ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297 |
Resumo: | Esse artigo apresenta subsídios à reflexão da Entrevista Compreensiva, enquanto método de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, apresentaremos os aportes teórico-metodológicos da Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa. |
id |
UFPA-6_7eb75263baf9df3bac7b9cc3d0655fbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/297 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAREntrevista CompreensivaMétodo de PesquisaFormação de ProfessoresEnsino de MatemáticaEsse artigo apresenta subsídios à reflexão da Entrevista Compreensiva, enquanto método de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, apresentaremos os aportes teórico-metodológicos da Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297/298Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Angelo, CristianeMendes, Iran Abreu2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/297Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
title |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
spellingShingle |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Borges Angelo, Cristiane Entrevista Compreensiva Método de Pesquisa Formação de Professores Ensino de Matemática |
title_short |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
title_full |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
title_fullStr |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
title_sort |
ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
author |
Borges Angelo, Cristiane |
author_facet |
Borges Angelo, Cristiane Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Angelo, Cristiane Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista Compreensiva Método de Pesquisa Formação de Professores Ensino de Matemática |
topic |
Entrevista Compreensiva Método de Pesquisa Formação de Professores Ensino de Matemática |
description |
Esse artigo apresenta subsídios à reflexão da Entrevista Compreensiva, enquanto método de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, apresentaremos os aportes teórico-metodológicos da Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297/298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 19 (2015) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003636604928 |