SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo, Avelar Brito Lima, Anna Paula de, Castro Filho, José Aires de, Chagas Barreto, Marcilia, Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79
Resumo: Neste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula.
id UFPA-6_e57916939e5c6434d1eb172fa1ec84fb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/79
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática PesquisaEducação MatemáticaEnsino e Aprendizagem de MatemáticaSipematNeste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/7910.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 01-262675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/78Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Rosa Borba, Rute Elizabete deFerreira Monteiro, Carlos EduardoAvelar Brito Lima, Anna Paula de Castro Filho, José Aires de Chagas Barreto, MarciliaSantos Santana, Eurivalda Ribeiro dos2022-11-17T22:38:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/79Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
title SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
spellingShingle SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de
Pesquisa
Educação Matemática
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Sipemat
title_short SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
title_full SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
title_fullStr SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
title_full_unstemmed SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
title_sort SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática
author Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de
author_facet Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Avelar Brito Lima, Anna Paula de
Castro Filho, José Aires de
Chagas Barreto, Marcilia
Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos
author_role author
author2 Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Avelar Brito Lima, Anna Paula de
Castro Filho, José Aires de
Chagas Barreto, Marcilia
Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Rosa Borba, Rute Elizabete de
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo
Avelar Brito Lima, Anna Paula de
Castro Filho, José Aires de
Chagas Barreto, Marcilia
Santos Santana, Eurivalda Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Educação Matemática
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Sipemat
topic Pesquisa
Educação Matemática
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Sipemat
description Neste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 01-26
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002774675456