“ID CINEREM AUT MANES CREDIS SENTIRE SEPULTOS?”: O episódio da Matrona de Éfeso, do Satyricon, como paródia do amor entre Dido e Eneias.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30716 |
Resumo: | O presente trabalho apresentará uma análise da paródia desenvolvida por Petrônio, especificamente no episódio da matrona de Éfeso, da relação amorosa entre Dido e Eneias. Para tanto, nossa pesquisa buscará definir o conceito de paródia, a partir da obra do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. Desta forma, mostraremos como o pacto de fidelidade da rainha Dido a seu marido Siqueu, quebrado no encontro com Eneias, é reconstruído parodicamente por meios da inversão a relação entre a Matrona e o Soldado. Assim, aquilo que representa um fim funesto da Eneida, é relido satiricamente com um final cômico-feliz no Satyricon. |
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2024-07-17T14:22:05Z2024-07-17T14:22:05Z2023-11-17https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30716O presente trabalho apresentará uma análise da paródia desenvolvida por Petrônio, especificamente no episódio da matrona de Éfeso, da relação amorosa entre Dido e Eneias. Para tanto, nossa pesquisa buscará definir o conceito de paródia, a partir da obra do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. Desta forma, mostraremos como o pacto de fidelidade da rainha Dido a seu marido Siqueu, quebrado no encontro com Eneias, é reconstruído parodicamente por meios da inversão a relação entre a Matrona e o Soldado. Assim, aquilo que representa um fim funesto da Eneida, é relido satiricamente com um final cômico-feliz no Satyricon.This paper will present an analysis of the parody developed by Petronius, specifically in the episode of the Matron of Ephesus, of the love affair between Dido and Aeneas. To this end, our research will seek to define the concept of parody, based on the work of the philosopher of language Mikhail Bakhtin. In this way, we will show how Queen Dido's pact of fidelity to her husband Siqueus, broken in the encounter with Aeneas, is parodically reconstructed through the inversion of the relationship between the Matron and the Soldier. In this way, what represents a tragic end in the Aeneid is satirically re-read with a comic-happy ending in the SatyriconSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2024-07-17T14:22:05Z No. of bitstreams: 1 DIEGO SOARES DE SOUZA.pdf: 449708 bytes, checksum: 230c5848184cb22ff411945c8afe67b7 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-17T14:22:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIEGO SOARES DE SOUZA.pdf: 449708 bytes, checksum: 230c5848184cb22ff411945c8afe67b7 (MD5) Previous issue date: 2023-11-17porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetras Clássicas e VernáculasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPetrônio. Satyricon. Virgílio. Eneida. paródia.Petronius. Satyricon. Virgil. Aeneid. parody“ID CINEREM AUT MANES CREDIS SENTIRE SEPULTOS?”: O episódio da Matrona de Éfeso, do Satyricon, como paródia do amor entre Dido e Eneias.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVieira, Hermes Orígenes DuarteSOUZA, DIEGO SOARES DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTDIEGO SOARES DE SOUZA.pdf.txtDIEGO SOARES DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain83475https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30716/3/DIEGO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txt3fe85dcf3bb755e9b7acfcbdbdee5803MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30716/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALDIEGO SOARES DE SOUZA.pdfDIEGO SOARES DE SOUZA.pdfapplication/pdf449708https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30716/1/DIEGO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf230c5848184cb22ff411945c8afe67b7MD51123456789/307162024-07-18 03:08:20.961oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-07-18T06:08:20Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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