Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768 |
Resumo: | This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game. |
id |
UFPA_1bc3c8e48b754dd665b6992263107b6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1768 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:25Z2011-03-23T21:19:25Z2008-06-02SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game.Esta dissertação corporifica o trabalho de pesquisa pautado na identificação e análise dos processos identitários presentes nas práticas discursivas de professores de licenciatura da Universidade Federal do Pará. O trabalho investigativo foi balizado por uma questão/problema orientada a levantar que posições identitárias são vivenciadas por docentes em sua trajetória de vida e percurso profissional. O principal objetivo deste estudo, portanto, foi verificar de que forma se processa a movimentação identitária de docentes durante a sua trajetória de formação e atuação. O aporte teórico e metodológico foi orientado por contribuições foucaultianas e larroseanas que permitiram o exercício de problematização, questionamento, desconstrução e atribuição de sentido às narrativas coletadas. Permitiram, ainda, entender a docência como um campo perspectivado e as identidades como dispositivos marcados pela diferença. Foram coletadas informações a partir da discursividade produzida em narrativas de dois professores de licenciaturas do Campus Universitário de Castanhal. Dentre os resultados mais significativos se encontra o de que a atuação de docentes na UFPA os coloca em lugares bastante diversificados, sendo eles, em todo momento, interpelados por um processo discursivo que tenta impor-lhes identificações e posturas a serem seguidas, bem como, condicionamentos sobre quem deve ser e que identidades assumir. Entende-se ser necessário refazer, reinventar, desconstruir e construir outras identidades e outros papéis à docência nos jogos de poder/saber.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALCastanhal - PAProfessoresEnsino fundamentalEnsino médioEnsino superiorPará - EstadoAmazônia brasileiraProcesso identitárioTravessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPAPassages of formation and teaching performance: identitárias movements gifts in the practical discursivas of professors of licenciaturas of the UFPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Josenilda Maria Maués dahttp://lattes.cnpq.br/9246008698629513http://lattes.cnpq.br/9934039543357877SILVA, Gerlândia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdfDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdfapplication/pdf970863http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/1/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdfc045157c37f69a39963913806c96838dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txtDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txtExtracted texttext/plain374966http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/5/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txt3899bda2c5bc860b6aaf684ce7fd4f50MD552011/17682019-05-22 09:46:31.238oai:repositorio.ufpa.br:2011/1768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T12:46:31Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Passages of formation and teaching performance: identitárias movements gifts in the practical discursivas of professors of licenciaturas of the UFPA |
title |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
spellingShingle |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA SILVA, Gerlândia de Castro CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL Castanhal - PA Professores Ensino fundamental Ensino médio Ensino superior Pará - Estado Amazônia brasileira Processo identitário |
title_short |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
title_full |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
title_fullStr |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
title_full_unstemmed |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
title_sort |
Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA |
author |
SILVA, Gerlândia de Castro |
author_facet |
SILVA, Gerlândia de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA, Josenilda Maria Maués da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9246008698629513 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gerlândia de Castro |
contributor_str_mv |
SILVA, Josenilda Maria Maués da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL Castanhal - PA Professores Ensino fundamental Ensino médio Ensino superior Pará - Estado Amazônia brasileira Processo identitário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Castanhal - PA Professores Ensino fundamental Ensino médio Ensino superior Pará - Estado Amazônia brasileira Processo identitário |
description |
This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/1/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/5/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c045157c37f69a39963913806c96838d 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 3899bda2c5bc860b6aaf684ce7fd4f50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1793525609525149696 |