Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubota, Flávio Issao
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferenhof, Helio Aisenberg, Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes, Forcellini, Fernando Antônio, Cauchick Miguel, Paulo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442
Resumo: Os setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades.
id UFPB-8_52823cdfb91b874d4c3f6a1725fba776
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/15442
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométricaOs setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades.Universidade Federal da Paraíba2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1544210.21714/2238-104X2013v3i2-15442Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 44-69Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 44-692238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442/9966Kubota, Flávio IssaoFerenhof, Helio AisenbergFerreira, Marcelo Gitirana GomesForcellini, Fernando AntônioCauchick Miguel, Paulo A.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:13Zoai:periodicos.ufpb.br:article/15442Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:13Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
title Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
spellingShingle Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
Kubota, Flávio Issao
title_short Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
title_full Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
title_fullStr Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
title_sort Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
author Kubota, Flávio Issao
author_facet Kubota, Flávio Issao
Ferenhof, Helio Aisenberg
Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes
Forcellini, Fernando Antônio
Cauchick Miguel, Paulo A.
author_role author
author2 Ferenhof, Helio Aisenberg
Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes
Forcellini, Fernando Antônio
Cauchick Miguel, Paulo A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubota, Flávio Issao
Ferenhof, Helio Aisenberg
Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes
Forcellini, Fernando Antônio
Cauchick Miguel, Paulo A.
description Os setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442
10.21714/2238-104X2013v3i2-15442
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2013v3i2-15442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442/9966
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 44-69
Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 44-69
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000892207104