A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledoux, Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Macedo, Robson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547
Resumo: Artigo resultado de pesquisa em Educação Matemática, com o objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular os conhecimentos matemáticos informais identificados aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula. Pesquisa qualitativa exploratória, na modalidade Estudo de Caso. A fundamentação teórica foi baseada em livros e artigos que discutem a temática, contribuindo na identificação de conhecimentos matemáticos na produção de Cabeçudos, relacionando-os aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação e de entrevistas. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, podem contribuir para mediar o ensino de conhecimentos matemáticos formais, a partir da aproximação da escola com a cultura da região, promovendo uma aprendizagem seja mais significativa.
id UFPA-6_82755f49726022905c9e40353ec11622
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/547
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A feitura de cabeçudos como uma prática socioculturalSaberes matemáticosPráticas SocioculturaisFormalidadeInformalidadeCabeçudosArtigo resultado de pesquisa em Educação Matemática, com o objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular os conhecimentos matemáticos informais identificados aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula. Pesquisa qualitativa exploratória, na modalidade Estudo de Caso. A fundamentação teórica foi baseada em livros e artigos que discutem a temática, contribuindo na identificação de conhecimentos matemáticos na produção de Cabeçudos, relacionando-os aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação e de entrevistas. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, podem contribuir para mediar o ensino de conhecimentos matemáticos formais, a partir da aproximação da escola com a cultura da região, promovendo uma aprendizagem seja mais significativa.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023008.id547REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547/500Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLedoux, PaulaMacedo, Robson2023-09-23T18:23:50Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/547Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:50Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
title A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
spellingShingle A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
Ledoux, Paula
Saberes matemáticos
Práticas Socioculturais
Formalidade
Informalidade
Cabeçudos
title_short A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
title_full A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
title_fullStr A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
title_full_unstemmed A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
title_sort A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural
author Ledoux, Paula
author_facet Ledoux, Paula
Macedo, Robson
author_role author
author2 Macedo, Robson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledoux, Paula
Macedo, Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes matemáticos
Práticas Socioculturais
Formalidade
Informalidade
Cabeçudos
topic Saberes matemáticos
Práticas Socioculturais
Formalidade
Informalidade
Cabeçudos
description Artigo resultado de pesquisa em Educação Matemática, com o objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular os conhecimentos matemáticos informais identificados aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula. Pesquisa qualitativa exploratória, na modalidade Estudo de Caso. A fundamentação teórica foi baseada em livros e artigos que discutem a temática, contribuindo na identificação de conhecimentos matemáticos na produção de Cabeçudos, relacionando-os aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação e de entrevistas. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, podem contribuir para mediar o ensino de conhecimentos matemáticos formais, a partir da aproximação da escola com a cultura da região, promovendo uma aprendizagem seja mais significativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023008.id547
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023008.id547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023008
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002234658816