Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Pedro Henrique Carneiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356
Resumo: In this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure, called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception.
id UFPB_498f8b7a5cd0a7a5d3f767417e6eee55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/11356
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loopComposiçãoProcedimento ComposicionalCampo de EscutaCompositionCompositional ProcedureListening FieldCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAIn this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure, called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception.NenhumaNeste trabalho foi desenvolvido um procedimento composicional que se utiliza de camadas sonoras independentes, em loops, e cuja interação torna-se determinante do desenho formal. Tal procedimento, que chamo Campo de Escuta, foi inspirado, metaforicamente, em órbitas planetárias. Quatro composições foram escritas para demonstrar o procedimento: Disco de Acreção, Delta Orionis, e Nemesis, para octeto de cordas; e Sistema Solar para orquestra de cordas. Alguns temas tangenciais são abordados no trabalho, dentre eles periodicidade, relação entre “escuta” e “não-escuta”, silêncio e a influência da bagagem cultural na percepção do ouvinte.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBMoura, Eli-Eri Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/5810448733148820Tavares, Pedro Henrique Carneiro2018-08-22T19:42:34Z2018-08-222018-08-22T19:42:34Z2016-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:59:36Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/11356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:59:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
title Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
spellingShingle Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
Tavares, Pedro Henrique Carneiro
Composição
Procedimento Composicional
Campo de Escuta
Composition
Compositional Procedure
Listening Field
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
title_full Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
title_fullStr Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
title_full_unstemmed Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
title_sort Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
author Tavares, Pedro Henrique Carneiro
author_facet Tavares, Pedro Henrique Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Eli-Eri Luiz de
http://lattes.cnpq.br/5810448733148820
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Pedro Henrique Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Composição
Procedimento Composicional
Campo de Escuta
Composition
Compositional Procedure
Listening Field
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic Composição
Procedimento Composicional
Campo de Escuta
Composition
Compositional Procedure
Listening Field
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description In this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure, called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
2018-08-22T19:42:34Z
2018-08-22
2018-08-22T19:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842930770509824