Modelo de tomada de decisões em disciplinas vinculadas às ciências da enfermagem: revisando as bases conceituais para formação de novos perfis profissionais.

This research has as an object of study the syllabus of courses related to Nursing Sciences which are part of the curriculum of undergraduate courses and aims to understand how the process of decision making has been aired in these subjects with a focus on the training of nurses. The research is jus...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Pereira, Francilene Jane Rodrigues lattes
Advisor: Silva, Cesar Cavalcanti da lattes
Co-advisor: Lima Neto, Eufrásio de Andrade lattes
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Federal da Paraí­ba
Program: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
Department: Ciências Exatas e da Saúde
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6535
Citation:PEREIRA, Francilene Jane Rodrigues. Modelo de tomada de decisões em disciplinas vinculadas às ciências da enfermagem: revisando as bases conceituais para formação de novos perfis profissionais. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Modelos de Decisão em Saúde) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Portuguese abstract:A presente investigação científica tem por objeto de estudo os conteúdos programáticos das disciplinas vinculadas às Ciências da Enfermagem, inseridas nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e objetiva compreender como o processo de tomada de decisão tem sido veiculado nessas disciplinas, com foco no processo formativo de enfermeiros. A pesquisa justifica-se em face da falta de informações sobre a existência de conteúdos relativos à tomada de decisão em disciplinas que compõem as Ciências de Enfermagem, tendo em vista a exigência constante de ações imediatas por esse profissional, que representa uma parcela significativa da força de trabalho em saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e inferencial, de abordagens quantitativa e qualitativa. As Instituições de Ensino Superior da cidade de João Pessoa foram utilizadas como cenário da pesquisa. Os dados foram obtidos por meio de formulários e questionários semiestruturados, analisados quantitativamente através de testes de hipóteses para proporção com apoio do software R, que forneceram evidências estatísticas e alicerçaram as tomadas de decisões e, qualitativamente, por meio da técnica de análise de discurso. Os dados trouxeram contribuições que fizeram emergir o seguinte resultado: a maioria dos docentes refere-se à não formação específica para exercer suas atividades nas instituições e à não interferência da coordenação nos planos de curso da disciplina. Evidências estatísticas também ressaltaram a associação significativa entre Tipo de instituição e a Interferência da coordenação nos planos de curso da disciplina e, muito próximo do limite de dependência, a possível associação entre o Tempo de Ensino na instituição e a Interferência da coordenação nos planos de curso das disciplinas. O estudo culminou com uma proposta de modelo de tomada de decisão direcionado às disciplinas vinculadas às Ciências da Enfermagem, composto por três etapas. Conclui-se que o ensino de um modelo de tomada de decisão, ainda na graduação, resultará na formação de profissionais melhor preparados para o mercado de trabalho promovendo eficiência e eficácia de suas ações nos processos de trabalho em saúde.
English abstract:This research has as an object of study the syllabus of courses related to Nursing Sciences which are part of the curriculum of undergraduate courses and aims to understand how the process of decision making has been aired in these subjects with a focus on the training of nurses. The research is justified by the fact that there is a lack of information about the existence of contents related to decision making in subjects which comprise the Nursing Sciences as there is a continuous demand for immediate action by this profession al that represents a significant portion of the work force in the health system. This is an exploratory, descriptive and inferential research with quantitative and qualitative approaches. Institutions of Higher Education in the city of João Pessoa were used as the research scenario. Data were collected through questionnaires and semi-structured questionnaires. They were analyzed quantitatively by tests of hypotheses to proportion with the support of the R software, which provided statistical evidence and underpinned the decision making, and qualitatively by using the technique of discourse analysis. The data brought contributions that led to the following result: most of the teachers mention the nonexistence of specific training to perform their activities in the institutions and the non-interference of the coordination on the planning of the subject taught. Statistical evidence also highlighted the significant association between the Type of institution and the Interference of the coordination on the planning of subjects. Also, very close to the threshold of dependence, the possible association between Teaching Experience in the institution and the Interference of the coordination on the planning of subjects was observed. The study culminated with a proposed model of decision-making, which was composed of three steps, directed to subjects related to Nursing Sciences. We concluded that the teaching of a model of decision making, taught at the undergraduate, will result in a better training of professionals who will be prepared for the labor market promoting efficiency and effectiveness of their actions in work processes in the health system.