Efeitos do uso de histórias infantis sobre o reconhecimento de expressões faciais de emoções em crianças com autismo.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13848 |
Resumo: | Entre os déficits em comunicação e interação social frequentemente observados em indivíduos com autismo, destaca-se a dificuldade no reconhecimento de expressões faciais de emoções. Sendo esta uma das habilidades mais importantes para interações sociais eficazes, estudos têm buscado desenvolver procedimentos de ensino desta competência. Este trabalho objetivou avaliar a eficácia do uso de histórias infantis, no treino de reconhecimento de expressões faciais de emoções em crianças com autismo. Participaram do estudo seis crianças com diagnóstico de autismo, no nível leve a moderado com faixa etária entre 6 a 7 anos. O procedimento consistiu de cinco fases: Pré - Teste, Treino, Pós - Teste, Teste de Generalização e Follow-Up. Foram utilizados no pré e no pós - teste 40 estímulos compostos de desenhos e fotografias de rostos (de diferentes faixas etárias e raças) com quatro diferentes expressões faciais – alegria, tristeza, raiva e medo. O Pré - Teste e o Pós – Teste eram compostos por 10 tentativas. Em cada tentativa eram apresentadas quatro diferentes estímulos com as quatro expressões e era requerido que o participante apontasse a figura com a expressão solicitada. No Treino foram utilizadas 20 histórias, sendo cinco sobre cada uma das expressões. As histórias eram apresentadas e, após, era solicitado ao participante apontar a figura correspondente a expressão destacada na história. O Teste de Generalização foi constituído da apresentação em vídeo de quatro histórias (uma de cada expressão facial). Após assistir o vídeo era solicitado ao participante apontar à figura correspondente a expressão destacada no vídeo. O Follow-up consistiu na reapresentação do Teste de Generalização, quatro semanas após a aplicação do primeiro teste. O critério de mudança do Pré-Teste para o Treino era 70% de erros e do Treino para o Pós – Teste e deste para o Teste de Generalização era 90% de acertos. Os resultados mostraram que todos os participantes não identificavam expressões faciais de emoções no Pré - Teste, mas passaram a reconhecê-las após o Treino e apresentaram desempenho generalizado de reconhecimento de emoções no Teste de Generalização. Já no Follow – up apenas os participantes P1, P2, P3, e P6 mantiveram o desempenho do Teste de Generalização. Estes resultados indicam que a utilização de histórias infantis é um recurso lúdico – didático eficaz para ensinar o reconhecimento de expressões faciais de emoções à crianças com autismo. |
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2022-01-25T14:39:59Z2022-01-25T14:39:59Z2017-01-26LIMA, Anne Abreu de. Efeitos do uso de histórias infantis sobre o reconhecimento de expressões faciais de emoções em crianças com autismo. Orientadora: Carla Cristina Paiva Paracampo; Coorientadora: Marilice Fernandes Garotti. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13848Entre os déficits em comunicação e interação social frequentemente observados em indivíduos com autismo, destaca-se a dificuldade no reconhecimento de expressões faciais de emoções. Sendo esta uma das habilidades mais importantes para interações sociais eficazes, estudos têm buscado desenvolver procedimentos de ensino desta competência. Este trabalho objetivou avaliar a eficácia do uso de histórias infantis, no treino de reconhecimento de expressões faciais de emoções em crianças com autismo. Participaram do estudo seis crianças com diagnóstico de autismo, no nível leve a moderado com faixa etária entre 6 a 7 anos. O procedimento consistiu de cinco fases: Pré - Teste, Treino, Pós - Teste, Teste de Generalização e Follow-Up. Foram utilizados no pré e no pós - teste 40 estímulos compostos de desenhos e fotografias de rostos (de diferentes faixas etárias e raças) com quatro diferentes expressões faciais – alegria, tristeza, raiva e medo. O Pré - Teste e o Pós – Teste eram compostos por 10 tentativas. Em cada tentativa eram apresentadas quatro diferentes estímulos com as quatro expressões e era requerido que o participante apontasse a figura com a expressão solicitada. No Treino foram utilizadas 20 histórias, sendo cinco sobre cada uma das expressões. 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Já no Follow – up apenas os participantes P1, P2, P3, e P6 mantiveram o desempenho do Teste de Generalização. Estes resultados indicam que a utilização de histórias infantis é um recurso lúdico – didático eficaz para ensinar o reconhecimento de expressões faciais de emoções à crianças com autismo.Between the deficits in communication and social interaction often observed in individuals with autism, highlights the difficulty in recognizing facial expressions of emotion. This is one of the most important skills for social interactions are effective, studies have sought to develop teaching procedures of this competence. This study aimed to evaluate the efficacy of the use of children's stories, in training for the recognition of facial expressions of emotion in children with autism. The study included six children diagnosed with autism, at mild to moderate with age between 6 to 7 years. The procedure consisted of five phases: Pre-Testing, Training, Post-Test, Test of generalization and Follow-Up. It was used in the pre and post-test 40 stimuli composed of drawings and photographs of faces (of different ages and races) with four different facial expressions - happiness, sadness, anger and fear. The pre-test and post-test consisted of 10 attempts. In each trial were presented four different stimuli with the four expressions and it was required that the participant pointed to figure with the words requested. In training were used 20 stories, five on each one of the expressions. The stories were submitted and, after, was asked to participant pointing the figure corresponding to words highlighted in history. The test of generalization was composed of video presentation of four stories (one of each facial expression). After watching the video was requested to participant pointing to the figure corresponding to words highlighted in the video. The Follow-up consisted in the production of the test of generalization, four weeks after the application of the first test. The criterion of change of Pré-Teste to the training was 70% of errors and the training for the post - Test to test the generalization was 90%. The results showed that all participants did not identify facial expressions of emotion in the pre-test, but began to recognize them after training and showed widespread performance of recognition of emotions in the test of Generalization. I Follow - up only participants P1, P2, P3, and P6 maintained the test performance of generalization. These results indicate that the use of children's stories is a feature of play - effective teaching to teach the recognition of facial expressions of emotion to children with autism.Submitted by Jaqueline Lopes (jaqueline.lopes@icsa.ufpa.br) on 2022-01-19T13:46:06Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitosUsoHistorias.pdf: 2478198 bytes, checksum: 54cdb84ed70de9dc47093b8fea7adaa2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2022-01-25T14:39:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitosUsoHistorias.pdf: 2478198 bytes, checksum: 54cdb84ed70de9dc47093b8fea7adaa2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-25T14:39:59Z (GMT). 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