Estudo imagético sobre microrganismos na web
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8486 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi identificar concepções que perpassam as imagens de microrganismos, disponibilizadas on-line, avaliando se estas contribuem para a construção adequada, reducionista ou equivocada do ensino em microbiologia. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque exploratório, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas 1421 imagens agrupadas pelas palavras-chave: “microrganismos” e “micro-organismos”, originando onze categorias de análise. Os resultados indicam que nas imagens on-line os microrganismos são lembrados por sua nocividade para a saúde humana. Em contrapartida, revelam uma escassez de recursos imagéticos no que tange aos benefícios proporcionados pelos microrganismos. Tal resultado contribui para uma concepção equivocada, cabendo ao professor utilizar as imagens de forma crítica e responsável. |
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Estudo imagético sobre microrganismos na webImagine study on Microorganisms on the webensino de ciências; material didático; cultura imagética; internetscience teaching; courseware; image culture; internetO objetivo desta pesquisa foi identificar concepções que perpassam as imagens de microrganismos, disponibilizadas on-line, avaliando se estas contribuem para a construção adequada, reducionista ou equivocada do ensino em microbiologia. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque exploratório, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas 1421 imagens agrupadas pelas palavras-chave: “microrganismos” e “micro-organismos”, originando onze categorias de análise. Os resultados indicam que nas imagens on-line os microrganismos são lembrados por sua nocividade para a saúde humana. Em contrapartida, revelam uma escassez de recursos imagéticos no que tange aos benefícios proporcionados pelos microrganismos. Tal resultado contribui para uma concepção equivocada, cabendo ao professor utilizar as imagens de forma crítica e responsável.This study aimed to identify conceptions that permeate the microorganism’s images, that are available online, evaluating whether they contribute to the adequate, reductionist or mistaken construction of microbiology teaching. The study, with a qualitative character, was guided by the exploratory approach, using as methodology the construction of a bank of images, which were selected through Google Images, a tool of research on the web. 1421 images were analyzed, which was grouped by the keywords: “microrganismos” and “micro-organismos”, in Portuguese, leading to eleven categories of analysis. The results indicate that in the online images the microorganisms are remembered for their harmfulness to human health. On the other hand, they revealed a scarcity of imagery resources concerning the benefits provided by microorganisms. This result contributes to a mistaken conception, giving the task to the teachers to use the images with critically and responsibly.Universidade Federal do ParáCAPES, UFSMCAPESUFSMOestreich, LauraBreunig, Eduarda TaísLoreto, Elgion Lucio da SilvaGoldschmidt, Andréa Inês2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/848610.18542/amazrecm.v16i37.8486Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 73-88Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 73-882317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8486/6690/*ref*/ALCAMO, E..; ELSON, L. M. Microbiologia: um livro para colorir. São Paulo: Roca, 2004./*ref*/BARBOSA, F. G.; OLIVEIRA, N. C. de. Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO. UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 16, n. 1, p. 5-13, jan. 2015./*ref*/BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA, L. P. J. de L. Alternativas metodológicas em microbiologia – viabilizando atividades práticas. BioTerra: Revista de biologia e ciências da terra, v.10, n.2, p.134-143, 2010./*ref*/BARCA, L. As múltiplas imagens do cientista no cinema. Comunicação & Educação, São Paulo, v.10, n. 1, p.31-39, 2005./*ref*/BERNARDI, G. et al. Concepções prévias dos alunos dos anos iniciais sobre microrganismos. Revista Ciências & Ideias, v. 10, p. 55-69, 2019./*ref*/BIZERRA, A. et al. Crianças pequenas e seus conhecimentos sobre Microrganismos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas.... 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