Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Genovese, Luiz Gonzaga Roversi, Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589
Resumo: This essay aims at discussing the importance of socio-scientific issues as a possibility to implement a critical science teaching in the classroom, that contemplates the different opinions of the students and that broadens the understanding of the relations between science and technology, immersed in a dominated society by economic interests. In order to do so, it retakes the origin of this perspective of education in the Science, Technology and Society (STS) movement, explains the nature of socio-scientific issues and their presence in the media, articulated to the challenges encountered by teachers who decide to work with controversial scientific topics in their classes. Finally, it argues that it is promising the study of socio-scientific issues in science education from the early years of Elementary School
id UFPA-7_bdb4e38fa46529239bfc66b20953dc4d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6589
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary SchoolQuestões sociocientíficas: origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamentalsocio-scientific issues; STS movement; critical teacher trainingquestões sociocientíficas; movimento CTS; formação docente críticaThis essay aims at discussing the importance of socio-scientific issues as a possibility to implement a critical science teaching in the classroom, that contemplates the different opinions of the students and that broadens the understanding of the relations between science and technology, immersed in a dominated society by economic interests. In order to do so, it retakes the origin of this perspective of education in the Science, Technology and Society (STS) movement, explains the nature of socio-scientific issues and their presence in the media, articulated to the challenges encountered by teachers who decide to work with controversial scientific topics in their classes. Finally, it argues that it is promising the study of socio-scientific issues in science education from the early years of Elementary SchoolEste ensaio tem como objetivo discutir a importância das questões sociocientíficas como uma possibilidade de implementar em sala de aula um ensino de ciências crítico, que contemple as diferentes opiniões dos estudantes e que amplie a compreensão das relações entre ciência e tecnologia, imersas em uma sociedade dominada por interesses econômicos. Para isso, retoma a origem dessa perspectiva de educação no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), explica a natureza das questões sociocientíficas e sua presença na mídia, articuladas aos desafios encontrados pelos docentes que decidem trabalhar com temas científicos controversos em suas aulas. Por fim, argumenta que é promissor o estudo de questões sociocientíficas no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Universidade Federal do ParáGenovese, Cinthia Leticia de Carvalho RoversiGenovese, Luiz Gonzaga RoversiCarvalho, Washington Luiz Pacheco de2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/658910.18542/amazrecm.v15i34.6589Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 08-17Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 08-172317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589/6029/*ref*/ADORNO, W. T. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel. Theodor Adorno. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994./*ref*/AIKENHEAD, G. S. Educação Científica para todos. 1. ed. Tradução Maria Teresa Oliveira. Mangualde, Portugal: Edições Pedago, 2009./*ref*/AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p.1-13, 2001./*ref*/BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014./*ref*/BORTOLETTO, A.; CARVALHO, L. P. de. Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 9, nº 17, p.141-160, jul./dez. 2012./*ref*/BRASIL. Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005. Regulamenta e estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS. Diário Oficial da União, Brasília, 28 mar. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm. Acesso em: 16 fev. 2015./*ref*/CARSON, R. Primavera Silenciosa. 1. ed. Tradução Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Gaia, 2010./*ref*/CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: História e formação com pedagogos primordiais. Rio de janeiro: Wak, 2011./*ref*/FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola Jesuítas, 2011./*ref*/GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011./*ref*/GUIMARÃES, M. A. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011./*ref*/KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 6.ed. São Paulo: Perspectivas, 2001./*ref*/MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em ensino de ciências, v.14, n. 2, p. 281-298, 2009./*ref*/MARTÍNEZ, L. F. P. Ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) a partir de questões sociocientíficas (QSC). In: Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2012. Disponível em: http://books.scielo.org/id/bd67t/pdf/martinez-9788539303540-04.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017./*ref*/MARTÍNEZ-PÉREZ, L.; CARVALHO, W. L. P de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012./*ref*/PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2.ed. rev. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008./*ref*/PEDRETTI, E. Septic tank crisis: A case study of science, technology and society education in an elementary school. International Journal of Science Education, Ontario, v. 19, n.10, p. 1211-1230. 1997./*ref*/RATCLIFFE M.; GRACE M. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. Maidenhead: Open University Press, 2003./*ref*/REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. 2004. Tese (Doutorado) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: http://pwp.netcabo.pt/PedroRochaReis. Acesso em: 25 jan. 2015./*ref*/REIS, P.; GALVÃO, C. Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v.10, n. 2, p. 131-160, 2005./*ref*/REIS, P.; GALVÃO, C. Os professores de Ciências naturais e a discussão de controvérsias sociocientifícas: dois casos distintos. Revista electrónica de Enseñanza de la Ciencias, Vigo, v. 7, n. 3, p. 746-772, 2008./*ref*/RUDDUCK, J. A strategy for controversial issues in the secondary school. In: WELLINGTON, J. J. (Edited). Controversial issues in the curriculum. Basil Blackwell Ltd. England. 1986./*ref*/SADLER, T. D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004./*ref*/SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em ensino de ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009./*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p.333-352, 2008./*ref*/SISMONDO, S. Pharmaceutical company funding and its consequences: A qualitative systematic review. Contemporary Clinical Trials, v. 29, p.109–113, 2008. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1143764. Acesso em: 10 abr. 2017./*ref*/SOLOMON, J. Teaching science, technology and society. Buckingham: Open University Press, 1993./*ref*/SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. (Editors). STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College, 1994./*ref*/SOUZA, I. M. A. Células tronco: considerações sobre o regime de verdade e o regime de esperança. In: PORTO, C. M., BROTAS, A. M. P., BORTOLIERO, S. T., (Orgs). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 153-178. Disponível em: http://books.scielo.org/id/y7fvr/pdf/porto-9788523211813-08.pdf. Acesso em: 04 abr. 2017./*ref*/VILCHES, A.; PÉREZ, D. G.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011./*ref*/WIESENMAYER, R. L.; RUBBA, P. A. The Effects of STS Issue Investigation and Action Instruction Versus Traditional Life Science Instruction on Seventh Grade Students' Citizenship Behaviors. Journal of Science Education and Technology, Luxembourg, v. 8, n. 2, p. 137-144, 1999./*ref*/ZIMAN, J. Enseñanza y aprendizaje sobre la ciencia y la sociedad. Traducción José Andrés Pérez Carballo. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica, 1985./*ref*/ZIMAN, J. The Rationale of STS Education is in the Approach. In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. (Editors). STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College, 1994a./*ref*/ZIMAN, J. Public understanding of science: constituencies and stereotypes. In: GAGO, J. M. O futuro da cultura científica. Lisboa: Instituto de Prospectiva, 1994b.Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6589Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
Questões sociocientíficas: origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
spellingShingle Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
socio-scientific issues; STS movement; critical teacher training
questões sociocientíficas; movimento CTS; formação docente crítica
title_short Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
title_full Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
title_fullStr Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
title_full_unstemmed Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
title_sort Socio-scientific issues: origin, characteristics, perspectives and possibilities of implementation in science education from the early years of Elementary School
author Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
author_facet Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
author_role author
author2 Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
dc.subject.por.fl_str_mv socio-scientific issues; STS movement; critical teacher training
questões sociocientíficas; movimento CTS; formação docente crítica
topic socio-scientific issues; STS movement; critical teacher training
questões sociocientíficas; movimento CTS; formação docente crítica
description This essay aims at discussing the importance of socio-scientific issues as a possibility to implement a critical science teaching in the classroom, that contemplates the different opinions of the students and that broadens the understanding of the relations between science and technology, immersed in a dominated society by economic interests. In order to do so, it retakes the origin of this perspective of education in the Science, Technology and Society (STS) movement, explains the nature of socio-scientific issues and their presence in the media, articulated to the challenges encountered by teachers who decide to work with controversial scientific topics in their classes. Finally, it argues that it is promising the study of socio-scientific issues in science education from the early years of Elementary School
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589
10.18542/amazrecm.v15i34.6589
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i34.6589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589/6029
/*ref*/ADORNO, W. T. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel. Theodor Adorno. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.
/*ref*/AIKENHEAD, G. S. Educação Científica para todos. 1. ed. Tradução Maria Teresa Oliveira. Mangualde, Portugal: Edições Pedago, 2009.
/*ref*/AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p.1-13, 2001.
/*ref*/BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
/*ref*/BORTOLETTO, A.; CARVALHO, L. P. de. Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 9, nº 17, p.141-160, jul./dez. 2012.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005. Regulamenta e estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS. Diário Oficial da União, Brasília, 28 mar. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm. Acesso em: 16 fev. 2015.
/*ref*/CARSON, R. Primavera Silenciosa. 1. ed. Tradução Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Gaia, 2010.
/*ref*/CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: História e formação com pedagogos primordiais. Rio de janeiro: Wak, 2011.
/*ref*/FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola Jesuítas, 2011.
/*ref*/GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.
/*ref*/GUIMARÃES, M. A. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
/*ref*/KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 6.ed. São Paulo: Perspectivas, 2001.
/*ref*/MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em ensino de ciências, v.14, n. 2, p. 281-298, 2009.
/*ref*/MARTÍNEZ, L. F. P. Ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) a partir de questões sociocientíficas (QSC). In: Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2012. Disponível em: http://books.scielo.org/id/bd67t/pdf/martinez-9788539303540-04.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017.
/*ref*/MARTÍNEZ-PÉREZ, L.; CARVALHO, W. L. P de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012.
/*ref*/PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2.ed. rev. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008.
/*ref*/PEDRETTI, E. Septic tank crisis: A case study of science, technology and society education in an elementary school. International Journal of Science Education, Ontario, v. 19, n.10, p. 1211-1230. 1997.
/*ref*/RATCLIFFE M.; GRACE M. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. Maidenhead: Open University Press, 2003.
/*ref*/REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. 2004. Tese (Doutorado) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: http://pwp.netcabo.pt/PedroRochaReis. Acesso em: 25 jan. 2015.
/*ref*/REIS, P.; GALVÃO, C. Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v.10, n. 2, p. 131-160, 2005.
/*ref*/REIS, P.; GALVÃO, C. Os professores de Ciências naturais e a discussão de controvérsias sociocientifícas: dois casos distintos. Revista electrónica de Enseñanza de la Ciencias, Vigo, v. 7, n. 3, p. 746-772, 2008.
/*ref*/RUDDUCK, J. A strategy for controversial issues in the secondary school. In: WELLINGTON, J. J. (Edited). Controversial issues in the curriculum. Basil Blackwell Ltd. England. 1986.
/*ref*/SADLER, T. D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em ensino de ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.
/*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p.333-352, 2008.
/*ref*/SISMONDO, S. Pharmaceutical company funding and its consequences: A qualitative systematic review. Contemporary Clinical Trials, v. 29, p.109–113, 2008. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1143764. Acesso em: 10 abr. 2017.
/*ref*/SOLOMON, J. Teaching science, technology and society. Buckingham: Open University Press, 1993.
/*ref*/SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. (Editors). STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College, 1994.
/*ref*/SOUZA, I. M. A. Células tronco: considerações sobre o regime de verdade e o regime de esperança. In: PORTO, C. M., BROTAS, A. M. P., BORTOLIERO, S. T., (Orgs). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 153-178. Disponível em: http://books.scielo.org/id/y7fvr/pdf/porto-9788523211813-08.pdf. Acesso em: 04 abr. 2017.
/*ref*/VILCHES, A.; PÉREZ, D. G.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
/*ref*/WIESENMAYER, R. L.; RUBBA, P. A. The Effects of STS Issue Investigation and Action Instruction Versus Traditional Life Science Instruction on Seventh Grade Students' Citizenship Behaviors. Journal of Science Education and Technology, Luxembourg, v. 8, n. 2, p. 137-144, 1999.
/*ref*/ZIMAN, J. Enseñanza y aprendizaje sobre la ciencia y la sociedad. Traducción José Andrés Pérez Carballo. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica, 1985.
/*ref*/ZIMAN, J. The Rationale of STS Education is in the Approach. In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. (Editors). STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College, 1994a.
/*ref*/ZIMAN, J. Public understanding of science: constituencies and stereotypes. In: GAGO, J. M. O futuro da cultura científica. Lisboa: Instituto de Prospectiva, 1994b.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 08-17
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 08-17
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146839400448