REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17536 |
Resumo: | Desafios impostos pela chamada crise dos grandes modelos interpretativos científico-sociais determinam novos procedimentos do ofício do historiador. Com essa compreensão, conferimos uma roupagem histórico-social às charges e aos cartuns e os entendemos como um produto cultural capaz de fotografar, recopiar e transcrever humoristicamente uma dada realidade. Sob essa ótica, a proposta deste artigo é de analisar modalidades de uso da imagem irônica e satírica através do recorte étnico. Considerando que as charges podem ser apropriadas com o intuito de denunciar ou de silenciar, invisibilizar e estereotipar, o intuito é de repensar as representações do negro nas práticas pedagógicas. A opção pela ironia usada nas composições das charges deve-se ao fato de que elas podem ser usadas como “tática”, como destaca Certeau, ao fazer uso do riso cômico naquilo que desvela e despe. As iconografias, como formas de registros através do cômico, possibilitam o recriar situações sociais pelo viés satírico e situações típicas que, na práxis social, aparecem mascaradas. Para fundamentar a discussão, estaremos dialogando com Hermam Lima na arte do traço, o cômico, com Bergson, a apropriação e a representação, com Chartier, e o risível, com Verena Albert. Portanto, podemos fazer uso didático das charges e dos cartuns, na medida em que podem provocar o aspecto risível, ridicularizando determinadas artimanhas do poder com o recurso do exagero, do grotesco e da comicidade. |
id |
UFPB-11_ac10e1e43bba28232b77b0110943f2f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17536 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLARDesafios impostos pela chamada crise dos grandes modelos interpretativos científico-sociais determinam novos procedimentos do ofício do historiador. Com essa compreensão, conferimos uma roupagem histórico-social às charges e aos cartuns e os entendemos como um produto cultural capaz de fotografar, recopiar e transcrever humoristicamente uma dada realidade. Sob essa ótica, a proposta deste artigo é de analisar modalidades de uso da imagem irônica e satírica através do recorte étnico. Considerando que as charges podem ser apropriadas com o intuito de denunciar ou de silenciar, invisibilizar e estereotipar, o intuito é de repensar as representações do negro nas práticas pedagógicas. A opção pela ironia usada nas composições das charges deve-se ao fato de que elas podem ser usadas como “tática”, como destaca Certeau, ao fazer uso do riso cômico naquilo que desvela e despe. As iconografias, como formas de registros através do cômico, possibilitam o recriar situações sociais pelo viés satírico e situações típicas que, na práxis social, aparecem mascaradas. Para fundamentar a discussão, estaremos dialogando com Hermam Lima na arte do traço, o cômico, com Bergson, a apropriação e a representação, com Chartier, e o risível, com Verena Albert. Portanto, podemos fazer uso didático das charges e dos cartuns, na medida em que podem provocar o aspecto risível, ridicularizando determinadas artimanhas do poder com o recurso do exagero, do grotesco e da comicidade. Editora da UFPB2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17536Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 75-93Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 75-93Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 75-932359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17536/10058Souza, Maria Lindaci Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:52:40Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17536Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:52:40Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
title |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR Souza, Maria Lindaci Gomes de |
title_short |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO ATRAVÉS DAS ICONOGRAFIAS HUMORÍSTICAS: A SÁTIRA E A IRONIA COMO TÁTICA USADA PARA DESVELAR NO COTIDIANO ESCOLAR |
author |
Souza, Maria Lindaci Gomes de |
author_facet |
Souza, Maria Lindaci Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Lindaci Gomes de |
description |
Desafios impostos pela chamada crise dos grandes modelos interpretativos científico-sociais determinam novos procedimentos do ofício do historiador. Com essa compreensão, conferimos uma roupagem histórico-social às charges e aos cartuns e os entendemos como um produto cultural capaz de fotografar, recopiar e transcrever humoristicamente uma dada realidade. Sob essa ótica, a proposta deste artigo é de analisar modalidades de uso da imagem irônica e satírica através do recorte étnico. Considerando que as charges podem ser apropriadas com o intuito de denunciar ou de silenciar, invisibilizar e estereotipar, o intuito é de repensar as representações do negro nas práticas pedagógicas. A opção pela ironia usada nas composições das charges deve-se ao fato de que elas podem ser usadas como “tática”, como destaca Certeau, ao fazer uso do riso cômico naquilo que desvela e despe. As iconografias, como formas de registros através do cômico, possibilitam o recriar situações sociais pelo viés satírico e situações típicas que, na práxis social, aparecem mascaradas. Para fundamentar a discussão, estaremos dialogando com Hermam Lima na arte do traço, o cômico, com Bergson, a apropriação e a representação, com Chartier, e o risível, com Verena Albert. Portanto, podemos fazer uso didático das charges e dos cartuns, na medida em que podem provocar o aspecto risível, ridicularizando determinadas artimanhas do poder com o recurso do exagero, do grotesco e da comicidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17536 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17536/10058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 75-93 Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 75-93 Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 75-93 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908283162624 |