Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gerlândia de Castro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768
Resumo: This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game.
id UFPA_1bc3c8e48b754dd665b6992263107b6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1768
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:25Z2011-03-23T21:19:25Z2008-06-02SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game.Esta dissertação corporifica o trabalho de pesquisa pautado na identificação e análise dos processos identitários presentes nas práticas discursivas de professores de licenciatura da Universidade Federal do Pará. O trabalho investigativo foi balizado por uma questão/problema orientada a levantar que posições identitárias são vivenciadas por docentes em sua trajetória de vida e percurso profissional. O principal objetivo deste estudo, portanto, foi verificar de que forma se processa a movimentação identitária de docentes durante a sua trajetória de formação e atuação. O aporte teórico e metodológico foi orientado por contribuições foucaultianas e larroseanas que permitiram o exercício de problematização, questionamento, desconstrução e atribuição de sentido às narrativas coletadas. Permitiram, ainda, entender a docência como um campo perspectivado e as identidades como dispositivos marcados pela diferença. Foram coletadas informações a partir da discursividade produzida em narrativas de dois professores de licenciaturas do Campus Universitário de Castanhal. Dentre os resultados mais significativos se encontra o de que a atuação de docentes na UFPA os coloca em lugares bastante diversificados, sendo eles, em todo momento, interpelados por um processo discursivo que tenta impor-lhes identificações e posturas a serem seguidas, bem como, condicionamentos sobre quem deve ser e que identidades assumir. Entende-se ser necessário refazer, reinventar, desconstruir e construir outras identidades e outros papéis à docência nos jogos de poder/saber.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALCastanhal - PAProfessoresEnsino fundamentalEnsino médioEnsino superiorPará - EstadoAmazônia brasileiraProcesso identitárioTravessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPAPassages of formation and teaching performance: identitárias movements gifts in the practical discursivas of professors of licenciaturas of the UFPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Josenilda Maria Maués dahttp://lattes.cnpq.br/9246008698629513http://lattes.cnpq.br/9934039543357877SILVA, Gerlândia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdfDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdfapplication/pdf970863http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/1/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdfc045157c37f69a39963913806c96838dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txtDissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txtExtracted texttext/plain374966http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/5/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txt3899bda2c5bc860b6aaf684ce7fd4f50MD552011/17682019-05-22 09:46:31.238oai:repositorio.ufpa.br:2011/1768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T12:46:31Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Passages of formation and teaching performance: identitárias movements gifts in the practical discursivas of professors of licenciaturas of the UFPA
title Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
spellingShingle Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
SILVA, Gerlândia de Castro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Castanhal - PA
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino superior
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Processo identitário
title_short Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_full Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_fullStr Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_full_unstemmed Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
title_sort Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA
author SILVA, Gerlândia de Castro
author_facet SILVA, Gerlândia de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Josenilda Maria Maués da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9246008698629513
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gerlândia de Castro
contributor_str_mv SILVA, Josenilda Maria Maués da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Castanhal - PA
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino superior
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Processo identitário
dc.subject.por.fl_str_mv Castanhal - PA
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino superior
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Processo identitário
description This dissertation discusses the varying professional roles assumed by a teacher at the Federal University of Para (UFPA). As source material for this work, their life stories, based upon oral narratives were used. The research focuses on the discovery about what are the different roles assumed by those teachers during their entire professional life as a teacher. The main question studied was: what are the most important roles assumed by such a teacher and how they are related among themselves? The theoretical and methodological approach used was based upon Foucault's and Larrosse's seminal works. These thinkers suggest that oral speeches about one's own life story carry strong significances and can be given important meanings and interpretations. As results, the study of these oral narratives showed us that the university teachers at UFPA assume many and varied roles during their professional life at the institution and that at each time they are questioned about those different roles. Besides, they are forced sometimes to assume certain behaviors accepted by the establishment. We conclude for the necessity of remaking, reconstructing other roles for those teachers involved with the power/knowledge institutions game.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768
identifier_str_mv SILVA, Gerlândia de Castro. Travessias de formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/1/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1768/5/Dissertacao_TravessiasFormacaoAtuacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c045157c37f69a39963913806c96838d
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
3899bda2c5bc860b6aaf684ce7fd4f50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1793525609525149696