The critic in the mathematics teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Rosâni Abreu da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628
Resumo: The speech related to Mathematics is dispersed through voices and in the senses that students and teachers may have access, interfering in the Mathematics teaching/learning. This speech constituted a discourse memory, perpetuating itself through the subjects' statements, there we can find the possibility of resignifying It
id UFPA-7_73b78d49eba0c81322f00d83c758af55
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1628
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling The critic in the mathematics teachingA crítica ao ensino de matemáticamathematics teaching/learning; learning difficulty; speechensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discursoThe speech related to Mathematics is dispersed through voices and in the senses that students and teachers may have access, interfering in the Mathematics teaching/learning. This speech constituted a discourse memory, perpetuating itself through the subjects' statements, there we can find the possibility of resignifying ItO discurso que fala da matemática está disperso nas vozes e nos lugares de significação a que aluno e professor têm acesso, interferindo no ensino e na aprendizagem da disciplina. Esse discurso constitui-se como memória discursiva, perpetuando-se através das enunciações pelos sujeitos. É nestas enunciações que se encontra a possibilidade de re-significar a matemática.Universidade Federal do ParáSilva, Marisa Rosâni Abreu da2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/162810.18542/amazrecm.v2i0.1628Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 2 (2006); 1-7Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 2 (2006); 1-72317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628/2065/*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/BARUK, Stella. Insucessos e Matemáticas. Lisboa /Portugal: Relógio D' Água Editores, 1996./*ref*/BEAN, Dale. O que é modelagem matemática? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, n. 9/10, p. 49, 2001./*ref*/GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Autores Associados, 1998./*ref*/KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987./*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Para além de bem e de mal. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)/*ref*/PAIN, Sara. Aarte e a construção do conhecimento. Revista do GEEMPA, n. 1, p. 19-27, jul., 1993./*ref*/SILVEIRA, Marisa R. Abreu da. A interpretação da matemática na escola, no dizer dos alunos: ressonâncias do sentido de “dificuldade”. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertação (Mestrado)./*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 2000./*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Rio de Janeiro : Coleção Pensamento Humano, 1996./*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Madrid: Alianza Editorial, 1987.Direitos autorais 2006 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:07Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1628Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:07Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv The critic in the mathematics teaching
A crítica ao ensino de matemática
title The critic in the mathematics teaching
spellingShingle The critic in the mathematics teaching
Silva, Marisa Rosâni Abreu da
mathematics teaching/learning; learning difficulty; speech
ensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discurso
title_short The critic in the mathematics teaching
title_full The critic in the mathematics teaching
title_fullStr The critic in the mathematics teaching
title_full_unstemmed The critic in the mathematics teaching
title_sort The critic in the mathematics teaching
author Silva, Marisa Rosâni Abreu da
author_facet Silva, Marisa Rosâni Abreu da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marisa Rosâni Abreu da
dc.subject.por.fl_str_mv mathematics teaching/learning; learning difficulty; speech
ensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discurso
topic mathematics teaching/learning; learning difficulty; speech
ensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discurso
description The speech related to Mathematics is dispersed through voices and in the senses that students and teachers may have access, interfering in the Mathematics teaching/learning. This speech constituted a discourse memory, perpetuating itself through the subjects' statements, there we can find the possibility of resignifying It
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628
10.18542/amazrecm.v2i0.1628
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v2i0.1628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628/2065
/*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
/*ref*/BARUK, Stella. Insucessos e Matemáticas. Lisboa /Portugal: Relógio D' Água Editores, 1996.
/*ref*/BEAN, Dale. O que é modelagem matemática? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, n. 9/10, p. 49, 2001.
/*ref*/GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Autores Associados, 1998.
/*ref*/KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987.
/*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Para além de bem e de mal. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)
/*ref*/PAIN, Sara. Aarte e a construção do conhecimento. Revista do GEEMPA, n. 1, p. 19-27, jul., 1993.
/*ref*/SILVEIRA, Marisa R. Abreu da. A interpretação da matemática na escola, no dizer dos alunos: ressonâncias do sentido de “dificuldade”. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertação (Mestrado).
/*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 2000.
/*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Rio de Janeiro : Coleção Pensamento Humano, 1996.
/*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Madrid: Alianza Editorial, 1987.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2006 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2006 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 2 (2006); 1-7
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 2 (2006); 1-7
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465149014147072