Análise de áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife-Pe utilizando o modelo Shalstab
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25437 |
Resumo: | Os movimentos de massa são desastres naturais de grande impacto socioeconômicos que têm aumentado em frequência e intensidade ao longo dos anos. O Brasil, por se tratar de um país de relevo acidentado e com ocorrência de grandes volumes de chuva de alta intensidade, se torna propenso a esse fenômeno. Entre as medidas de prevenção, se destacam os modelos de estabilidade de encostas que são aplicados a baixos custo e tempo. Nas áreas tropicais, e pelo histórico de resultados coerentes, o modelo mais empregado é o SHALSTAB que foi utilizado no presente trabalho. Esse modelo é uma combinação do modelo da encosta infinita e do modelo hidrológico, que utiliza dados topográficos, pedológicos e hidrológicos para avaliar áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais. Este trabalho tem por objetivo identificar as áreas com predisposição a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, que sofre recorrentemente com os desastres naturais desse tipo. Os dados topográficos foram obtidos com base no Modelo Digital do Terreno (MDT) utilizando o QGIS, que se trata de uma ferramenta de sistema de informação geográfica (SIG). O MDT também serviu para os dados hidrológicos, visto que para mapear o padrão espacial de equilíbrio do solo saturado, utiliza a área de contribuição a montante, transmissividade do solo e encosta local. Para obtenção dos dados pedológicos foi realizada uma revisão bibliográfica de trabalhos que aferiram os parâmetros na região, aliado ao Levantamento Exploratório de Reconhecimento de Solos do Estado de Pernambuco, desenvolvido pela EMBRAPA. Executou-se sete modelagens diferentes, nas seis primeiras houve a variação da coesão e do ângulo de atrito do solo, todos os parâmetros foram distribuídos uniformemente na área. Já a Modelagem 7 foi uma modelagem discretizada baseada na pedologia. As modelagens foram comparadas com os dados de ocorrência da Defesa Civil para os bairros de Brejo da Guarabira e Cohab, por serem os bairros que mais sofrem com escorregamentos na região. Os resultados se mostraram bem coerentes com a realidade, sendo escolhidas três modelagens (Modelagem 4, Modelagem 1 e Modelagem 6) para representar diferentes cenários (alta, média e baixa estabilidade), a fim de criar norteadores para os gestores e órgãos públicos. Além disso, pode-se perceber que além dos bairros citados, os que se encontram nos seus entornos também apresentam vulnerabilidade a escorregamentos. |
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2022-11-10T18:32:46Z2022-11-102022-11-10T18:32:46Z2021-07-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25437Os movimentos de massa são desastres naturais de grande impacto socioeconômicos que têm aumentado em frequência e intensidade ao longo dos anos. O Brasil, por se tratar de um país de relevo acidentado e com ocorrência de grandes volumes de chuva de alta intensidade, se torna propenso a esse fenômeno. Entre as medidas de prevenção, se destacam os modelos de estabilidade de encostas que são aplicados a baixos custo e tempo. Nas áreas tropicais, e pelo histórico de resultados coerentes, o modelo mais empregado é o SHALSTAB que foi utilizado no presente trabalho. Esse modelo é uma combinação do modelo da encosta infinita e do modelo hidrológico, que utiliza dados topográficos, pedológicos e hidrológicos para avaliar áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais. Este trabalho tem por objetivo identificar as áreas com predisposição a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, que sofre recorrentemente com os desastres naturais desse tipo. Os dados topográficos foram obtidos com base no Modelo Digital do Terreno (MDT) utilizando o QGIS, que se trata de uma ferramenta de sistema de informação geográfica (SIG). O MDT também serviu para os dados hidrológicos, visto que para mapear o padrão espacial de equilíbrio do solo saturado, utiliza a área de contribuição a montante, transmissividade do solo e encosta local. Para obtenção dos dados pedológicos foi realizada uma revisão bibliográfica de trabalhos que aferiram os parâmetros na região, aliado ao Levantamento Exploratório de Reconhecimento de Solos do Estado de Pernambuco, desenvolvido pela EMBRAPA. Executou-se sete modelagens diferentes, nas seis primeiras houve a variação da coesão e do ângulo de atrito do solo, todos os parâmetros foram distribuídos uniformemente na área. Já a Modelagem 7 foi uma modelagem discretizada baseada na pedologia. As modelagens foram comparadas com os dados de ocorrência da Defesa Civil para os bairros de Brejo da Guarabira e Cohab, por serem os bairros que mais sofrem com escorregamentos na região. Os resultados se mostraram bem coerentes com a realidade, sendo escolhidas três modelagens (Modelagem 4, Modelagem 1 e Modelagem 6) para representar diferentes cenários (alta, média e baixa estabilidade), a fim de criar norteadores para os gestores e órgãos públicos. Além disso, pode-se perceber que além dos bairros citados, os que se encontram nos seus entornos também apresentam vulnerabilidade a escorregamentos.Mass movements are natural disasters of significant socioeconomic impact which have increased in frequency and intensity over the years. Brazil, which is a country with rugged terrain and with the occurrence of high-intensity rain events, is consequently prone to these mass movement events. Among the prevention measures, slope stability models, which are applied at low cost and time, stand out. The most used model in tropical areas is the SHALSTAB due to the history of coherent results, and it is hence used in this work. This model is a combination of the infinite slope model and the hydrological model, which uses topographic, pedological, and hydrological data to assess susceptible areas to translational landslides. Therefore, this work aims to identify areas with a predisposition to shallow translational landslides in the city of Recife, Pernambuco, Brazil, which recurrently suffers from natural disasters of this type. Topographic data results from calculations using the Digital Terrain Model (MDT) in QGis, which is a geographic information system (GIS) tool. The MDT also served to measure hydrological data because to map the spatial pattern of saturated soil equilibrium, it uses the upstream contribution area, soil transmissivity, and local slope. In order to obtain the pedological data, a bibliographic review of works that measured the parameters in the region was carried out, together with the Exploratory Survey for Recognition of Soils in the State of Pernambuco, developed by EMBRAPA. Seven different modelings were performed. In the first six, there was a variation of cohesion and friction angle of the soil, and all parameters were uniformly distributed in the area. Modeling 7 was a discretized modeling based on pedology. The models were compared with the occurrence data of Civil Defense for the neighborhoods of Brejo da Guarabira and Cohab, as they are the neighborhoods that suffer the most from landslides in the region. The results were very consistent with reality, with three models being chosen (Modeling 4, Modeling 1, and Modeling 6) to represent different scenarios (high, medium, and low stability), in order to create guidelines for managers and public sectors. Moreover, it can be seen that, in addition to the aforementioned neighborhoods, those located in their surroundings are also vulnerable to landslides.Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-11-10T18:32:46Z No. of bitstreams: 1 Análise de áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife-PE utilizando o modelo Shalstab.pdf: 9044601 bytes, checksum: e934a406e034f94a766b1f0c690954db (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-10T18:32:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Análise de áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife-PE utilizando o modelo Shalstab.pdf: 9044601 bytes, checksum: e934a406e034f94a766b1f0c690954db (MD5) Previous issue date: 2021-07-06porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia Civil e AmbientalCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILDesastres naturaisSHALSTABAnálise de áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife-Pe utilizando o modelo Shalstabinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos, Celso Augusto GuimarãesSilva, Rafaela Thaís de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAnálise de áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife-PE utilizando o modelo Shalstab.pdf.txtAnálise de áreas suscetíveis a escorregamentos translacionais rasos na cidade do Recife-PE utilizando o modelo Shalstab.pdf.txtExtracted texttext/plain103292https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25437/3/An%c3%a1lise%20de%20%c3%a1reas%20suscet%c3%adveis%20a%20escorregamentos%20translacionais%20rasos%20na%20cidade%20do%20Recife-PE%20utilizando%20o%20modelo%20Shalstab.pdf.txt635873ecddc9d4c3137943a9aa55863dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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