SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79 |
Resumo: | Neste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula. |
id |
UFPA-6_e57916939e5c6434d1eb172fa1ec84fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/79 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática PesquisaEducação MatemáticaEnsino e Aprendizagem de MatemáticaSipematNeste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/7910.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 01-262675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/78Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Rosa Borba, Rute Elizabete deFerreira Monteiro, Carlos EduardoAvelar Brito Lima, Anna Paula de Castro Filho, José Aires de Chagas Barreto, MarciliaSantos Santana, Eurivalda Ribeiro dos2022-11-17T22:38:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/79Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
title |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
spellingShingle |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de Pesquisa Educação Matemática Ensino e Aprendizagem de Matemática Sipemat |
title_short |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
title_full |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
title_fullStr |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
title_full_unstemmed |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
title_sort |
SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática |
author |
Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de |
author_facet |
Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Avelar Brito Lima, Anna Paula de Castro Filho, José Aires de Chagas Barreto, Marcilia Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Avelar Brito Lima, Anna Paula de Castro Filho, José Aires de Chagas Barreto, Marcilia Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Avelar Brito Lima, Anna Paula de Castro Filho, José Aires de Chagas Barreto, Marcilia Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Educação Matemática Ensino e Aprendizagem de Matemática Sipemat |
topic |
Pesquisa Educação Matemática Ensino e Aprendizagem de Matemática Sipemat |
description |
Neste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 01-26 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002774675456 |