Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilhena da Silva, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171
Resumo: Este texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos.
id UFPA-6_cf8359679990118180d72d63779fe576
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/171
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramáticaRegras matemáticasTreinoUso da gramáticaFilosofia de WittgensteinEste texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17110.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 120-1352675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171/170Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silveira, Marisa RosâniVilhena da Silva, Paulo2022-11-17T22:44:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/171Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
title Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
spellingShingle Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Regras matemáticas
Treino
Uso da gramática
Filosofia de Wittgenstein
title_short Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
title_full Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
title_fullStr Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
title_full_unstemmed Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
title_sort Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
author Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
author_facet Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Vilhena da Silva, Paulo
author_role author
author2 Vilhena da Silva, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu da Silveira, Marisa Rosâni
Vilhena da Silva, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Regras matemáticas
Treino
Uso da gramática
Filosofia de Wittgenstein
topic Regras matemáticas
Treino
Uso da gramática
Filosofia de Wittgenstein
description Este texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171/170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 120-135
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003188862976