Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58 |
Resumo: | O projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto. |
id |
UFPA-6_b10f48178776c9d929887b9a700f5aa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/58 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IMGeoGebraHistória da MatemáticaTecnologias DigitaisInvestigação MatemáticaO projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5810.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310REMATEC; v. 16 n. 37 (2021); 140-1592675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58/57Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Sousa, Giselle2022-11-17T22:37:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/58Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
title |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
spellingShingle |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM Costa de Sousa, Giselle GeoGebra História da Matemática Tecnologias Digitais Investigação Matemática |
title_short |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
title_full |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
title_fullStr |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
title_full_unstemmed |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
title_sort |
Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM |
author |
Costa de Sousa, Giselle |
author_facet |
Costa de Sousa, Giselle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa de Sousa, Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra História da Matemática Tecnologias Digitais Investigação Matemática |
topic |
GeoGebra História da Matemática Tecnologias Digitais Investigação Matemática |
description |
O projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58/57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 37 (2021); 140-159 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002746363904 |