Ações interativas x políticas inclusivas: um estudo do espaço de convivência chamado APAE-JP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Aureliana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28168
Resumo: Durante décadas pesquisas vêm sendo desenvolvidas em prol de uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiências. Algumas ações já foram iniciadas através da criação de leis e decretos que em alguns casos ainda não foram contemplados. Através das políticas públicas de inclusão lutamos a cada dia para que a sociedade entenda a importância de tratarmos o nosso próximo como nossos iguais independente de suas limitações. Assim, a tese teve como universo da pesquisa a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE/Bancários/João Pessoa/Paraíba e propõe analisar o papel da APAE, após a Lei Brasileira de Inclusão nº 13146/2016, como agente de inclusão social das pessoas com deficiência intelectual. A tese percorre um viés de cunho qualitativo, documental e bibliográfico com discurso em algumas características do materialismo histórico dialético, cujo escopo são as políticas educacionais inclusivas que garantem a interação das pessoas com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. O método da abordagem foi o dedutivo que partiu do geral para o particular relacionado ao procedimento exploratório e descritivo com base num estudo de caso com coleta de dados na entrevista semiestruturada. Percebemos que o desenvolvimento da tese ancora em aportes teórico-metodológicos e também entre as ciências humanas e sociais que buscam compreender as dimensões econômicas, políticas, culturais e sociais do ato educativo com base nas proposições das políticas de inclusão para a pessoa com deficiência intelectual. Percebemos que a colaboração da sociedade é fundamental para que haja a inclusão social, a conscientização de que todos tem suas limitações e o diferente pode se tornar aceito entre os demais. Estas são colocações defendidas pelos direitos sociais e precisam ser respeitadas. Assim, a tese buscou ao longo do discurso defender movimentos que busquem uma melhor: educação, qualidade de vida, equidade social, efetivação das políticas de inclusão oportunizando as ações inclusivas cabíveis as pessoas com deficiências intelectuais.
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A tese percorre um viés de cunho qualitativo, documental e bibliográfico com discurso em algumas características do materialismo histórico dialético, cujo escopo são as políticas educacionais inclusivas que garantem a interação das pessoas com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. O método da abordagem foi o dedutivo que partiu do geral para o particular relacionado ao procedimento exploratório e descritivo com base num estudo de caso com coleta de dados na entrevista semiestruturada. Percebemos que o desenvolvimento da tese ancora em aportes teórico-metodológicos e também entre as ciências humanas e sociais que buscam compreender as dimensões econômicas, políticas, culturais e sociais do ato educativo com base nas proposições das políticas de inclusão para a pessoa com deficiência intelectual. Percebemos que a colaboração da sociedade é fundamental para que haja a inclusão social, a conscientização de que todos tem suas limitações e o diferente pode se tornar aceito entre os demais. Estas são colocações defendidas pelos direitos sociais e precisam ser respeitadas. Assim, a tese buscou ao longo do discurso defender movimentos que busquem uma melhor: educação, qualidade de vida, equidade social, efetivação das políticas de inclusão oportunizando as ações inclusivas cabíveis as pessoas com deficiências intelectuais.For decades, research has been developed in favor of a better quality of life for people with disabilities. Some actions have already been initiated through the creation of laws and decrees that in some cases have not yet been contemplated. Through public inclusion policies, we fight every day so that society understands the importance of treating our neighbors as our equals, regardless of their limitations. Thus, the thesis had as research universe the Association of Parents and Friends of the Exceptional-APAE/Banking/João Pessoa/Paraíba and proposes to analyze the role of APAE, after the Brazilian Inclusion Law nº 13146/2016, as an agent of social inclusion of people with intellectual disabilities. The thesis follows a qualitative, documental and bibliographical bias with discourse on some characteristics of dialectical historical materialism, whose scope is inclusive educational policies that guarantee the interaction of people with disabilities in the Association of Parents and Friends of the Handicapped - APAE. The method of approach was the deductive one that started from the general to the particular related to the exploratory and descriptive procedure based on a case study with data collection in the semi-structured interview. We noticed that the development of the thesis is anchored in theoretical-methodological contributions and also between the human and social sciences that seek to understand the economic, political, cultural and social dimensions of the educational act based on the propositions of inclusion policies for people with intellectual disabilities. We realize that the collaboration of society is essential for social inclusion, the awareness that everyone has their limitations and that what is different can become accepted among others. These are positions defended by social rights and need to be respected. Thus, the thesis sought throughout the speech to defend movements that seek a better: education, quality of life, social equity, implementation of inclusion policies, providing opportunities for inclusive actions applicable to people with intellectual disabilities.RESUMEN. Durante décadas se han desarrollado investigaciones a favor de una mejor calidad de vida para las personas con discapacidad. Algunas acciones ya se han iniciado a través de la creación de leyes y decretos que en algunos casos aún no se han contemplado. A través de políticas públicas de inclusión, luchamos todos los días para que la sociedad comprenda la importancia de tratar a nuestros vecinos como nuestros iguales, sin importar sus limitaciones. Así, la tesis tuvo como universo de investigación la Asociación de Padres y Amigos de los Excepcionales-APAE/Banca/João Pessoa/Paraíba y se propone analizar el papel de la APAE, después de la Ley de Inclusión brasileña nº 13.146/2016, como agente de inclusión de las personas con discapacidad intelectual. La tesis sigue un sesgo cualitativo, documental y bibliográfico con discurso sobre algunas características del materialismo histórico dialéctico, cuyo alcance son las políticas educativas inclusivas que garantizan la interacción de las personas con discapacidad en la Asociación de Padres y Amigos de los Minusválidos - APAE. El método de abordaje fue el deductivo que partió de lo general a lo particular relacionado con el procedimiento exploratorio y descriptivo basado en un estudio de caso con recolección de datos en la entrevista semiestructurada. Notamos que el desarrollo de la tesis está anclado en aportes teórico-metodológicos y también entre las ciencias humanas y sociales que buscan comprender las dimensiones económicas, políticas, culturales y sociales del acto educativo a partir de las proposiciones de políticas de inclusión para personas con discapacidades intelectuales. Nos damos cuenta de que la colaboración de la sociedad es fundamental para la inclusión social, la conciencia de que cada uno tiene sus limitaciones y que lo diferente puede llegar a ser aceptado entre los demás. Estas son posiciones defendidas por los derechos sociales y deben ser respetadas. Así, la tesis buscó a lo largo del discurso defender movimientos que busquen una mejor: educación, calidad de vida, equidad social, implementación de políticas de inclusión, brindando oportunidades para acciones inclusivas aplicables a las personas con discapacidad intelectual.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-08-31T11:18:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AurelianaDaSilvaTavares_Tese.pdf: 5493321 bytes, checksum: 80eae1ab411a1fb0201452d1fc2ea7c8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-31T11:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AurelianaDaSilvaTavares_Tese.pdf: 5493321 bytes, checksum: 80eae1ab411a1fb0201452d1fc2ea7c8 (MD5) Previous issue date: 2023-02-17NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBBrasilEducaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação especialInclusão socialPolítica educacionalExclusão socialCenários sociaisSpecial educationSocial inclusionEducational politicsSocial exclusionSocial scenariosExclusión socialEscenarios socialesAções interativas x políticas inclusivas: um estudo do espaço de convivência chamado APAE-JPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRodrigues, Janine Marta Coelhohttp://lattes.cnpq.br/849143081625253103635105406Lattes não recuperado em 31/08/2023Tavares, Aureliana da Silvareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAurelianaDaSilvaTavares_Tese.pdf.txtAurelianaDaSilvaTavares_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain293164https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28168/4/AurelianaDaSilvaTavares_Tese.pdf.txtea4b80b71e09324e2d1093d4c9e062f4MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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