Implantação de uma estação de picking fracionado para melhorias do processo de separação em uma distribuidora
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27050 |
Resumo: | Para atender o mercado e obter vantagem competitiva, as empresas necessitam aprimorar uma logística eficiente, procurando investir no desenvolvimento de seus processos, redução de seus desperdícios e aumento da otimização da sua operação, visando o aprimoramento interno a fim de obter a satisfação de seus clientes. Neste contexto, o estudo surgiu pela necessidade da empresa, uma distribuidora de produtos alimentícios, higiene pessoal e limpeza, em atuar sobre os problemas do picking fracionado e tornar este processo mais eficiente. Com o aumento de SKUs armazenados e o aumento do giro de produtos cadastrados nessa linha de separação houve a necessidade dessa linha de separação possuir uma estação para o picking fracionado, pois observa-se problemas de lentidão no picking; atraso na expedição da carga, falta de organização e avaria dos produtos. Isso tudo era ainda mais crítico, porque para uma linha de separação inicialmente não tinha a necessidade de um espaço para o recolhimento desses produtos, e a separação das unidades ocorria no mesmo endereço onde era separada as caixas fechadas. Todos os problemas apontados, fez emergir a necessidade da intervenção que é foco desta pesquisa. Sendo assim, o presente trabalho, tem como objetivo descrever a atuação para solucionar os problemas de picking na estação de fracionados, e posteriormente apresentar os ganhos desta intervenção. Por meio do planejamento de uma nova estação de picking houve remodelação do novo método de coleta dos produtos. Com isso foi possível obter uma redução no tempo de separação em 13m51s, o que trouxe agilidade na separação, tendo como vantagem a diminuição no atraso das cargas na expedição. Além disso, houve ainda uma redução no valor de R$ 13.153,09 referente a produtos avariados e a falta de produtos nos veículos devido a erros internos, e obteve-se uma redução de 88,27% de clientes afetados por falta no veículo, criando uma maior satisfação dos clientes. Os intervalos de dados utilizados, são referentes ao intervalo temporal de 2020 a 2022. |
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2023-05-31T13:05:14Z2023-05-312023-05-31T13:05:14Z2022-12-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27050Para atender o mercado e obter vantagem competitiva, as empresas necessitam aprimorar uma logística eficiente, procurando investir no desenvolvimento de seus processos, redução de seus desperdícios e aumento da otimização da sua operação, visando o aprimoramento interno a fim de obter a satisfação de seus clientes. Neste contexto, o estudo surgiu pela necessidade da empresa, uma distribuidora de produtos alimentícios, higiene pessoal e limpeza, em atuar sobre os problemas do picking fracionado e tornar este processo mais eficiente. Com o aumento de SKUs armazenados e o aumento do giro de produtos cadastrados nessa linha de separação houve a necessidade dessa linha de separação possuir uma estação para o picking fracionado, pois observa-se problemas de lentidão no picking; atraso na expedição da carga, falta de organização e avaria dos produtos. Isso tudo era ainda mais crítico, porque para uma linha de separação inicialmente não tinha a necessidade de um espaço para o recolhimento desses produtos, e a separação das unidades ocorria no mesmo endereço onde era separada as caixas fechadas. Todos os problemas apontados, fez emergir a necessidade da intervenção que é foco desta pesquisa. Sendo assim, o presente trabalho, tem como objetivo descrever a atuação para solucionar os problemas de picking na estação de fracionados, e posteriormente apresentar os ganhos desta intervenção. Por meio do planejamento de uma nova estação de picking houve remodelação do novo método de coleta dos produtos. Com isso foi possível obter uma redução no tempo de separação em 13m51s, o que trouxe agilidade na separação, tendo como vantagem a diminuição no atraso das cargas na expedição. Além disso, houve ainda uma redução no valor de R$ 13.153,09 referente a produtos avariados e a falta de produtos nos veículos devido a erros internos, e obteve-se uma redução de 88,27% de clientes afetados por falta no veículo, criando uma maior satisfação dos clientes. Os intervalos de dados utilizados, são referentes ao intervalo temporal de 2020 a 2022.To serve the market and gain a competitive advantage, companies need to improve efficient logistics, seeking to invest in the development of their processes, reducing their waste and increasing the optimization of their operation, aiming at internal improvement to obtain the satisfaction of their customers. In this context, this study arose from the need of the company, a distributor of food, personal hygiene and cleaning products, to act on the problems of fractional picking and make this process more efficient. With the increase in SKUs stored and the increase in the turnover of products registered in this picking line, this line had to have a station for fractional picking, as there are problems with slowness in picking; delay in shipment of cargo, lack of organization and product damage. This was even more critical, because a sorting line initially did not need a space to collect these products, and the sorting of the units took place at the same address where the closed boxes were sorted. All the problems pointed out, gave rise to the need for intervention, which is the focus of this research. Therefore, the present work aims to describe the action to solve the problems of picking at the fractionated station, and later to present the gains of this intervention. Through the planning of a new picking station, there was a remodeling of the new product collection method. With this, it was possible to obtain a reduction in the separation time of 13m51s, which brought agility in the separation, having as an advantage the reduction in the delay of the loads in the expedition. In addition, there was also a reduction in the amount of R$ 13,153.09 referring to damaged products and the lack of products in the vehicles due to internal errors, and a reduction of 88.27% of customers affected by missing cargo on the vehicle was obtained, creating greater customer satisfaction. The data intervals used refer to the time interval from 2020 to 2022.Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2023-05-31T13:05:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_MARIA POLIANA DA SILVA ALMEIDA.pdf: 2595506 bytes, checksum: 3b75da0091aa638f17f8d955ddbb1282 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T13:05:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_MARIA POLIANA DA SILVA ALMEIDA.pdf: 2595506 bytes, checksum: 3b75da0091aa638f17f8d955ddbb1282 (MD5) Previous issue date: 2022-12-06porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOLogísticaPickingMelhoria de ProcessosImplantação de uma estação de picking fracionado para melhorias do processo de separação em uma distribuidorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Liane Márcia Freitas eAlmeida, Maria Poliana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC_MARIA POLIANA DA SILVA ALMEIDA.pdf.txtTCC_MARIA POLIANA DA SILVA ALMEIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain109084https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27050/3/TCC_MARIA%20POLIANA%20DA%20SILVA%20ALMEIDA.pdf.txt3a3cbf9fc17173d62268368e0a5b61f1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27050/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC_MARIA POLIANA DA SILVA ALMEIDA.pdfTCC_MARIA POLIANA DA SILVA ALMEIDA.pdfapplication/pdf2595506https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27050/1/TCC_MARIA%20POLIANA%20DA%20SILVA%20ALMEIDA.pdf3b75da0091aa638f17f8d955ddbb1282MD51123456789/270502023-06-01 03:04:17.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Repositório InstitucionalPUB |
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