TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Maria Graças de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Palhano, Tânia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215
Resumo: O presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX.  Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática. Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação.
id UFPB-11_e50bf69790fd8d8b8d3c0d18a3b74345
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20215
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCIO presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX.  Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática. Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 31-47Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 31-47Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 31-472359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215/11239Baptista, Maria Graças de AlmeidaPalhano, Tânia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20215Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
title TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
spellingShingle TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
Baptista, Maria Graças de Almeida
title_short TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
title_full TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
title_fullStr TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
title_full_unstemmed TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
title_sort TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
author Baptista, Maria Graças de Almeida
author_facet Baptista, Maria Graças de Almeida
Palhano, Tânia Rodrigues
author_role author
author2 Palhano, Tânia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Maria Graças de Almeida
Palhano, Tânia Rodrigues
description O presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX.  Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática. Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215/11239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 31-47
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 31-47
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 31-47
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908762361856