Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleixo., Ramon de Alcântara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4729
Resumo: The aim of this research is to problematize Prata (Campina Grande PB) State School History lady teachers trajectories and memories during the dictatorship (1964-1985). Therefore, their trajectories are scrutinized, highlighting the contrasts in the interaction: public life versus private life during such period. It was necessary, thus, to broaden the concept of historical source , supporting its operationalization in the dialogue with New Cultural History. The categories practices , appropriations and representations guided this study, emphasizing the uses of curricula prescribed by the institutional power in its interface with five teachers private lives. As methodological approach, it was chosen the Thematic Oral History Methodology , associated with educational opinions, classroom diaries and newspapers in the city and in the state, in order to constitute these memories/histories. The uses of the prescribed curricula problematized through the reading practices and discussion point out the various appropriations of the act of consumption itself, far beyond the passive and reproductive perspective. Concerning the interaction public life versus private life in teachers routine, the aim was to problematize the fluid boarders, which are intersected in the constitution of new identities.
id UFPB_35bf9b6ff5d69205414df3819bc1e9a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4729
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).Educação - ditadura militarHistória do ensino - BrasilGenderTeachers memoriesHistory TeachingCurriculaDictatorshipCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe aim of this research is to problematize Prata (Campina Grande PB) State School History lady teachers trajectories and memories during the dictatorship (1964-1985). Therefore, their trajectories are scrutinized, highlighting the contrasts in the interaction: public life versus private life during such period. It was necessary, thus, to broaden the concept of historical source , supporting its operationalization in the dialogue with New Cultural History. The categories practices , appropriations and representations guided this study, emphasizing the uses of curricula prescribed by the institutional power in its interface with five teachers private lives. As methodological approach, it was chosen the Thematic Oral History Methodology , associated with educational opinions, classroom diaries and newspapers in the city and in the state, in order to constitute these memories/histories. The uses of the prescribed curricula problematized through the reading practices and discussion point out the various appropriations of the act of consumption itself, far beyond the passive and reproductive perspective. Concerning the interaction public life versus private life in teachers routine, the aim was to problematize the fluid boarders, which are intersected in the constitution of new identities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA presente pesquisa busca problematizar as trajetórias e memórias das professoras de História do Colégio Estadual da Prata (Campina Grande PB) ao longo da ditadura militar (1964-1985). Para tanto, perscrutamos suas trajetórias, evidenciando os contrastes na interação vida pública x vida privada ao longo do período. Fez-se necessário, assim, alargarmos a concepção de fonte histórica , embasando sua operacionalização no diálogo com a Nova História Cultural. As categorias práticas , apropriações e representações balizam nossos estudos, ressaltando os usos dos currículos prescritos pelo poder institucional em sua interface com a vida privada das cinco docentes em questão. Como aporte metodológico, utilizamos a metodologia da História Oral Temática , entrecruzada com pareceres educacionais, diários de classe e jornais de circulação na cidade e no estado na tessitura dessas memórias/histórias. Os usos dos currículos prescritos, problematizados através das práticas de leitura e discussão apontam para as diversas apropriações do próprio ato de consumo, muito além da perspectiva passiva e reprodutora. No que versa a interação vida pública x vida privada nos cotidianos docentes, procurou-se problematizar as fronteiras, fluidas, que se interceptam na configuração de novas identidades.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBOliveira, Iranilson Buriti dehttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786Aleixo., Ramon de Alcântara2015-05-07T15:08:54Z2018-07-20T23:54:30Z2014-03-102018-07-20T23:54:30Z2013-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALEIXO., Ramon de Alcântara. Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:19:36Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:19:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
title Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
spellingShingle Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
Aleixo., Ramon de Alcântara
Educação - ditadura militar
História do ensino - Brasil
Gender
Teachers memories
History Teaching
Curricula
Dictatorship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
title_full Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
title_fullStr Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
title_full_unstemmed Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
title_sort Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).
author Aleixo., Ramon de Alcântara
author_facet Aleixo., Ramon de Alcântara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleixo., Ramon de Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ditadura militar
História do ensino - Brasil
Gender
Teachers memories
History Teaching
Curricula
Dictatorship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação - ditadura militar
História do ensino - Brasil
Gender
Teachers memories
History Teaching
Curricula
Dictatorship
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this research is to problematize Prata (Campina Grande PB) State School History lady teachers trajectories and memories during the dictatorship (1964-1985). Therefore, their trajectories are scrutinized, highlighting the contrasts in the interaction: public life versus private life during such period. It was necessary, thus, to broaden the concept of historical source , supporting its operationalization in the dialogue with New Cultural History. The categories practices , appropriations and representations guided this study, emphasizing the uses of curricula prescribed by the institutional power in its interface with five teachers private lives. As methodological approach, it was chosen the Thematic Oral History Methodology , associated with educational opinions, classroom diaries and newspapers in the city and in the state, in order to constitute these memories/histories. The uses of the prescribed curricula problematized through the reading practices and discussion point out the various appropriations of the act of consumption itself, far beyond the passive and reproductive perspective. Concerning the interaction public life versus private life in teachers routine, the aim was to problematize the fluid boarders, which are intersected in the constitution of new identities.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19
2014-03-10
2015-05-07T15:08:54Z
2018-07-20T23:54:30Z
2018-07-20T23:54:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALEIXO., Ramon de Alcântara. Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4729
identifier_str_mv ALEIXO., Ramon de Alcântara. Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842891090296832