A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalo, Sandra Regina Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656
Resumo: This work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops.
id UFPB_d88e80dfa966441b374bde920d59e692
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7656
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamentalLiteratura afro-brasileiraAfro-Brazilian literatureEnsino fundamentalSala de aulaLíngua portuguesaElementary schoolClassroomPortuguese languageLETRAS::LINGUA PORTUGUESAThis work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental e de forma mais específica uma proposta de intervenção voltada para o 9º ano de uma Escola de Ensino Fundamental localizada em uma cidade no sertão da Paraíba/PB. Os objetivos principais são discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentaram a lei 10.639/03, problematizar a inserção da literatura afro-brasileira nas salas de aulas do Ensino Fundamental e, especialmente, do 9º ano e sugerir atividades que possam intervir na prática dos professores de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem da literatura em sala de aula. O estudo está fundamentado na Constituição Federal de 1988, na LDB, na Lei 10.639/03, textos de COSTA e BEZERRA, (2013); COSSON, (2014); PCN’s/1997; PLURALIDADE CULTURAL, (1997); LEITE, (2011) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na realização de dois questionários e cinco oficinas literárias em sala de aula com os alunos. Essas oficinas foram realizadas conforme a ordem de descrição e numeração e os questionários foram aplicados um antes e o outro após as oficinas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasMestrado Profissional em Letras (Profletras)UFPBMelo, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/5205243411665484Melo, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/5205243411665484Gonçalo, Sandra Regina Pereira2015-11-30T12:34:20Z2018-07-20T22:29:45Z2018-07-20T22:29:45Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:13:45Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:13:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
title A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
Gonçalo, Sandra Regina Pereira
Literatura afro-brasileira
Afro-Brazilian literature
Ensino fundamental
Sala de aula
Língua portuguesa
Elementary school
Classroom
Portuguese language
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
title_full A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
title_sort A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
author Gonçalo, Sandra Regina Pereira
author_facet Gonçalo, Sandra Regina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Carlos Augusto de
http://lattes.cnpq.br/5205243411665484
Melo, Carlos Augusto de
http://lattes.cnpq.br/5205243411665484
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalo, Sandra Regina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura afro-brasileira
Afro-Brazilian literature
Ensino fundamental
Sala de aula
Língua portuguesa
Elementary school
Classroom
Portuguese language
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Literatura afro-brasileira
Afro-Brazilian literature
Ensino fundamental
Sala de aula
Língua portuguesa
Elementary school
Classroom
Portuguese language
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30T12:34:20Z
2015-08-27
2018-07-20T22:29:45Z
2018-07-20T22:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656
identifier_str_mv MELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842860929056768