Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171 |
Resumo: | Este texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos. |
id |
UFPA-6_cf8359679990118180d72d63779fe576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/171 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramáticaRegras matemáticasTreinoUso da gramáticaFilosofia de WittgensteinEste texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17110.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 120-1352675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171/170Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silveira, Marisa RosâniVilhena da Silva, Paulo2022-11-17T22:44:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/171Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
title |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
spellingShingle |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática Abreu da Silveira, Marisa Rosâni Regras matemáticas Treino Uso da gramática Filosofia de Wittgenstein |
title_short |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
title_full |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
title_fullStr |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
title_full_unstemmed |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
title_sort |
Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática |
author |
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni |
author_facet |
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni Vilhena da Silva, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Vilhena da Silva, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu da Silveira, Marisa Rosâni Vilhena da Silva, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regras matemáticas Treino Uso da gramática Filosofia de Wittgenstein |
topic |
Regras matemáticas Treino Uso da gramática Filosofia de Wittgenstein |
description |
Este texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171/170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 120-135 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003188862976 |