O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioriti, Cesar Fabiano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sakamoto, Camila Akemi, Christófani, Maria Paula Hêngling, Tsutsumoto, Nayra Yumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/680
Resumo: Este estudo de caso foi realizado nos pilares em concreto aparente, diretamente expostos às agressividades do meio ambiente, de uma edificação pertencente à Universidade Estadual Paulista, de Presidente Prudente. O objetivo consistiu em verificar, dentro do universo de cada pilar afetado, qual manifestação patológica ocorreu com maior frequência, e tentar justificar a ocorrência de tais incidências através de características singulares de cada elemento. A metodologia empregada envolveu a realização de pré-inspeção, inspeção, diagnóstico e escolha da técnica de recuperação e aplicação. Os resultados mostram que as manifestações patológicas identificadas se assemelham quanto ao aspecto visual e descrição, diferenciando-se em seu grau de intensidade. Os problemas detectados que ocorrem com maior incidência são fissuras verticais, desplacamento do concreto, ausência de cobrimento (estribos e armadura principal) e corrosão da armadura (estribos e armadura principal). O diagnóstico apontou que as anomalias são provenientes de falhas no processo construtivo e ataque de agentes externos, aliado a falta de programa de manutenção preventiva. As origens das manifestações patológicas estão ligadas a fissuras devidas à corrosão das armaduras e corrosão das armaduras. Por fim, a técnica de reabilitação envolverá o tratamento das armaduras corroídas e a recomposição dos pilares com graute de base epóxi.
id UFPE-2_e87e9342b26d0d9e56996ec43520be77
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/680
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação PúblicaEste estudo de caso foi realizado nos pilares em concreto aparente, diretamente expostos às agressividades do meio ambiente, de uma edificação pertencente à Universidade Estadual Paulista, de Presidente Prudente. O objetivo consistiu em verificar, dentro do universo de cada pilar afetado, qual manifestação patológica ocorreu com maior frequência, e tentar justificar a ocorrência de tais incidências através de características singulares de cada elemento. A metodologia empregada envolveu a realização de pré-inspeção, inspeção, diagnóstico e escolha da técnica de recuperação e aplicação. Os resultados mostram que as manifestações patológicas identificadas se assemelham quanto ao aspecto visual e descrição, diferenciando-se em seu grau de intensidade. Os problemas detectados que ocorrem com maior incidência são fissuras verticais, desplacamento do concreto, ausência de cobrimento (estribos e armadura principal) e corrosão da armadura (estribos e armadura principal). O diagnóstico apontou que as anomalias são provenientes de falhas no processo construtivo e ataque de agentes externos, aliado a falta de programa de manutenção preventiva. As origens das manifestações patológicas estão ligadas a fissuras devidas à corrosão das armaduras e corrosão das armaduras. Por fim, a técnica de reabilitação envolverá o tratamento das armaduras corroídas e a recomposição dos pilares com graute de base epóxi.Escola Politécnica de Pernambuco2017-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/68010.25286/repa.v2i3.680Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 20172525-425110.25286/repa.v2i3reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/680/300Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessFioriti, Cesar FabianoSakamoto, Camila AkemiChristófani, Maria Paula HênglingTsutsumoto, Nayra Yumi2018-09-14T03:10:38Zoai:ojs.poli.br:article/680Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-09-14T03:10:38Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
title O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
spellingShingle O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
Fioriti, Cesar Fabiano
title_short O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
title_full O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
title_fullStr O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
title_full_unstemmed O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
title_sort O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública
author Fioriti, Cesar Fabiano
author_facet Fioriti, Cesar Fabiano
Sakamoto, Camila Akemi
Christófani, Maria Paula Hêngling
Tsutsumoto, Nayra Yumi
author_role author
author2 Sakamoto, Camila Akemi
Christófani, Maria Paula Hêngling
Tsutsumoto, Nayra Yumi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioriti, Cesar Fabiano
Sakamoto, Camila Akemi
Christófani, Maria Paula Hêngling
Tsutsumoto, Nayra Yumi
description Este estudo de caso foi realizado nos pilares em concreto aparente, diretamente expostos às agressividades do meio ambiente, de uma edificação pertencente à Universidade Estadual Paulista, de Presidente Prudente. O objetivo consistiu em verificar, dentro do universo de cada pilar afetado, qual manifestação patológica ocorreu com maior frequência, e tentar justificar a ocorrência de tais incidências através de características singulares de cada elemento. A metodologia empregada envolveu a realização de pré-inspeção, inspeção, diagnóstico e escolha da técnica de recuperação e aplicação. Os resultados mostram que as manifestações patológicas identificadas se assemelham quanto ao aspecto visual e descrição, diferenciando-se em seu grau de intensidade. Os problemas detectados que ocorrem com maior incidência são fissuras verticais, desplacamento do concreto, ausência de cobrimento (estribos e armadura principal) e corrosão da armadura (estribos e armadura principal). O diagnóstico apontou que as anomalias são provenientes de falhas no processo construtivo e ataque de agentes externos, aliado a falta de programa de manutenção preventiva. As origens das manifestações patológicas estão ligadas a fissuras devidas à corrosão das armaduras e corrosão das armaduras. Por fim, a técnica de reabilitação envolverá o tratamento das armaduras corroídas e a recomposição dos pilares com graute de base epóxi.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/680
10.25286/repa.v2i3.680
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/680
identifier_str_mv 10.25286/repa.v2i3.680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/680/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
2525-4251
10.25286/repa.v2i3
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999200116736