Método de Pesquisa
Formação de Professores
Ensino de Matemática
topic Entrevista Compreensiva
Método de Pesquisa
Formação de Professores
Ensino de Matemática
description Esse  artigo  apresenta  subsídios  à  reflexão  da  Entrevista  Compreensiva,  enquanto  método  de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática.   Para   tal,   apresentaremos   os   aportes   teórico-metodológicos   da   Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297/298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003636604928