Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Júnior, Azemar Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Palombo Sonntag, Shairany Arias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66471
Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar os textos contidos na matéria de “Leitura” do primeiro volume do referido material didático. Trata-se de um capítulo dedicado à alfabetização e às práticas da leitura a partir de termos capazes de adestrar corpos e mentes, adotando assim uma lógica disciplinadora. A matéria de “Leitura” fazia parte do Programa de Ensino das Escolas de Aprendizes Marinheiros, portanto, era conteúdo disponível material didático da instituição o Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I, publicado no ano de 1889. Apoiamo-nos sob os domínios da História Cultural para pensar a disciplina como tecnologia de controle empregada sobre os corpos dos aprendizes marinheiros. Para tanto, discutimos o conceito de disciplina proposto por Michel Foucault (2020) que permite a compreensão das formas de adestrar. Por tratar-se de uma escola voltada ao público masculino, discutimos a categoria gênero a partir dos escritos de Guacira Lopes Louro (2017). Conclui-se que a matéria de “Leitura” tinha como objetivo incutir nos menores aspirantes a marinheiros a regulação de seu corpo desde os ensinamentos de primeiras letras.
id UFPB-11_2e6f54657ee88ee88b882f96f5ae57fb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/66471
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889) Livro do Aprendiz MarinheiroEscola de Aprendizes MarinheirosMaterial escolarEsse artigo tem por objetivo analisar os textos contidos na matéria de “Leitura” do primeiro volume do referido material didático. Trata-se de um capítulo dedicado à alfabetização e às práticas da leitura a partir de termos capazes de adestrar corpos e mentes, adotando assim uma lógica disciplinadora. A matéria de “Leitura” fazia parte do Programa de Ensino das Escolas de Aprendizes Marinheiros, portanto, era conteúdo disponível material didático da instituição o Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I, publicado no ano de 1889. Apoiamo-nos sob os domínios da História Cultural para pensar a disciplina como tecnologia de controle empregada sobre os corpos dos aprendizes marinheiros. Para tanto, discutimos o conceito de disciplina proposto por Michel Foucault (2020) que permite a compreensão das formas de adestrar. Por tratar-se de uma escola voltada ao público masculino, discutimos a categoria gênero a partir dos escritos de Guacira Lopes Louro (2017). Conclui-se que a matéria de “Leitura” tinha como objetivo incutir nos menores aspirantes a marinheiros a regulação de seu corpo desde os ensinamentos de primeiras letras.Editora da UFPB2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6647110.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66471Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202332Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202332Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023322359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66471/37466Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Júnior, Azemar SantosPalombo Sonntag, Shairany Arias2023-04-21T14:05:54Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66471Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-04-21T14:05:54Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
title Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
spellingShingle Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
Soares Júnior, Azemar Santos
Livro do Aprendiz Marinheiro
Escola de Aprendizes Marinheiros
Material escolar
title_short Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
title_full Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
title_fullStr Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
title_full_unstemmed Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
title_sort Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
author Soares Júnior, Azemar Santos
author_facet Soares Júnior, Azemar Santos
Palombo Sonntag, Shairany Arias
author_role author
author2 Palombo Sonntag, Shairany Arias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Júnior, Azemar Santos
Palombo Sonntag, Shairany Arias
dc.subject.por.fl_str_mv Livro do Aprendiz Marinheiro
Escola de Aprendizes Marinheiros
Material escolar
topic Livro do Aprendiz Marinheiro
Escola de Aprendizes Marinheiros
Material escolar
description Esse artigo tem por objetivo analisar os textos contidos na matéria de “Leitura” do primeiro volume do referido material didático. Trata-se de um capítulo dedicado à alfabetização e às práticas da leitura a partir de termos capazes de adestrar corpos e mentes, adotando assim uma lógica disciplinadora. A matéria de “Leitura” fazia parte do Programa de Ensino das Escolas de Aprendizes Marinheiros, portanto, era conteúdo disponível material didático da instituição o Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I, publicado no ano de 1889. Apoiamo-nos sob os domínios da História Cultural para pensar a disciplina como tecnologia de controle empregada sobre os corpos dos aprendizes marinheiros. Para tanto, discutimos o conceito de disciplina proposto por Michel Foucault (2020) que permite a compreensão das formas de adestrar. Por tratar-se de uma escola voltada ao público masculino, discutimos a categoria gênero a partir dos escritos de Guacira Lopes Louro (2017). Conclui-se que a matéria de “Leitura” tinha como objetivo incutir nos menores aspirantes a marinheiros a regulação de seu corpo desde os ensinamentos de primeiras letras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66471
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66471
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66471
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66471/37466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202332
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202332
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202332
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908205568000