Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356 |
Resumo: | In this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure, called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception. |
id |
UFPB_498f8b7a5cd0a7a5d3f767417e6eee55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/11356 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loopComposiçãoProcedimento ComposicionalCampo de EscutaCompositionCompositional ProcedureListening FieldCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAIn this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure, called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception.NenhumaNeste trabalho foi desenvolvido um procedimento composicional que se utiliza de camadas sonoras independentes, em loops, e cuja interação torna-se determinante do desenho formal. Tal procedimento, que chamo Campo de Escuta, foi inspirado, metaforicamente, em órbitas planetárias. Quatro composições foram escritas para demonstrar o procedimento: Disco de Acreção, Delta Orionis, e Nemesis, para octeto de cordas; e Sistema Solar para orquestra de cordas. Alguns temas tangenciais são abordados no trabalho, dentre eles periodicidade, relação entre “escuta” e “não-escuta”, silêncio e a influência da bagagem cultural na percepção do ouvinte.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBMoura, Eli-Eri Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/5810448733148820Tavares, Pedro Henrique Carneiro2018-08-22T19:42:34Z2018-08-222018-08-22T19:42:34Z2016-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:59:36Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/11356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:59:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
title |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
spellingShingle |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop Tavares, Pedro Henrique Carneiro Composição Procedimento Composicional Campo de Escuta Composition Compositional Procedure Listening Field CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
title_short |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
title_full |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
title_fullStr |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
title_full_unstemmed |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
title_sort |
Campo de Escuta: Procedimento composicional com camadas sonoras em loop |
author |
Tavares, Pedro Henrique Carneiro |
author_facet |
Tavares, Pedro Henrique Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Eli-Eri Luiz de http://lattes.cnpq.br/5810448733148820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Pedro Henrique Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição Procedimento Composicional Campo de Escuta Composition Compositional Procedure Listening Field CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
Composição Procedimento Composicional Campo de Escuta Composition Compositional Procedure Listening Field CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
In this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure, called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-18 2018-08-22T19:42:34Z 2018-08-22 2018-08-22T19:42:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842930770509824 |