Atividade inferencial na compreensão leitora de gêneros textuais da matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Rosane Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ripardo, Ronaldo Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14871
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar a produção de inferências de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Tem como fundamento teórico as discussões de Marcuschi (2008) acerca da produção de inferências no processo de leitura. A abordagem é quantitativa, de larga escala, e se trata de um estudo de caso exploratório. A produção de dados foi realizada com 387 alunos de 14 escolas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará, a partir da aplicação de uma prova de leitura constituída por cinco Testes Cloze utilizando diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Os resultados apontam maior ocorrência de acertos no preenchimento das lacunas que mobilizam as inferências de base textual. Concluímos que esse processo de inferenciação, baseado em informações intratextuais, não parece ser influenciado pelo gênero do texto matemático.
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spelling Atividade inferencial na compreensão leitora de gêneros textuais da matemática escolarInferential activity in reading comprehension of textual genres in school mathematicsLetramento matemático; leitura; inferência; teste clozeMathematical literacy; reading; inference; cloze testEste artigo tem o objetivo de analisar a produção de inferências de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Tem como fundamento teórico as discussões de Marcuschi (2008) acerca da produção de inferências no processo de leitura. A abordagem é quantitativa, de larga escala, e se trata de um estudo de caso exploratório. A produção de dados foi realizada com 387 alunos de 14 escolas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará, a partir da aplicação de uma prova de leitura constituída por cinco Testes Cloze utilizando diferentes gêneros textuais da matemática escolar. Os resultados apontam maior ocorrência de acertos no preenchimento das lacunas que mobilizam as inferências de base textual. Concluímos que esse processo de inferenciação, baseado em informações intratextuais, não parece ser influenciado pelo gênero do texto matemático.This article aims to analyze the production of inferences by students in the final years of Elementary School in reading different textual genres in school mathematics. Its theoretical basis is Marcuschi's discussions about the production of inferences in the reading process. The approach is quantitative, large-scale, and it is an exploratory case study. Data production was carried out with 387 students from 14 schools in the countryside and in the city of the municipality of Canaã dos Carajás, State of Pará, with application of a reading test consisting of five cloze tests using different textual genres from school mathematics. The results indicate higher occurrence of successes in filling in the gaps that mobilize text-based inferences. We conclude that this inference process based on intratextual information does not seem to be influenced by the genre of the mathematical text.Universidade Federal do ParáPrefeitura Municipal de Canaã dos Carajás - PaBarbosa, Rosane MendesRipardo, Ronaldo Barros2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1487110.18542/amazrecm.v19i42.14871Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 148-160Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 148-1602317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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