Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442 |
Resumo: | Os setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades. |
id |
UFPB-8_52823cdfb91b874d4c3f6a1725fba776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/15442 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométricaOs setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades.Universidade Federal da Paraíba2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1544210.21714/2238-104X2013v3i2-15442Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 44-69Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 44-692238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442/9966Kubota, Flávio IssaoFerenhof, Helio AisenbergFerreira, Marcelo Gitirana GomesForcellini, Fernando AntônioCauchick Miguel, Paulo A.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:13Zoai:periodicos.ufpb.br:article/15442Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:13Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
title |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica Kubota, Flávio Issao |
title_short |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
title_full |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
title_sort |
Desenvolvimento de Plataforma de Produto e Modularidade: uma análise bibliométrica |
author |
Kubota, Flávio Issao |
author_facet |
Kubota, Flávio Issao Ferenhof, Helio Aisenberg Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes Forcellini, Fernando Antônio Cauchick Miguel, Paulo A. |
author_role |
author |
author2 |
Ferenhof, Helio Aisenberg Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes Forcellini, Fernando Antônio Cauchick Miguel, Paulo A. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kubota, Flávio Issao Ferenhof, Helio Aisenberg Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes Forcellini, Fernando Antônio Cauchick Miguel, Paulo A. |
description |
Os setores onde a concorrência e a competitividade são mais intensas, devido ao crescimento das exigências e desejos por parte de consumidores e clientes, têm buscado diferenciação de produtos e serviços no mercado. Dentro desse contexto, a modularidade e o desenvolvimento de plataformas de produto são abordagens que trazem potenciais contribuições no atendimento aos requisitos de clientes. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a literatura vigente sobre desenvolvimento de plataformas de produtos e modularidade, visando encontrar potenciais oportunidades de estudos futuros dentro do assunto. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa teórico-conceitual, por meio de revisão bibliométrica e sistemática do portfólio bibliográfico encontrado. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento de plataformas de produtos tem forte relação com aspectos estratégicos e tecnológicos das organizações, além de possibilitar redução de custos com o desenvolvimento das famílias de produtos simultâneo ao aumento de variedade. Concluiu-se que estudos futuros podem se aprofundar mais em relação à contribuição efetiva da modularidade no desenvolvimento de plataforma de produtos e na abordagem de plataformas no setor de serviços, entre outras oportunidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442 10.21714/2238-104X2013v3i2-15442 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2013v3i2-15442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15442/9966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 44-69 Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 44-69 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000892207104 |