Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Tarcízio Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: AMARAL FILHO, Otacílio, http://orcid.org/0000-0003-3600-1497
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575
Resumo: Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.
id UFPA_abb9e22dd02e9cdafbba2a31f55630ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14575
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-08-03T13:30:00Z2022-08-03T13:30:00Z2015-08MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:.1984-8226http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1457510.4013/fem.2015.172.10Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.This paper seeks to weave an analysis about the online game known as League of Legends, understanding it as a contemporary cultural product and a transmedia world, with the possibility of tracing a path of competitive games, often taken with a predominance of competition (agôn), as vectors of a meaningful narrative. In this sense, we try to identify some phenomena of the so-called convergent architecture culture in the game from the creation of a skin based on Amazon Iara. Thus, we present the history, the functioning and the relationships that the game and its transmidiatic products have with the global consumer culture, as well as their strategies in order to attract consumers to a virtual environment, promoting participatory culture, the reframing and the return of the myth in contemporary societies.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade do Vale do Rio dos SinosUNISINOSBrasilRevista Fronteiras: estudos midiáticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.10reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACiberculturaCultura amazônicaCultura participativaBens virtuaisConsumoJogos on-lineNarrativa transmídiaMOBACybercultureAmazonian cultureParticipatory cultureVirtual goodsConsumptionOnline gamesTransmedia storytellingDos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of LegendsFrom the rivers to the LCD: The return of the myth and the architecture of convergence culture in League of Legendsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article172231http://lattes.cnpq.br/0523977022344824http://lattes.cnpq.br/2605877670235703MACEDO, Tarcízio PereiraAMARAL FILHO, Otacíliohttp://orcid.org/0000-0003-3600-1497247ORIGINALArtigo_RiosTelaCristal.pdfArtigo_RiosTelaCristal.pdfapplication/pdf4600213https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/1/Artigo_RiosTelaCristal.pdfd38f8b105d6d80ea228277b655790622MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/145752023-08-16 12:26:37.015oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-16T15:26:37Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From the rivers to the LCD: The return of the myth and the architecture of convergence culture in League of Legends
title Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
spellingShingle Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
MACEDO, Tarcízio Pereira
Cibercultura
Cultura amazônica
Cultura participativa
Bens virtuais
Consumo
Jogos on-line
Narrativa transmídia
MOBA
Cyberculture
Amazonian culture
Participatory culture
Virtual goods
Consumption
Online games
Transmedia storytelling
title_short Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
title_full Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
title_fullStr Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
title_full_unstemmed Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
title_sort Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
author MACEDO, Tarcízio Pereira
author_facet MACEDO, Tarcízio Pereira
AMARAL FILHO, Otacílio
http://orcid.org/0000-0003-3600-1497
author_role author
author2 AMARAL FILHO, Otacílio
http://orcid.org/0000-0003-3600-1497
author2_role author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0523977022344824
http://lattes.cnpq.br/2605877670235703
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Tarcízio Pereira
AMARAL FILHO, Otacílio
http://orcid.org/0000-0003-3600-1497
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Cultura amazônica
Cultura participativa
Bens virtuais
Consumo
Jogos on-line
Narrativa transmídia
MOBA
topic Cibercultura
Cultura amazônica
Cultura participativa
Bens virtuais
Consumo
Jogos on-line
Narrativa transmídia
MOBA
Cyberculture
Amazonian culture
Participatory culture
Virtual goods
Consumption
Online games
Transmedia storytelling
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberculture
Amazonian culture
Participatory culture
Virtual goods
Consumption
Online games
Transmedia storytelling
description Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-03T13:30:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-03T13:30:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-8226
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.4013/fem.2015.172.10
identifier_str_mv MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:.
1984-8226
10.4013/fem.2015.172.10
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Fronteiras: estudos midiáticos
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.10
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/1/Artigo_RiosTelaCristal.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d38f8b105d6d80ea228277b655790622
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771929269436416