A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377 |
Resumo: | O romance mostra a saga de Ana Júlia, judia polonesa, roubada em sua ingenuidade e forçada à prostituição na Amazônia. Ionathan busca na história da bisavó Ana, um documento que a ligasse à cultura judaica na esperança de se provar judeu. A prostituição a mantem distante da comunidade judaica sefardita, mas o bisneto, convicto de sua herança, com os relatos maternos e o Shadai herdado, procura sua teshuvá, e da bisavó, como por expiação. Acham-se ecos do apagamento e do hibridismo cultural vividos pelos judeus na Amazônia desde as primeiras imigrações. Fugidos da perseguição etno-religiosa na Península Ibérica do século XV, muitos erradicaram-se no Marrocos, imigrando para o Brasil. A memória de um passado lusitano ganhou fôlego e ardor fomentados pelo imaginário judeu sefardita. A pertença ao judaísmo buscada por Ionathan reflete o que tantos antepassados procuram preservar. São a esses ecos da judeidade na Amazônia, quer como preservação, quer como retorno cultural que este artigo busca dar conta, a partir da história de Ana e da trajetória de perquirições de Ionathan. Para tal fim, contamos com os apontamentos teórico-históricos de Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson entre outros. |
id |
UFPA_1a55d42e4161488180c9ba3c017b3f78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12343 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2020-03-03T15:35:56Z2020-03-03T15:35:56Z2017-05SILVA, Alessandra F. Conde da; BARROS, Silvia Helena Benchimol. A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos de Serruya: o Shadaí herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 67-77, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12343. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377O romance mostra a saga de Ana Júlia, judia polonesa, roubada em sua ingenuidade e forçada à prostituição na Amazônia. Ionathan busca na história da bisavó Ana, um documento que a ligasse à cultura judaica na esperança de se provar judeu. A prostituição a mantem distante da comunidade judaica sefardita, mas o bisneto, convicto de sua herança, com os relatos maternos e o Shadai herdado, procura sua teshuvá, e da bisavó, como por expiação. Acham-se ecos do apagamento e do hibridismo cultural vividos pelos judeus na Amazônia desde as primeiras imigrações. Fugidos da perseguição etno-religiosa na Península Ibérica do século XV, muitos erradicaram-se no Marrocos, imigrando para o Brasil. A memória de um passado lusitano ganhou fôlego e ardor fomentados pelo imaginário judeu sefardita. A pertença ao judaísmo buscada por Ionathan reflete o que tantos antepassados procuram preservar. São a esses ecos da judeidade na Amazônia, quer como preservação, quer como retorno cultural que este artigo busca dar conta, a partir da história de Ana e da trajetória de perquirições de Ionathan. Para tal fim, contamos com os apontamentos teórico-históricos de Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson entre outros.The novel shows the saga of Ana Julia, Polish Jewish girl deceived and forced into prostitution in the Amazon. Ionathan searches in the past history of Ana, his great-grandmother, any document connecting her to the Jewish culture in the hope of proving himself a Jew. Prostitution will keep her distanced from the Sephardic Jewish community, but Ionathan, conscious of his origins, and holding the inherited Shadai, searches for his and Ana’s teshuvah, as in atonement. The book shows signs of deletion and cultural hybridity experienced by Jews in the Amazon, since the first immigration. Escaped from the ethno-religious persecution in the Iberian Peninsula, many Jews eradicated in Morocco, immigrating to Brazil, afterwards. The memory of a Lusitanian past gained strength and fervour fostered by the Jewish Sephardic imaginary. The sense of being Jewish sought by Ionathan reflects what many ancestors try to preserve. These echoes of Jewishness in the Amazon – either as preservation or cultural return movement – are the main focus of this article based on the story of Ana and Ionathan’s investigations. For that purpose, we rely on theoretical and historical documents by Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson among others.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6377reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACabelos de fogoMarcos SerruyaAmazônia paraenseJudeidadeThe Amazon within ParáJewishnessA teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article516777http://lattes.cnpq.br/8747999892547499http://lattes.cnpq.br/8002163769688750SILVA, Alessandra Fabrícia Conde daBARROS, Silvia Helena Benchimolinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55ORIGINALArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdfArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdfapplication/pdf118526http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/1/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdffbf1e3fa4bcc6f20a4d627a5b2739997MD51TEXTArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txtArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txtExtracted texttext/plain35106http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/6/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txt52e771052ff645e882bed38b50cf101bMD562011/123432020-03-04 02:46:08.545oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-03-04T05:46:08Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
title |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
spellingShingle |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da Cabelos de fogo Marcos Serruya Amazônia paraense Judeidade The Amazon within Pará Jewishness |
title_short |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
title_full |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
title_fullStr |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
title_full_unstemmed |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
title_sort |
A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense |
author |
SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da |
author_facet |
SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da BARROS, Silvia Helena Benchimol |
author_role |
author |
author2 |
BARROS, Silvia Helena Benchimol |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8747999892547499 http://lattes.cnpq.br/8002163769688750 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da BARROS, Silvia Helena Benchimol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cabelos de fogo Marcos Serruya Amazônia paraense Judeidade |
topic |
Cabelos de fogo Marcos Serruya Amazônia paraense Judeidade The Amazon within Pará Jewishness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
The Amazon within Pará Jewishness |
description |
O romance mostra a saga de Ana Júlia, judia polonesa, roubada em sua ingenuidade e forçada à prostituição na Amazônia. Ionathan busca na história da bisavó Ana, um documento que a ligasse à cultura judaica na esperança de se provar judeu. A prostituição a mantem distante da comunidade judaica sefardita, mas o bisneto, convicto de sua herança, com os relatos maternos e o Shadai herdado, procura sua teshuvá, e da bisavó, como por expiação. Acham-se ecos do apagamento e do hibridismo cultural vividos pelos judeus na Amazônia desde as primeiras imigrações. Fugidos da perseguição etno-religiosa na Península Ibérica do século XV, muitos erradicaram-se no Marrocos, imigrando para o Brasil. A memória de um passado lusitano ganhou fôlego e ardor fomentados pelo imaginário judeu sefardita. A pertença ao judaísmo buscada por Ionathan reflete o que tantos antepassados procuram preservar. São a esses ecos da judeidade na Amazônia, quer como preservação, quer como retorno cultural que este artigo busca dar conta, a partir da história de Ana e da trajetória de perquirições de Ionathan. Para tal fim, contamos com os apontamentos teórico-históricos de Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson entre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T15:35:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-03T15:35:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Alessandra F. Conde da; BARROS, Silvia Helena Benchimol. A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos de Serruya: o Shadaí herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 67-77, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12343. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-1346 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alessandra F. Conde da; BARROS, Silvia Helena Benchimol. A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos de Serruya: o Shadaí herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 67-77, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12343. Acesso em:. 2318-1346 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nova Revista Amazônica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6377 |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/1/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/6/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 fbf1e3fa4bcc6f20a4d627a5b2739997 52e771052ff645e882bed38b50cf101b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771976192163840 |