Excertos orquestrais para violino: sua utilização enquanto material de desenvolvimento técnico e suas implicações no cotidiano musical
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31823 |
Resumo: | Esta pesquisa teve início a partir dos meus próprios questionamentos a respeito da prática de excertos orquestrais durante minha formação acadêmica. Diante das dificuldades vivenciadas pela ausência de contato com esse repertório durante minha formação musical, surgiu o interesse em melhor compreender o universo do repertório orquestral para violino e seus requisitos técnicos, visto que os excertos orquestrais são materiais indispensáveis para avaliação de violinistas em diversas ocasiões, a exemplo de audições orquestrais e seleções para festivais de música. Para entender o contexto do ensino do violino na academia nos dias atuais, foi feita uma abordagem histórica sobre o seu ensino, passando pelas escolas de violino e seus métodos que surgiram ao longo dos séculos, a partir do conceito de escola estabelecido por Bosisio (1996). Com esse entendimento, buscamos propor uma alternativa para aproximar o estudante de violino da prática dos excertos orquestrais durante sua formação no bacharelado em música. Neste sentido, observamos trabalhos como a tese de doutorado de Brandolino (1997) e Chang (2014) para propor uma aproximação do estudante à prática de excertos orquestrais, ainda que de forma introdutória, independentemente de haver no currículo uma disciplina dedicada, através de sua utilização como material de aplicação técnica de maneira similar e associada aos métodos de estudos tradicionalmente utilizados. Para isso, comparamos os aspectos técnicos trabalhados nos métodos vigentes, tais como I. Galamian (1962) e C. Flesch (1987) com os que aparecem nos excertos, a fim de traçar um paralelo entre eles. Dessa forma, vamos defender a tese de que os excertos orquestrais podem ser utilizados como método de técnica aplicada para o ensino do violino. |
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2024-09-11T17:37:35Z2024-03-252024-09-11T17:37:35Z2024-02-23https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31823Esta pesquisa teve início a partir dos meus próprios questionamentos a respeito da prática de excertos orquestrais durante minha formação acadêmica. Diante das dificuldades vivenciadas pela ausência de contato com esse repertório durante minha formação musical, surgiu o interesse em melhor compreender o universo do repertório orquestral para violino e seus requisitos técnicos, visto que os excertos orquestrais são materiais indispensáveis para avaliação de violinistas em diversas ocasiões, a exemplo de audições orquestrais e seleções para festivais de música. Para entender o contexto do ensino do violino na academia nos dias atuais, foi feita uma abordagem histórica sobre o seu ensino, passando pelas escolas de violino e seus métodos que surgiram ao longo dos séculos, a partir do conceito de escola estabelecido por Bosisio (1996). Com esse entendimento, buscamos propor uma alternativa para aproximar o estudante de violino da prática dos excertos orquestrais durante sua formação no bacharelado em música. Neste sentido, observamos trabalhos como a tese de doutorado de Brandolino (1997) e Chang (2014) para propor uma aproximação do estudante à prática de excertos orquestrais, ainda que de forma introdutória, independentemente de haver no currículo uma disciplina dedicada, através de sua utilização como material de aplicação técnica de maneira similar e associada aos métodos de estudos tradicionalmente utilizados. Para isso, comparamos os aspectos técnicos trabalhados nos métodos vigentes, tais como I. Galamian (1962) e C. Flesch (1987) com os que aparecem nos excertos, a fim de traçar um paralelo entre eles. Dessa forma, vamos defender a tese de que os excertos orquestrais podem ser utilizados como método de técnica aplicada para o ensino do violino.This research began with my own questions regarding the practice of orchestral excerpts during my academic training. From the difficulties experienced due to the lack of contact with this repertoire during my musical training, I’ve became interested in better understanding the universe of orchestral repertoire for the violin and its technical requirements. Given that orchestral excerpts are indispensable materials for evaluating violinists in various occasions, such as orchestral auditions as well as auditions for music festivals. To better understand the context of violin teaching in today’s world, a historical approach was taken on its teaching, going through violin schools and the main methods that emerged over the centuries, based on the concept established by Bosisio (1996). With this understanding, we observed works such as the doctoral thesis by Brandolino (1997) and Chang (2014) to propose a student approach to the practice of orchestral excerpts as an alternative to bring violin students closer to this literature during their bachelor's degree in music. Hence, the thesis proposes that it is possible to bring the student closer to the practice of excerpts, even in an introductory way, apart if there is a specific class in the university curriculum, through its use as technical application material in a similar way and associated with the etudies methods traditionally used. For this purpose, we have compared the technical aspects discussed in current methods, such as I. Galamian (1962) and C. Flesch (1987) with those that appear in the excerpts, in order to draw a parallel between them. Therefore, we defend the thesis that orchestral excerpts can be applied as a method of applied technique for the violin teaching.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-11T17:37:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoDeAlmeidaEloyLôbo_Tese.pdf: 16250421 bytes, checksum: d29ec438aa29cf1b3e1a27bef1c3d475 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-11T17:37:35Z (GMT). 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