A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656 |
Resumo: | This work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops. |
id |
UFPB_d88e80dfa966441b374bde920d59e692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/7656 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamentalLiteratura afro-brasileiraAfro-Brazilian literatureEnsino fundamentalSala de aulaLíngua portuguesaElementary schoolClassroomPortuguese languageLETRAS::LINGUA PORTUGUESAThis work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental e de forma mais específica uma proposta de intervenção voltada para o 9º ano de uma Escola de Ensino Fundamental localizada em uma cidade no sertão da Paraíba/PB. Os objetivos principais são discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentaram a lei 10.639/03, problematizar a inserção da literatura afro-brasileira nas salas de aulas do Ensino Fundamental e, especialmente, do 9º ano e sugerir atividades que possam intervir na prática dos professores de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem da literatura em sala de aula. O estudo está fundamentado na Constituição Federal de 1988, na LDB, na Lei 10.639/03, textos de COSTA e BEZERRA, (2013); COSSON, (2014); PCN’s/1997; PLURALIDADE CULTURAL, (1997); LEITE, (2011) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na realização de dois questionários e cinco oficinas literárias em sala de aula com os alunos. Essas oficinas foram realizadas conforme a ordem de descrição e numeração e os questionários foram aplicados um antes e o outro após as oficinas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasMestrado Profissional em Letras (Profletras)UFPBMelo, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/5205243411665484Melo, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/5205243411665484Gonçalo, Sandra Regina Pereira2015-11-30T12:34:20Z2018-07-20T22:29:45Z2018-07-20T22:29:45Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:13:45Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:13:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
title |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental Gonçalo, Sandra Regina Pereira Literatura afro-brasileira Afro-Brazilian literature Ensino fundamental Sala de aula Língua portuguesa Elementary school Classroom Portuguese language LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
author |
Gonçalo, Sandra Regina Pereira |
author_facet |
Gonçalo, Sandra Regina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Carlos Augusto de http://lattes.cnpq.br/5205243411665484 Melo, Carlos Augusto de http://lattes.cnpq.br/5205243411665484 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalo, Sandra Regina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura afro-brasileira Afro-Brazilian literature Ensino fundamental Sala de aula Língua portuguesa Elementary school Classroom Portuguese language LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Literatura afro-brasileira Afro-Brazilian literature Ensino fundamental Sala de aula Língua portuguesa Elementary school Classroom Portuguese language LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30T12:34:20Z 2015-08-27 2018-07-20T22:29:45Z 2018-07-20T22:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656 |
identifier_str_mv |
MELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Letras Mestrado Profissional em Letras (Profletras) UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Letras Mestrado Profissional em Letras (Profletras) UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842860929056768 |