The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3812 |
Resumo: | We emphasize in this research project the importance that students already in the first years of elementary school begin to develop a scientific attitude, possessing some degree of mastery of skills and resources making them capable of facing certain situations. Considering the mediator role of the pedagogue teacher, who will teach Science in the early years of elementary school, we must consider, therefore, the initial formation in the understanding development of what it is a scientifically competent individual, because the scientific competent is not developed spontaneously among students. Therefore, this study investigated the development of comprehension of what is a scientific knowledge in Pedagogy students in Initial formation. Partially identified in only a quarter of Pedagogy students surveyed, we highlight the importance of the scientific knowledge notion construction as a goal for this basic education stage. |
id |
UFPA-7_d338fe560bf13b4de0e582e87cbd8aab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3812 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientificA formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicosinitial training; scientific knowledge; science education in the early grades of elementary school; pedagogyformação inicial; saberes científicos; ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental; pedagogiaWe emphasize in this research project the importance that students already in the first years of elementary school begin to develop a scientific attitude, possessing some degree of mastery of skills and resources making them capable of facing certain situations. Considering the mediator role of the pedagogue teacher, who will teach Science in the early years of elementary school, we must consider, therefore, the initial formation in the understanding development of what it is a scientifically competent individual, because the scientific competent is not developed spontaneously among students. Therefore, this study investigated the development of comprehension of what is a scientific knowledge in Pedagogy students in Initial formation. Partially identified in only a quarter of Pedagogy students surveyed, we highlight the importance of the scientific knowledge notion construction as a goal for this basic education stage.Ressaltamos neste trabalho a importância dos alunos já nos primeiros anos do Ensino Fundamental comecem a caminhar em busca do desenvolvimento de saberes científicos, possuindo certo grau de domínio, de habilidades e recursos tornando-os capazes de confrontar determinadas situações. Considerando o papel de mediador do professor que lecionará Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental, há de se considerar a sua formação inicial para o desenvolvimento da compreensão do que é um indivíduo cientificamente competente uma vez que os saberes científicos não são desenvolvidos espontaneamente entre os alunos. A proposta deste estudo foi, consequentemente, investigar a noção de saberes científicos em discentes do curso de licenciatura em Pedagogia. Identificada parcialmente em apenas um quarto dos discentes investigados, destacamos a importância da construção da noção dos saberes científicos como objetivo para esta etapa da educação básica.Universidade Federal do ParáCampos, Raquel Sanzovo Pires deCampos, Luciana Maria Lunardi2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/381210.18542/amazrecm.v13i25.3812Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 25 (2016); 135-146Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 25 (2016); 135-1462317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3812/4048/*ref*/ABEEG, I.; F. P. BASTOS, 2005. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em ciências naturais e suas tecnologias: exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Ense anza de las Ciencias. v. 4 n.3, 2005./*ref*/BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2009./*ref*/BAUER, M. W.; BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In.: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas:/*ref*/ABRAPEC, 2011. BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas: ABRAPEC, 2011./*ref*/BIZZO, N. M. V. Metodologia e prática de ensino de ciências: A aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/praticadeensino.htm. Acesso em: jul. 2012./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997./*ref*/CAMPOS, R.S.P.A. Prática do formador de professor de Ciências no curso de Pedagogia: intenções e ações. Trabalho de conclusão de curso. Bauru, 2012./*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2009 ./*ref*/DUCATTI-SILVA, K. C. A Formação no curso de Pedagogia: Metodologia para o Ensino de Ciências. In: CAPELLINI, V. L. M; MANZONI, R. M. Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo Educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008./*ref*/FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p./*ref*/FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Instituto Sangari, 2009./*ref*/GARCÍA, C. M. Estrutura Conceptual da Formação de Professores. In: GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999./*ref*/GASPARIN, J. L.; Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados 2009. 190 p./*ref*/GATTI, B. A. Licenciaturas: Crise Sem Mudança?. In: DALBEN, A. I. L. F [et al.]. [orgs] Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Livro 4, Belo Horizonte: Autêntica, 2010./*ref*/GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009./*ref*/GERALDO, A. C. H. Didática das Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. 170 p./*ref*/HAMBURGUER, E. W. Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais. Estudos Avançados, v. 21, n. 60, 2007./*ref*/KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93./*ref*/LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma Releitura do Papel da Professora das Séries Iniciais no Desenvolvimento e Aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio. v. 8, n. 2, dez. 2006./*ref*/MENDES, J. S. B.; TOSCANO, C. O ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo com acadêmicas de pedagogia. In.: Atas do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, nov. 2011./*ref*/MIZUKAMI, M. G. N., et al. Introdução e Cap. 1 - Formação de professores: concepção e problemática atual. In: MIZUKAMI, M. G. N (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos : EdUFSCar, 2002. p. 7- 45./*ref*/OCDE. PISA 2006. Marco de la evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lectura. Paris: OCDE. 2006./*ref*/ROCHA, M. B.; MEGID NETO, J. Práticas de Formação de Professores para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In.: Atas do Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação em Ciências. (ENPEC), VIII, 2009. Florianópolis: ABRAPEC, 2011./*ref*/QUINTANILLA, M. 2006. Identificación, caracteización y evaluación de competencias científicas desde uma imagen naturalizada de la ciencia. In.: ADÚRIN-BRAVO, A.; QUINTANILLA, M. Enseñar ciencias en el nuevo milenio: retos y propuestas. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2006./*ref*/SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas-SP: Armazém do ipê, 2005./*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores associados, 2005./*ref*/ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007. p. 93-103.Direitos autorais 2016 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:35Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3812Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:35Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific A formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicos |
title |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific |
spellingShingle |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific Campos, Raquel Sanzovo Pires de initial training; scientific knowledge; science education in the early grades of elementary school; pedagogy formação inicial; saberes científicos; ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental; pedagogia |
title_short |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific |
title_full |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific |
title_fullStr |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific |
title_full_unstemmed |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific |
title_sort |
The formation of teacher of sciences for the early years of elementary school and understanding of knowledge scientific |
author |
Campos, Raquel Sanzovo Pires de |
author_facet |
Campos, Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Luciana Maria Lunardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
initial training; scientific knowledge; science education in the early grades of elementary school; pedagogy formação inicial; saberes científicos; ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental; pedagogia |
topic |
initial training; scientific knowledge; science education in the early grades of elementary school; pedagogy formação inicial; saberes científicos; ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental; pedagogia |
description |
We emphasize in this research project the importance that students already in the first years of elementary school begin to develop a scientific attitude, possessing some degree of mastery of skills and resources making them capable of facing certain situations. Considering the mediator role of the pedagogue teacher, who will teach Science in the early years of elementary school, we must consider, therefore, the initial formation in the understanding development of what it is a scientifically competent individual, because the scientific competent is not developed spontaneously among students. Therefore, this study investigated the development of comprehension of what is a scientific knowledge in Pedagogy students in Initial formation. Partially identified in only a quarter of Pedagogy students surveyed, we highlight the importance of the scientific knowledge notion construction as a goal for this basic education stage. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3812 10.18542/amazrecm.v13i25.3812 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3812 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v13i25.3812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3812/4048 /*ref*/ABEEG, I.; F. P. BASTOS, 2005. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em ciências naturais e suas tecnologias: exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Ense anza de las Ciencias. v. 4 n.3, 2005. /*ref*/BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2009. /*ref*/BAUER, M. W.; BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In.: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas: /*ref*/ABRAPEC, 2011. BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas: ABRAPEC, 2011. /*ref*/BIZZO, N. M. V. Metodologia e prática de ensino de ciências: A aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/praticadeensino.htm. Acesso em: jul. 2012. /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. /*ref*/CAMPOS, R.S.P.A. Prática do formador de professor de Ciências no curso de Pedagogia: intenções e ações. Trabalho de conclusão de curso. Bauru, 2012. /*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2009 . /*ref*/DUCATTI-SILVA, K. C. A Formação no curso de Pedagogia: Metodologia para o Ensino de Ciências. In: CAPELLINI, V. L. M; MANZONI, R. M. Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo Educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. /*ref*/FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p. /*ref*/FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Instituto Sangari, 2009. /*ref*/GARCÍA, C. M. Estrutura Conceptual da Formação de Professores. In: GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999. /*ref*/GASPARIN, J. L.; Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados 2009. 190 p. /*ref*/GATTI, B. A. Licenciaturas: Crise Sem Mudança?. In: DALBEN, A. I. L. F [et al.]. [orgs] Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Livro 4, Belo Horizonte: Autêntica, 2010. /*ref*/GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009. /*ref*/GERALDO, A. C. H. Didática das Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. 170 p. /*ref*/HAMBURGUER, E. W. Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais. Estudos Avançados, v. 21, n. 60, 2007. /*ref*/KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93. /*ref*/LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma Releitura do Papel da Professora das Séries Iniciais no Desenvolvimento e Aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio. v. 8, n. 2, dez. 2006. /*ref*/MENDES, J. S. B.; TOSCANO, C. O ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo com acadêmicas de pedagogia. In.: Atas do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, nov. 2011. /*ref*/MIZUKAMI, M. G. N., et al. Introdução e Cap. 1 - Formação de professores: concepção e problemática atual. In: MIZUKAMI, M. G. N (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos : EdUFSCar, 2002. p. 7- 45. /*ref*/OCDE. PISA 2006. Marco de la evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lectura. Paris: OCDE. 2006. /*ref*/ROCHA, M. B.; MEGID NETO, J. Práticas de Formação de Professores para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In.: Atas do Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação em Ciências. (ENPEC), VIII, 2009. Florianópolis: ABRAPEC, 2011. /*ref*/QUINTANILLA, M. 2006. Identificación, caracteización y evaluación de competencias científicas desde uma imagen naturalizada de la ciencia. In.: ADÚRIN-BRAVO, A.; QUINTANILLA, M. Enseñar ciencias en el nuevo milenio: retos y propuestas. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2006. /*ref*/SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas-SP: Armazém do ipê, 2005. /*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores associados, 2005. /*ref*/ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007. p. 93-103. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 25 (2016); 135-146 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 25 (2016); 135-146 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465144441307136 |