A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547 |
Resumo: | Artigo resultado de pesquisa em Educação Matemática, com o objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular os conhecimentos matemáticos informais identificados aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula. Pesquisa qualitativa exploratória, na modalidade Estudo de Caso. A fundamentação teórica foi baseada em livros e artigos que discutem a temática, contribuindo na identificação de conhecimentos matemáticos na produção de Cabeçudos, relacionando-os aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação e de entrevistas. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, podem contribuir para mediar o ensino de conhecimentos matemáticos formais, a partir da aproximação da escola com a cultura da região, promovendo uma aprendizagem seja mais significativa. |
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A feitura de cabeçudos como uma prática socioculturalSaberes matemáticosPráticas SocioculturaisFormalidadeInformalidadeCabeçudosArtigo resultado de pesquisa em Educação Matemática, com o objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular os conhecimentos matemáticos informais identificados aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula. Pesquisa qualitativa exploratória, na modalidade Estudo de Caso. A fundamentação teórica foi baseada em livros e artigos que discutem a temática, contribuindo na identificação de conhecimentos matemáticos na produção de Cabeçudos, relacionando-os aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação e de entrevistas. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, podem contribuir para mediar o ensino de conhecimentos matemáticos formais, a partir da aproximação da escola com a cultura da região, promovendo uma aprendizagem seja mais significativa.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023008.id547REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547/500Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLedoux, PaulaMacedo, Robson2023-09-23T18:23:50Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/547Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:50Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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