Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSÁRIO, Daísa Gomes do
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769
Resumo: The Problem Based Learning (PBL) has been indicated out as an important tool to teach the students how to learn by themselves. The aim of the present work is to investigate under which way PBL may contribute to the formation of teachers both for the High School and Higher Education. In order to reach this objective we delivered a PBL based holiday course dedicated to re-discover the functional anatomy of animals with contrasting life styles. Teachers and students of the High School as well as Higher Education students of Biology and Medicine were subjects of the investigation. Quali-quantitative analysis were done applying questionnaires and semi-structured interviews to the teachers and students. The results revealed that PBL contributes to the formation of the reflexive teachers and increses motivation of both students and teachers at the holiday courses, suggesting that it is possible to start with PBL methodology at the High Schools and High Education in the Amazon Region, despite the present infrastructure limitations.
id UFPA_17d025d8f305466948034a4f79c22da3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1769
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:25Z2011-03-23T21:19:25Z2005-09-30ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769The Problem Based Learning (PBL) has been indicated out as an important tool to teach the students how to learn by themselves. The aim of the present work is to investigate under which way PBL may contribute to the formation of teachers both for the High School and Higher Education. In order to reach this objective we delivered a PBL based holiday course dedicated to re-discover the functional anatomy of animals with contrasting life styles. Teachers and students of the High School as well as Higher Education students of Biology and Medicine were subjects of the investigation. Quali-quantitative analysis were done applying questionnaires and semi-structured interviews to the teachers and students. The results revealed that PBL contributes to the formation of the reflexive teachers and increses motivation of both students and teachers at the holiday courses, suggesting that it is possible to start with PBL methodology at the High Schools and High Education in the Amazon Region, despite the present infrastructure limitations.O Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) é apontado como ferramenta importante para ensinar os alunos a aprender por si mesmos. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma a ABP pode contribuir para a formação de professores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso dedicado a avaliar o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em Curso de Férias direcionado à redescoberta da anatomia e fisiologia de animais com estilos de vida contrastantes. Participaram do estudo alunos e professores do Ensino Médio, alunos do Ensino Superior do Curso de Licenciatura em Biologia e monitores alunos do Curso de Medicina. Foram feitas análises qualitativas e quantitativas a partir dos dados obtidos por questionários e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alunos, professores e monitores. Os resultados das análises revelaram que ela contribui definitivamente para a formação do professor reflexivo assim como promove maior envolvimento e motivação dos alunos e professores com o curso assim como para a possibilidade de sua utilização imediata no ensino médio e superior na Amazônia, a despeito das restrições atuais de infraestrutura.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsino médioEnsino superiorPrática de ensinoFormação de professoresAmazônia brasileiraFormação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aulaFormation of teachers: the learning based on problems and its contribution for the performance of the professor in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDINIZ, Cristovam Wanderley Picançohttp://lattes.cnpq.br/2014918752636286http://lattes.cnpq.br/4519301218600015ROSÁRIO, Daísa Gomes doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54ORIGINALDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdfDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdfapplication/pdf2074390http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/1/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf70db022878a60de2d8ed781df75fab66MD51TEXTDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txtDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txtExtracted texttext/plain326105http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/5/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txt78f5309cf0072b8098be0c6cfb0155d9MD552011/17692019-05-23 10:25:53.335oai:repositorio.ufpa.br:2011/1769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:53Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Formation of teachers: the learning based on problems and its contribution for the performance of the professor in the classroom
title Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
spellingShingle Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
ROSÁRIO, Daísa Gomes do
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino médio
Ensino superior
Prática de ensino
Formação de professores
Amazônia brasileira
title_short Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
title_full Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
title_fullStr Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
title_full_unstemmed Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
title_sort Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
author ROSÁRIO, Daísa Gomes do
author_facet ROSÁRIO, Daísa Gomes do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2014918752636286
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSÁRIO, Daísa Gomes do
contributor_str_mv DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino médio
Ensino superior
Prática de ensino
Formação de professores
Amazônia brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino superior
Prática de ensino
Formação de professores
Amazônia brasileira
description The Problem Based Learning (PBL) has been indicated out as an important tool to teach the students how to learn by themselves. The aim of the present work is to investigate under which way PBL may contribute to the formation of teachers both for the High School and Higher Education. In order to reach this objective we delivered a PBL based holiday course dedicated to re-discover the functional anatomy of animals with contrasting life styles. Teachers and students of the High School as well as Higher Education students of Biology and Medicine were subjects of the investigation. Quali-quantitative analysis were done applying questionnaires and semi-structured interviews to the teachers and students. The results revealed that PBL contributes to the formation of the reflexive teachers and increses motivation of both students and teachers at the holiday courses, suggesting that it is possible to start with PBL methodology at the High Schools and High Education in the Amazon Region, despite the present infrastructure limitations.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769
identifier_str_mv ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/1/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/5/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
70db022878a60de2d8ed781df75fab66
78f5309cf0072b8098be0c6cfb0155d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771938421407744