AS MULHERES EM ISEU: representações do feminino na retórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, ANA CAROLINA SIMÕES
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25899
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise das representações femininas na retórica de Iseu, especificamente nos discursos Sobre a Herança de Ménecles (Is. II), Sobre a Herança de Pirro (Is.III) e Sobre a Herança de Filoctémon (Is. VI), que tem como tema o direito privado, tratando assim de questões sucessórias. Estas querelas no espaço da casa - do oikos - permite um acesso ao cotidiano das famílias atenienses e, portanto, das mulheres e seus protagonismos cotidianos, considerados neste trabalho como o espaço em que a cidadania é exercida. Considerando que tais discursos eram elaborados para apresentação nos tribunais, empreendeu-se uma pesquisa acerca da relação entre as leis, a democracia, a retórica e as relações de gênero na Atenas do século V e IV a.C, almejando compreender como os costumes e tradições - principalmente voltados para o gênero - permearam a construção das leis atenienses, em especial àquelas voltadas para as mulheres. Visando discutir as bases teórico-metodológicas utilizadas no trabalho, foi feito um levantamento das bibliografias voltadas para o gênero e para as mulheres de Atenas, no qual buscou-se compreender as novas abordagens sobre a cidadania, prática cívica e o espaço político e como as mulheres estão inseridas em ambos. Trabalhou-se também os conceitos de esposa legítima, concubina, cortesã e prostituta para a sociedade em questão, para um melhor entendimento sobre o uso destes status como estratégia retórica em Iseu. A partir da análise dos três discursos - que utilizam os status de uma esposa legítima (Is. II), uma concubina (Is. III) e uma prostituta (Is. VI), respectivamente - observa-se que permitem uma compreensão dos direitos e deveres dos sujeitos entre o público e o privado, e como estes espaços se legitimam e que a unidade familiar - e por consequência, a pólis - fundamenta-se na figura da mulher, que sustenta a cidade e a cidadania. Conclui-se, portanto, que é a partir desta concepção de cidadania e do ser político - aquela que se manifesta através da prática cívica e dos protagonismos cotidianos, representados na retórica - que podemos analisar e realmente compreender os papéis e as atuações das mulheres em Atenas.
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Considerando que tais discursos eram elaborados para apresentação nos tribunais, empreendeu-se uma pesquisa acerca da relação entre as leis, a democracia, a retórica e as relações de gênero na Atenas do século V e IV a.C, almejando compreender como os costumes e tradições - principalmente voltados para o gênero - permearam a construção das leis atenienses, em especial àquelas voltadas para as mulheres. Visando discutir as bases teórico-metodológicas utilizadas no trabalho, foi feito um levantamento das bibliografias voltadas para o gênero e para as mulheres de Atenas, no qual buscou-se compreender as novas abordagens sobre a cidadania, prática cívica e o espaço político e como as mulheres estão inseridas em ambos. Trabalhou-se também os conceitos de esposa legítima, concubina, cortesã e prostituta para a sociedade em questão, para um melhor entendimento sobre o uso destes status como estratégia retórica em Iseu. A partir da análise dos três discursos - que utilizam os status de uma esposa legítima (Is. II), uma concubina (Is. III) e uma prostituta (Is. VI), respectivamente - observa-se que permitem uma compreensão dos direitos e deveres dos sujeitos entre o público e o privado, e como estes espaços se legitimam e que a unidade familiar - e por consequência, a pólis - fundamenta-se na figura da mulher, que sustenta a cidade e a cidadania. Conclui-se, portanto, que é a partir desta concepção de cidadania e do ser político - aquela que se manifesta através da prática cívica e dos protagonismos cotidianos, representados na retórica - que podemos analisar e realmente compreender os papéis e as atuações das mulheres em Atenas.The present paper aims to analyze the female representations in Isaeus' rhetoric, specifically in the speeches On the Estate of Menecles (Is. II), On the Estate of Pyrrhus (Is.III) and On the Estate of Philoctemon (Is. VI ), whose theme is private law, thus dealing with inheritance issues. These quarrels in the space of the house - the oikos - allow access to the daily life of Athenian families and, therefore, of women and their daily roles, considered in this work as the space in which citizenship is exercised. Considering that these speeches were prepared for presentation in the courts, a research was made on the relationship between laws, democracy, rhetoric and gender relations in Athens in the 5th and 4th centuries BC, aiming to understand how customs and traditions - mainly focused on gender - permeated the construction of Athenian laws, especially those aimed at women. Aiming to discuss the theoretical-methodological bases used in the paper, a survey of bibliographies focused on gender and on women in Athens was carried out, where an attempt was made to understand the new approaches to citizenship, civic practice and the political space and how women are included in both. The concepts of legitimate wife, concubine, courtesan and prostitute for the society in question were also worked on, for a better understanding of the use of these statuses as a rhetorical strategy in Isaeus. From the analysis of the three speeches - which use the status of a legitimate wife (Is. II), a concubine (Is. III) and a prostitute (Is. VI), respectively - it is observed that they allow an understanding of the rights and subjects' duties between the public and the private, and how these spaces are legitimized and that the family unit - and consequently, the polis - is based on the figure of the woman, who sustains the city and citizenship. It is concluded, therefore, that it is from this conception of citizenship and politics - the one that manifests itself through civic practice and everyday protagonisms, represented in rhetoric - that we can analyze and really understand the roles and actions of women in Athens.Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-23T11:56:31Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - As mulheres em Iseu_ representações do feminino na retórica - Ana Carolina Simões Silva2.pdf: 1027852 bytes, checksum: 4202d2ad90c7803c00eedbb25a0bb824 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-23T11:56:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - As mulheres em Iseu_ representações do feminino na retórica - Ana Carolina Simões Silva2.pdf: 1027852 bytes, checksum: 4202d2ad90c7803c00eedbb25a0bb824 (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilHistóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANASIseu; Retórica; Gênero; AntiguidadeAS MULHERES EM ISEU: representações do feminino na retóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLeite, Priscilla GontijoSILVA, ANA CAROLINA SIMÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTrabalho de Conclusão de Curso - As mulheres em Iseu_ representações do feminino na retórica - Ana Carolina Simões Silva2.pdf.txtTrabalho de Conclusão de Curso - As mulheres em Iseu_ representações do feminino na retórica - Ana Carolina Simões Silva2.pdf.txtExtracted texttext/plain176968https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25899/3/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20As%20mulheres%20em%20Iseu_%20representa%c3%a7%c3%b5es%20do%20feminino%20na%20ret%c3%b3rica%20-%20Ana%20Carolina%20Sim%c3%b5es%20Silva2.pdf.txt99e9565a061ae8472b7d95933cfc49a9MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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