Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180 |
Resumo: | O presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo. |
id |
UFPA-7_91f827f4162ea5c8f045299f9621451c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15180 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricosAlgebric Thinking manifestations on geometric patterns investigationPensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos.Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patternsO presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo.The present paper exposes the data from the resolutions of Algebra exploratory-investigative tasks, aiming to identify the manifestations of the characteristic of algebraic thinking “perceiving and trying to express regularities or invariances” according to Fiorentini, Fernandes and Cristóvão (2005). The activities, which were carried out by students in the 8th year of elementary school at a state public school in Pelotas, addressed sequences with patterns defined by the variables geometric shape, position and color. We characterized the manifestations of the algebraic thinking of the participants from two resolutions types: one with the geometric pattern identification and expression, varying the representation forms, and another in which, either there was no regularity identification, or there was standard identification without, however, expressing it.Universidade Federal do ParáBlank, Frederico da RosaHoffmann, Daniela StevaninMorgado, AndreaGouvea, Valeska dos SantosBilhalva, Aiana Silveira2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1518010.18542/amazrecm.v19i43.15180Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 272-287Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 272-2872317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180/10757/*ref*/DE OLIVEIRA, Eduardo José; GONÇALVES, Tânia Maria Nunes. Uma proposta de atividades para minimizar as dificuldades na aprendizagem de álgebra. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10849-10863, 2021./*ref*/FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993./*ref*/FIORENTINI, Dario; FERNANDES, Fernando Luís Pereira; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-brasileiro de investigações matemáticas no currículo e na formação do professor, p. 1-22, 2005./*ref*/JUNIOR, Giovanni; RUY, José. A conquista da matemática, 1º ano : componente curricular matemática : ensino fundamental, anos iniciais. - 1. ed. - São Paulo : FTD, 2018./*ref*/LINS, Romulo Campos; GIMENEZ Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP : Papirus, 1997./*ref*/MESCOUTO, Juliana Batista; DE LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues; BARBOSA, Elsa. Tarefas exploratório-investigativas de ensino-aprendizagem-avaliação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021./*ref*/OLIVEIRA, D. C.; CEDRO, W. L. Indícios da compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica nas crianças participantes do Clube de Matemática. Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 139-165, 2018./*ref*/PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003. Lisboa: APM, p. 25-39, 2003./*ref*/RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Autêntica Editora, 2021./*ref*/SCREMIN, Greice; RIGHI, Flávia Pereira. Ensino de álgebra no ensino fundamental: uma revisão histórica dos PCN à BNCC. Ensino em ReVista, v. 27, n. 2, p. 409-433, 2020.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15180Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos Algebric Thinking manifestations on geometric patterns investigation |
title |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos |
spellingShingle |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos Blank, Frederico da Rosa Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos. Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patterns |
title_short |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos |
title_full |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos |
title_fullStr |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos |
title_full_unstemmed |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos |
title_sort |
Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos |
author |
Blank, Frederico da Rosa |
author_facet |
Blank, Frederico da Rosa Hoffmann, Daniela Stevanin Morgado, Andrea Gouvea, Valeska dos Santos Bilhalva, Aiana Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Hoffmann, Daniela Stevanin Morgado, Andrea Gouvea, Valeska dos Santos Bilhalva, Aiana Silveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blank, Frederico da Rosa Hoffmann, Daniela Stevanin Morgado, Andrea Gouvea, Valeska dos Santos Bilhalva, Aiana Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos. Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patterns |
topic |
Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos. Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patterns |
description |
O presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180 10.18542/amazrecm.v19i43.15180 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v19i43.15180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180/10757 /*ref*/DE OLIVEIRA, Eduardo José; GONÇALVES, Tânia Maria Nunes. Uma proposta de atividades para minimizar as dificuldades na aprendizagem de álgebra. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10849-10863, 2021. /*ref*/FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993. /*ref*/FIORENTINI, Dario; FERNANDES, Fernando Luís Pereira; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-brasileiro de investigações matemáticas no currículo e na formação do professor, p. 1-22, 2005. /*ref*/JUNIOR, Giovanni; RUY, José. A conquista da matemática, 1º ano : componente curricular matemática : ensino fundamental, anos iniciais. - 1. ed. - São Paulo : FTD, 2018. /*ref*/LINS, Romulo Campos; GIMENEZ Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP : Papirus, 1997. /*ref*/MESCOUTO, Juliana Batista; DE LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues; BARBOSA, Elsa. Tarefas exploratório-investigativas de ensino-aprendizagem-avaliação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021. /*ref*/OLIVEIRA, D. C.; CEDRO, W. L. Indícios da compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica nas crianças participantes do Clube de Matemática. Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 139-165, 2018. /*ref*/PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003. Lisboa: APM, p. 25-39, 2003. /*ref*/RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Autêntica Editora, 2021. /*ref*/SCREMIN, Greice; RIGHI, Flávia Pereira. Ensino de álgebra no ensino fundamental: uma revisão histórica dos PCN à BNCC. Ensino em ReVista, v. 27, n. 2, p. 409-433, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 272-287 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 272-287 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465145754124288 |