Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blank, Frederico da Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hoffmann, Daniela Stevanin, Morgado, Andrea, Gouvea, Valeska dos Santos, Bilhalva, Aiana Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180
Resumo: O presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo.
id UFPA-7_91f827f4162ea5c8f045299f9621451c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15180
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricosAlgebric Thinking manifestations on geometric patterns investigationPensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos.Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patternsO presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo.The present paper exposes the data from the resolutions of Algebra exploratory-investigative tasks, aiming to identify the manifestations of the characteristic of algebraic thinking “perceiving and trying to express regularities or invariances” according to Fiorentini, Fernandes and Cristóvão (2005). The activities, which were carried out by students in the 8th year of elementary school at a state public school in Pelotas, addressed sequences with patterns defined by the variables geometric shape, position and color. We characterized the manifestations of the algebraic thinking of the participants from two resolutions types: one with the geometric pattern identification and expression, varying the representation forms, and another in which, either there was no regularity identification, or there was standard identification without, however, expressing it.Universidade Federal do ParáBlank, Frederico da RosaHoffmann, Daniela StevaninMorgado, AndreaGouvea, Valeska dos SantosBilhalva, Aiana Silveira2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1518010.18542/amazrecm.v19i43.15180Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 272-287Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 272-2872317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180/10757/*ref*/DE OLIVEIRA, Eduardo José; GONÇALVES, Tânia Maria Nunes. Uma proposta de atividades para minimizar as dificuldades na aprendizagem de álgebra. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10849-10863, 2021./*ref*/FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993./*ref*/FIORENTINI, Dario; FERNANDES, Fernando Luís Pereira; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-brasileiro de investigações matemáticas no currículo e na formação do professor, p. 1-22, 2005./*ref*/JUNIOR, Giovanni; RUY, José. A conquista da matemática, 1º ano : componente curricular matemática : ensino fundamental, anos iniciais. - 1. ed. - São Paulo : FTD, 2018./*ref*/LINS, Romulo Campos; GIMENEZ Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP : Papirus, 1997./*ref*/MESCOUTO, Juliana Batista; DE LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues; BARBOSA, Elsa. Tarefas exploratório-investigativas de ensino-aprendizagem-avaliação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021./*ref*/OLIVEIRA, D. C.; CEDRO, W. L. Indícios da compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica nas crianças participantes do Clube de Matemática. Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 139-165, 2018./*ref*/PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003. Lisboa: APM, p. 25-39, 2003./*ref*/RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Autêntica Editora, 2021./*ref*/SCREMIN, Greice; RIGHI, Flávia Pereira. Ensino de álgebra no ensino fundamental: uma revisão histórica dos PCN à BNCC. Ensino em ReVista, v. 27, n. 2, p. 409-433, 2020.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15180Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
Algebric Thinking manifestations on geometric patterns investigation
title Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
spellingShingle Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
Blank, Frederico da Rosa
Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos.
Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patterns
title_short Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
title_full Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
title_fullStr Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
title_full_unstemmed Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
title_sort Manifestação do pensamento algébrico na investigação de padrões geométricos
author Blank, Frederico da Rosa
author_facet Blank, Frederico da Rosa
Hoffmann, Daniela Stevanin
Morgado, Andrea
Gouvea, Valeska dos Santos
Bilhalva, Aiana Silveira
author_role author
author2 Hoffmann, Daniela Stevanin
Morgado, Andrea
Gouvea, Valeska dos Santos
Bilhalva, Aiana Silveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Blank, Frederico da Rosa
Hoffmann, Daniela Stevanin
Morgado, Andrea
Gouvea, Valeska dos Santos
Bilhalva, Aiana Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos.
Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patterns
topic Pensamento Algébrico; Atividades exploratório-investigativas; Padrões geométricos.
Algebraic thinking; Exploratory-investigative activities; Geometric patterns
description O presente trabalho expõe os dados oriundos de resoluções de tarefas exploratório-investigativas de Álgebra, objetivando identificar as manifestações do caracterizador do pensamento algébrico “perceber e tentar expressar regularidades ou invariâncias”, de acordo com Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005). As atividades que foram realizadas por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pelotense abordavam sequências com padrões definidos pelas variáveis: forma geométrica, posição e cor. Caracterizamos as manifestações do pensamento algébrico dos participantes a partir de dois tipos de resoluções: um com a identificação e expressão do padrão geométrico, variando as formas de representação, e outro em que, ou não houve identificação da regularidade, ou houve a identificação do padrão sem, entretanto, expressá-lo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180
10.18542/amazrecm.v19i43.15180
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i43.15180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15180/10757
/*ref*/DE OLIVEIRA, Eduardo José; GONÇALVES, Tânia Maria Nunes. Uma proposta de atividades para minimizar as dificuldades na aprendizagem de álgebra. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10849-10863, 2021.
/*ref*/FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993.
/*ref*/FIORENTINI, Dario; FERNANDES, Fernando Luís Pereira; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-brasileiro de investigações matemáticas no currículo e na formação do professor, p. 1-22, 2005.
/*ref*/JUNIOR, Giovanni; RUY, José. A conquista da matemática, 1º ano : componente curricular matemática : ensino fundamental, anos iniciais. - 1. ed. - São Paulo : FTD, 2018.
/*ref*/LINS, Romulo Campos; GIMENEZ Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP : Papirus, 1997.
/*ref*/MESCOUTO, Juliana Batista; DE LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues; BARBOSA, Elsa. Tarefas exploratório-investigativas de ensino-aprendizagem-avaliação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021.
/*ref*/OLIVEIRA, D. C.; CEDRO, W. L. Indícios da compreensão da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica nas crianças participantes do Clube de Matemática. Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 139-165, 2018.
/*ref*/PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003. Lisboa: APM, p. 25-39, 2003.
/*ref*/RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Autêntica Editora, 2021.
/*ref*/SCREMIN, Greice; RIGHI, Flávia Pereira. Ensino de álgebra no ensino fundamental: uma revisão histórica dos PCN à BNCC. Ensino em ReVista, v. 27, n. 2, p. 409-433, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 272-287
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 272-287
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145754124288