O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27894 |
Resumo: | A literatura produzida durante a Idade Média continua sendo objeto de investigação científica. Isso porque a rica complexidade de elementos simbólicos dessas narrativas revelam dados importantes sobre o imaginário, as tradições e o cotidiano social da época. Especialmente no século XII, com a ascensão da cavalaria e o surgimento dos romances corteses, houve o florescimento do gênero maravilhoso. A Matéria Bretã pertence a essa literatura e é formada por uma teia de lendas sobre seres, terras e aventuras fantasiosas de origem celta que seguem encantando os que se enveredam pelos caminhos da ficção medieval. Pode-se afirmar que tais produções, oriundas da tradição oral e do folclore popular europeu, ultrapassaram fronteiras e trouxeram contribuições para o campo maravilhoso que persistem até os dias atuais. A poeta Maria de França se dedicou a registar esses mitos e cantos difundidos nesse período. Nascida na França, sua identidade ainda é cercada por mistérios, no entanto é correto afirmar que se mudou para a Inglaterra e viveu na corte de Henrique II Plantageneta. Foi, na verdade, uma das primeiras vozes femininas na literatura medieval. Considerando que sua obra Lais apresenta poemas narrativos com caracteres do universo maravilhoso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a figura feminina da fada-amante no lai “Lanval”. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica com base nos textos teóricos de autores como Le Goff (2011 e 2017), Machado (2019), Coelho (2003), Amorim (2000), França (2001), Furtado (2013), Wildschütz (2009), Pradas (2004), Fouche (1998), Barros (1994), Silveira (2011), Carvalho (2009) e Morás (1998). A partir desse referencial crítico são discutidas as principais manifestações mágicas na obra e as influências míticas na construção da personagem Dama de Avalon. |
id |
UFPB-2_f50fdabc19df77877579db5deb596def |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27894 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-18T17:13:43Z2023-08-18T17:13:43Z2022-06-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27894A literatura produzida durante a Idade Média continua sendo objeto de investigação científica. Isso porque a rica complexidade de elementos simbólicos dessas narrativas revelam dados importantes sobre o imaginário, as tradições e o cotidiano social da época. Especialmente no século XII, com a ascensão da cavalaria e o surgimento dos romances corteses, houve o florescimento do gênero maravilhoso. A Matéria Bretã pertence a essa literatura e é formada por uma teia de lendas sobre seres, terras e aventuras fantasiosas de origem celta que seguem encantando os que se enveredam pelos caminhos da ficção medieval. Pode-se afirmar que tais produções, oriundas da tradição oral e do folclore popular europeu, ultrapassaram fronteiras e trouxeram contribuições para o campo maravilhoso que persistem até os dias atuais. A poeta Maria de França se dedicou a registar esses mitos e cantos difundidos nesse período. Nascida na França, sua identidade ainda é cercada por mistérios, no entanto é correto afirmar que se mudou para a Inglaterra e viveu na corte de Henrique II Plantageneta. Foi, na verdade, uma das primeiras vozes femininas na literatura medieval. Considerando que sua obra Lais apresenta poemas narrativos com caracteres do universo maravilhoso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a figura feminina da fada-amante no lai “Lanval”. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica com base nos textos teóricos de autores como Le Goff (2011 e 2017), Machado (2019), Coelho (2003), Amorim (2000), França (2001), Furtado (2013), Wildschütz (2009), Pradas (2004), Fouche (1998), Barros (1994), Silveira (2011), Carvalho (2009) e Morás (1998). A partir desse referencial crítico são discutidas as principais manifestações mágicas na obra e as influências míticas na construção da personagem Dama de Avalon.No abstractSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-18T17:13:32Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf: 794143 bytes, checksum: acece415a99d2f6b049b62ce3c743132 (MD5) LíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf: 200905 bytes, checksum: 7963197457cb12eaec73c1ba8d0e34f8 (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-18T17:13:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf: 794143 bytes, checksum: acece415a99d2f6b049b62ce3c743132 (MD5) LíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf: 200905 bytes, checksum: 7963197457cb12eaec73c1ba8d0e34f8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-18T17:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf: 794143 bytes, checksum: acece415a99d2f6b049b62ce3c743132 (MD5) LíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf: 200905 bytes, checksum: 7963197457cb12eaec73c1ba8d0e34f8 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilTrabalho de conclusão de cursoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMaria de françaMaravilhoso medievalMitologia celtaFadasO maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avaloninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOliveira, Lívia Henrique dereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTLíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf.txtLíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain112140https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/5/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf.txtb02a5c5482e89d98d377ba2c2b43b00dMD55LíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf.txtLíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf.txtExtracted texttext/plain2077https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/6/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf.txt8b8a6d75308f4ad13ba3324280496d73MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALLíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdfLíviaHenriquedeOliveira__TCC.pdfTCCapplication/pdf794143https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/1/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TCC.pdfacece415a99d2f6b049b62ce3c743132MD51LíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdfLíviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdfTERMOapplication/pdf200905https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/2/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf7963197457cb12eaec73c1ba8d0e34f8MD52123456789/278942023-08-19 03:04:15.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
title |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
spellingShingle |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon Oliveira, Lívia Henrique de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Maria de frança Maravilhoso medieval Mitologia celta Fadas |
title_short |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
title_full |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
title_fullStr |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
title_full_unstemmed |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
title_sort |
O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon |
author |
Oliveira, Lívia Henrique de |
author_facet |
Oliveira, Lívia Henrique de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lívia Henrique de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Maria de frança Maravilhoso medieval Mitologia celta Fadas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maria de frança Maravilhoso medieval Mitologia celta Fadas |
description |
A literatura produzida durante a Idade Média continua sendo objeto de investigação científica. Isso porque a rica complexidade de elementos simbólicos dessas narrativas revelam dados importantes sobre o imaginário, as tradições e o cotidiano social da época. Especialmente no século XII, com a ascensão da cavalaria e o surgimento dos romances corteses, houve o florescimento do gênero maravilhoso. A Matéria Bretã pertence a essa literatura e é formada por uma teia de lendas sobre seres, terras e aventuras fantasiosas de origem celta que seguem encantando os que se enveredam pelos caminhos da ficção medieval. Pode-se afirmar que tais produções, oriundas da tradição oral e do folclore popular europeu, ultrapassaram fronteiras e trouxeram contribuições para o campo maravilhoso que persistem até os dias atuais. A poeta Maria de França se dedicou a registar esses mitos e cantos difundidos nesse período. Nascida na França, sua identidade ainda é cercada por mistérios, no entanto é correto afirmar que se mudou para a Inglaterra e viveu na corte de Henrique II Plantageneta. Foi, na verdade, uma das primeiras vozes femininas na literatura medieval. Considerando que sua obra Lais apresenta poemas narrativos com caracteres do universo maravilhoso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a figura feminina da fada-amante no lai “Lanval”. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica com base nos textos teóricos de autores como Le Goff (2011 e 2017), Machado (2019), Coelho (2003), Amorim (2000), França (2001), Furtado (2013), Wildschütz (2009), Pradas (2004), Fouche (1998), Barros (1994), Silveira (2011), Carvalho (2009) e Morás (1998). A partir desse referencial crítico são discutidas as principais manifestações mágicas na obra e as influências míticas na construção da personagem Dama de Avalon. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-18T17:13:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-18T17:13:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27894 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho de conclusão de curso |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/5/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/6/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/4/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/3/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/1/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TCC.pdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27894/2/L%c3%adviaHenriquedeOliveira__TERMO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b02a5c5482e89d98d377ba2c2b43b00d 8b8a6d75308f4ad13ba3324280496d73 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c acece415a99d2f6b049b62ce3c743132 7963197457cb12eaec73c1ba8d0e34f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562302428479488 |