Mapeando elementos do perfil epistemológico de densidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Viviane Florentino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amantes, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9787
Resumo: Neste artigo apresentamos o mapeamento de elementos do perfil epistemológico de densidade de estudantes do ensino médio e superior. Aplicamos testes a uma amostra de 324 estudantes desses dois níveis com o intuito de identificar a presença de elementos do perfil a partir da segmentação do conceito nas três primeiras zonas: realismo ingênuo, empirismo e racionalismo tradicional. Os testes foram construídos tendo como parâmetro o conteúdo de nível médio. Nossos resultados evidenciam que a consolidação dos conhecimentos referentes ao conceito de densidade que permite a diferenciação de contextos de uso: científico e cotidiano, assim como a apropriação de elementos teóricos para lidar com o conceito, só são constatadas, de modo significativo, em estudantes de nível superior. A partir desses resultados questionamos a formação em nível médio em termos de promoção do desenvolvimento de concepções, uma vez que há evidências de não superação do senso comum. Além disso, parece não haver a instrução necessária para prover elementos teóricos necessários à compreensão de situações empíricas. Por fim, apontamos a necessidade de mais pesquisas, a fim de evidenciar como o processo de escolarização fornece subsídios para que alunos superem o senso comum e consigam operar com teorias científicas.
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spelling Mapeando elementos do perfil epistemológico de densidadeMapping elements of the density epistemological profileconceito científico de densidade; perfil epistemológico; mapeamentothe scientific concept of density; epistemological profile; mappingNeste artigo apresentamos o mapeamento de elementos do perfil epistemológico de densidade de estudantes do ensino médio e superior. Aplicamos testes a uma amostra de 324 estudantes desses dois níveis com o intuito de identificar a presença de elementos do perfil a partir da segmentação do conceito nas três primeiras zonas: realismo ingênuo, empirismo e racionalismo tradicional. Os testes foram construídos tendo como parâmetro o conteúdo de nível médio. Nossos resultados evidenciam que a consolidação dos conhecimentos referentes ao conceito de densidade que permite a diferenciação de contextos de uso: científico e cotidiano, assim como a apropriação de elementos teóricos para lidar com o conceito, só são constatadas, de modo significativo, em estudantes de nível superior. A partir desses resultados questionamos a formação em nível médio em termos de promoção do desenvolvimento de concepções, uma vez que há evidências de não superação do senso comum. Além disso, parece não haver a instrução necessária para prover elementos teóricos necessários à compreensão de situações empíricas. Por fim, apontamos a necessidade de mais pesquisas, a fim de evidenciar como o processo de escolarização fornece subsídios para que alunos superem o senso comum e consigam operar com teorias científicas.This paper presents the mapping of elements of the high school and university students' density epistemological profile. We have applied tests to a sample of 324 students from these two levels to identify profile elements from the segmentation of the concept in the first three zones: naive realism, empiricism, and traditional rationalism. The tests were built using high school-level content as the parameter. Our results show that knowledge consolidation related to the concept of density, which allows the differentiation of contexts of use: scientific and every day, and the appropriation of theoretical elements to deal with the concept, is only found, significantly, in students of higher level. Based on these results, we question the training at the high school level regarding what has been promoted while developing concepts since there is evidence of not succeeding common sense. Also, there seems to be no good teaching to provide the necessary theoretical elements to understand empirical situations. Finally, we point out the need for more research to show how the schooling process provides subsidies for students to overcome common sense and operate with scientific theories.Universidade Federal do ParáCAPESde Melo, Viviane FlorentinoAmantes, Amanda2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/978710.18542/amazrecm.v17i38.9787Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 153-172Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 153-1722317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9787/7403/*ref*/AGUIAR, M. S. F. Aprendizagem de conceitos físicos a partir de um jogo didático. 2018, 274p. 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