A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raphael Swerts
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nagalhães, Cláudio Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/241119
Resumo: O presente trabalho possui o objetivo de analisar a política educacional ofertada nos cursos de direito no Brasil, uma vez que existe um alto índice de reprovação no processo avaliativo do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Neste sentido, buscou-se entender que tipo de educação é aplicada no ensino jurídico superior, bem como sua metodologia, além de fazer um recorte sobre as políticas que estão sendo discutidas sobre o tema. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para elucidar tais questionamentos. Como resultado, além de uma proposta de abordagem crítica sobre o estado da arte da educação do Direito e suas metas pedagógicas, foram feitas propostas de como pensar alternativas aos problemas levantados, como a discussão sobre o ‘paralegal’ e suas potencialidades como agente social.
id UFPE-1_7461c3b33621f642597341651f9eda02
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/241119
network_acronym_str UFPE-1
network_name_str Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
repository_id_str
spelling A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OABBacharel em direitoeducaçãoprocesso avaliativo da OABO presente trabalho possui o objetivo de analisar a política educacional ofertada nos cursos de direito no Brasil, uma vez que existe um alto índice de reprovação no processo avaliativo do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Neste sentido, buscou-se entender que tipo de educação é aplicada no ensino jurídico superior, bem como sua metodologia, além de fazer um recorte sobre as políticas que estão sendo discutidas sobre o tema. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para elucidar tais questionamentos. Como resultado, além de uma proposta de abordagem crítica sobre o estado da arte da educação do Direito e suas metas pedagógicas, foram feitas propostas de como pensar alternativas aos problemas levantados, como a discussão sobre o ‘paralegal’ e suas potencialidades como agente social.Universidade Federal de Pernambuco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/24111910.51359/2448-2307.2019.241119Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 91 No. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 91 Núm. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 91 No. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 91 n. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-972448-23071980-3087reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/241119/pdfCopyright (c) 2020 Raphael Swerts Silva, Cláudio Márcio Nagalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raphael SwertsNagalhães, Cláudio Márcio2020-09-30T14:34:08Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/241119Revistahttp://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/oai||revista.academica@ufpe.br2448-23071980-3087opendoar:2020-09-30T14:34:08Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
title A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
spellingShingle A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
Silva, Raphael Swerts
Bacharel em direito
educação
processo avaliativo da OAB
title_short A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
title_full A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
title_fullStr A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
title_full_unstemmed A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
title_sort A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSO DE DIREITO E PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO EXAME DA OAB
author Silva, Raphael Swerts
author_facet Silva, Raphael Swerts
Nagalhães, Cláudio Márcio
author_role author
author2 Nagalhães, Cláudio Márcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raphael Swerts
Nagalhães, Cláudio Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Bacharel em direito
educação
processo avaliativo da OAB
topic Bacharel em direito
educação
processo avaliativo da OAB
description O presente trabalho possui o objetivo de analisar a política educacional ofertada nos cursos de direito no Brasil, uma vez que existe um alto índice de reprovação no processo avaliativo do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Neste sentido, buscou-se entender que tipo de educação é aplicada no ensino jurídico superior, bem como sua metodologia, além de fazer um recorte sobre as políticas que estão sendo discutidas sobre o tema. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para elucidar tais questionamentos. Como resultado, além de uma proposta de abordagem crítica sobre o estado da arte da educação do Direito e suas metas pedagógicas, foram feitas propostas de como pensar alternativas aos problemas levantados, como a discussão sobre o ‘paralegal’ e suas potencialidades como agente social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/241119
10.51359/2448-2307.2019.241119
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/241119
identifier_str_mv 10.51359/2448-2307.2019.241119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/241119/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raphael Swerts Silva, Cláudio Márcio Nagalhães
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raphael Swerts Silva, Cláudio Márcio Nagalhães
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 91 No. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 91 Núm. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 91 No. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 91 n. 1 (2019): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 83-97
2448-2307
1980-3087
reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
collection Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.academica@ufpe.br
_version_ 1798321553892442112