Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243 |
Resumo: | A implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira que, além da dimensão material, também sejam valorizadas as dimensões culturais e humanas. |
id |
UFPA-6_ea8b209ab9319874ab38479c3c1cd426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/243 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do CampoEducação MatemáticaEducação do CampoRecursos para ensinar MatemáticaA implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira que, além da dimensão material, também sejam valorizadas as dimensões culturais e humanas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243/244Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Ferreira Monteiro, Carlos EduardoPereira Martins, Maria NiedjaTeixeira Lima de Carvalho, Liliane MariaNogueira de Queiroz , Tamires2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/243Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
title |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
spellingShingle |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Educação Matemática Educação do Campo Recursos para ensinar Matemática |
title_short |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
title_full |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
title_fullStr |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
title_full_unstemmed |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
title_sort |
Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo |
author |
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo |
author_facet |
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Pereira Martins, Maria Niedja Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria Nogueira de Queiroz , Tamires |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Martins, Maria Niedja Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria Nogueira de Queiroz , Tamires |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Pereira Martins, Maria Niedja Teixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria Nogueira de Queiroz , Tamires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação do Campo Recursos para ensinar Matemática |
topic |
Educação Matemática Educação do Campo Recursos para ensinar Matemática |
description |
A implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira que, além da dimensão material, também sejam valorizadas as dimensões culturais e humanas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243/244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 12 n. 25 (2017) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003557961728 |